Primeiro EV - o que comprar?
Enviado: 20 fev 2017, 17:43
Olá.
Estou a ponderar comprar um EV como segundo carro para fazer o dia a dia entre trabalho e casa.
Entre os topicos que li neste (e outros) forum, e das breves conversas que tive com vendedores das nissan e renault, percebo que ha diferentes capacidades de baterias e que esta determina qts km se consegue fazer com uma carga completa.
Tambem entendi que "a" preocupaçao com os EVs é a durabilidade da bateria. Do que entendi, mais importante que o numero de kms feitos, o estilo de conduçao e o proprio clima têm o maior impaco na longevidade da dita bateria.
Por ultimo, constatei tb que em Portugal o mercado de EVs usados ainda é reduzido.
Isto resume o que aprendi sobre o assunto nos ultimos dias. (Obrigado por partilharem!)
Portanto, voltando à questao, o meu objectivo é vender o "segundo" carro que tenho atualmente, que é de dois lugares, e comprar um onde caiba a famiia toda.
O carro anda (e o seu substituto vai continuar a andar) poucos km por dia - cerca de 15km, 5 dias por semana.
Contas redondas, cerca de 4 000 km por ano. Se falar-mos em euros, sao aproximadamente 500€ por ano em combustivel.
A minha motivaçao e criterio para escolher uma opção é extritamente economica. Desde que tenha 4 portas e la caibam 4 pessoas, o tamanho e potencia do carro sao irrelevantes.
Portanto, ou gasto cerca de 5/6k e compro um corsa/peugot/citroen/kia e continuo a gastar dinheiro em combustivel todos os meses e a estoirar dinheiro em revisoes e mudança de filtros e sabe deus o que mais, ou compro um eletrico.
Dito assim parece uma escolha obvia, mas um EV usado, dos mais pequeninos e modestos, nao me custara nunca menos do que 10/12k (acho eu) e teria que ter ja uns qts anos nas rodas.
Visto que a bateria degrada com o tempo e utilizaçao, será que a bateria de um EV usado (de 2011 por exemplo) teria "pernas" para fazer mais uns valentes anos? Os suficientes para justificar investir substancialmente mais no imediato?
Cumps,
Alberto
Estou a ponderar comprar um EV como segundo carro para fazer o dia a dia entre trabalho e casa.
Entre os topicos que li neste (e outros) forum, e das breves conversas que tive com vendedores das nissan e renault, percebo que ha diferentes capacidades de baterias e que esta determina qts km se consegue fazer com uma carga completa.
Tambem entendi que "a" preocupaçao com os EVs é a durabilidade da bateria. Do que entendi, mais importante que o numero de kms feitos, o estilo de conduçao e o proprio clima têm o maior impaco na longevidade da dita bateria.
Por ultimo, constatei tb que em Portugal o mercado de EVs usados ainda é reduzido.
Isto resume o que aprendi sobre o assunto nos ultimos dias. (Obrigado por partilharem!)
Portanto, voltando à questao, o meu objectivo é vender o "segundo" carro que tenho atualmente, que é de dois lugares, e comprar um onde caiba a famiia toda.
O carro anda (e o seu substituto vai continuar a andar) poucos km por dia - cerca de 15km, 5 dias por semana.
Contas redondas, cerca de 4 000 km por ano. Se falar-mos em euros, sao aproximadamente 500€ por ano em combustivel.
A minha motivaçao e criterio para escolher uma opção é extritamente economica. Desde que tenha 4 portas e la caibam 4 pessoas, o tamanho e potencia do carro sao irrelevantes.
Portanto, ou gasto cerca de 5/6k e compro um corsa/peugot/citroen/kia e continuo a gastar dinheiro em combustivel todos os meses e a estoirar dinheiro em revisoes e mudança de filtros e sabe deus o que mais, ou compro um eletrico.
Dito assim parece uma escolha obvia, mas um EV usado, dos mais pequeninos e modestos, nao me custara nunca menos do que 10/12k (acho eu) e teria que ter ja uns qts anos nas rodas.
Visto que a bateria degrada com o tempo e utilizaçao, será que a bateria de um EV usado (de 2011 por exemplo) teria "pernas" para fazer mais uns valentes anos? Os suficientes para justificar investir substancialmente mais no imediato?
Cumps,
Alberto