
Produzir baterias para carros elétricos polui mais
Produzir baterias para carros elétricos polui mais
https://www.motor24.pt/ecologia/produzi ... -gasolina/
E esta heim? É agora que entram os carros a hidrogénio ou a gás?
E esta heim? É agora que entram os carros a hidrogénio ou a gás?
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
Claro que sim. Aliás devíamos deixar todos de usar telemóveis e portáteis porque as baterias são o demo 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
Essa notícia compara um carro com uma bateria de 100kwh com um carro ice que emite 120g CO2... não me parece correcto.
Uma visão mais abrangente do estudo... e que tira as conclusões certas:
http://www.ivl.se/english/startpage/top ... ction.html
onde se pode ler entre outras coisas : "This calculation assumes a 50-70 per cent fossil share in the electricity mix." não é o nosso caso
Uma visão mais abrangente do estudo... e que tira as conclusões certas:
http://www.ivl.se/english/startpage/top ... ction.html
onde se pode ler entre outras coisas : "This calculation assumes a 50-70 per cent fossil share in the electricity mix." não é o nosso caso
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
Parece-me um artigo bem mais ponderado.
Tenho dito várias vezes que, pelo menos nós e para a dimensão do nosso país, não precisamos de baterias grandes para nada. Assim haja rede de carga. Até do ponto de vista da poluição tenho razão
Tenho dito várias vezes que, pelo menos nós e para a dimensão do nosso país, não precisamos de baterias grandes para nada. Assim haja rede de carga. Até do ponto de vista da poluição tenho razão

This means that you shouldn’t buy an electric car with a larger battery than is necessary.
For example, electric cars with large batteries should not be favoured over those with smaller ones
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1031
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
Exato, e o combustível até entrar no depósito de um veículo é inócuo em produção de co2... 

AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
Produzir um ICE não polui... !!!
A produção de baterias nunca usará energias renováveis ...!!!
É só estudos feitos para dar os resultados pretendidos à partida.
A produção de baterias nunca usará energias renováveis ...!!!
É só estudos feitos para dar os resultados pretendidos à partida.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3493
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
O problema maior dos carros a combustão nem é o CO2, são todos os outros gases bem mais prejudiciais resultantes da combustão e as partículas finas, libertadas junto às pessoas nas ruas e que muitas vezes ficam concentrados nos vales formados entre os edifícios.
Nomeadamente:
Oxido/Dióxido de Azoto - Responsáveis pelo Smog
Benzeno - Cancerígeno
Dióxido de Enxofre - Gás tóxico e que na atmofera contribui para a formação de chuvas ácidas
Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HAPs) - Produtos da queima incompleta de combustível que são tóxicos, cancerígenos e se acumulam ao longo do tempo no organismo.
Nomeadamente:
Oxido/Dióxido de Azoto - Responsáveis pelo Smog
Benzeno - Cancerígeno
Dióxido de Enxofre - Gás tóxico e que na atmofera contribui para a formação de chuvas ácidas
Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HAPs) - Produtos da queima incompleta de combustível que são tóxicos, cancerígenos e se acumulam ao longo do tempo no organismo.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
É muito difícil concluir o que quer que seja a partir destes estudos porque, maioritariamente, estão "inclinados" à partida. Certamente que a produção dos componentes específicos aos VE tem impacto ambiental (tudo tem, até produzir bicicletas), mas julgo que nunca será possível criar uma relação entre essa e a dos fumarentos. Assim aparecem uns estudos mais inclinados para qualquer dos lados e acabamos por ficar mais ou menos na mesma.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
É por isso que os menos poluentes serão os carros a hidrogénio, uma vez que terão baterias mais pequenas e apenas emitem vapor de água para a atmosfera!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
Mas como o hidrogénio não existe isolado na natureza é preciso produzi-lo. A maneira mais económica de o fazer é através de gás natural e isso, claro, tem emissões. Se for por eletrólise é gasto sensivelmente o dobro da energia que aquela que é armazenada no H2 (tanto na produção do H2 como na sua compressão para volumes aceitáveis num carro), e se essa eletricidade vier da rede terá naturalmente o dobro das emissões que se a eletricidade for usada em baterias (isto sem contar que as células de combustível são menos eficientes que as baterias a guardar energia).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt