Página 1 de 2

Produzir baterias para carros elétricos polui mais

Enviado: 30 out 2017, 09:15
por OCasal
https://www.motor24.pt/ecologia/produzi ... -gasolina/

E esta heim? É agora que entram os carros a hidrogénio ou a gás?

Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais

Enviado: 30 out 2017, 09:32
por BrunoAlves
Claro que sim. Aliás devíamos deixar todos de usar telemóveis e portáteis porque as baterias são o demo :mrgreen:

Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais

Enviado: 30 out 2017, 09:38
por vgomes
Essa notícia compara um carro com uma bateria de 100kwh com um carro ice que emite 120g CO2... não me parece correcto.

Uma visão mais abrangente do estudo... e que tira as conclusões certas:

http://www.ivl.se/english/startpage/top ... ction.html
onde se pode ler entre outras coisas : "This calculation assumes a 50-70 per cent fossil share in the electricity mix." não é o nosso caso

Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais

Enviado: 30 out 2017, 10:38
por BrunoAlves
Parece-me um artigo bem mais ponderado.

Tenho dito várias vezes que, pelo menos nós e para a dimensão do nosso país, não precisamos de baterias grandes para nada. Assim haja rede de carga. Até do ponto de vista da poluição tenho razão :mrgreen:
This means that you shouldn’t buy an electric car with a larger battery than is necessary.
For example, electric cars with large batteries should not be favoured over those with smaller ones

Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais

Enviado: 30 out 2017, 11:41
por LuisG
Exato, e o combustível até entrar no depósito de um veículo é inócuo em produção de co2... :violin:

Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais

Enviado: 30 out 2017, 11:57
por jart
Produzir um ICE não polui... !!!

A produção de baterias nunca usará energias renováveis ...!!!

É só estudos feitos para dar os resultados pretendidos à partida.

Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais

Enviado: 30 out 2017, 12:08
por RJSC
O problema maior dos carros a combustão nem é o CO2, são todos os outros gases bem mais prejudiciais resultantes da combustão e as partículas finas, libertadas junto às pessoas nas ruas e que muitas vezes ficam concentrados nos vales formados entre os edifícios.
Nomeadamente:
Oxido/Dióxido de Azoto - Responsáveis pelo Smog
Benzeno - Cancerígeno
Dióxido de Enxofre - Gás tóxico e que na atmofera contribui para a formação de chuvas ácidas
Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HAPs) - Produtos da queima incompleta de combustível que são tóxicos, cancerígenos e se acumulam ao longo do tempo no organismo.

Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais

Enviado: 30 out 2017, 12:20
por BrunoAlves
É muito difícil concluir o que quer que seja a partir destes estudos porque, maioritariamente, estão "inclinados" à partida. Certamente que a produção dos componentes específicos aos VE tem impacto ambiental (tudo tem, até produzir bicicletas), mas julgo que nunca será possível criar uma relação entre essa e a dos fumarentos. Assim aparecem uns estudos mais inclinados para qualquer dos lados e acabamos por ficar mais ou menos na mesma.

Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais

Enviado: 30 out 2017, 13:55
por OCasal
É por isso que os menos poluentes serão os carros a hidrogénio, uma vez que terão baterias mais pequenas e apenas emitem vapor de água para a atmosfera!

Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais

Enviado: 30 out 2017, 14:56
por mjr
Mas como o hidrogénio não existe isolado na natureza é preciso produzi-lo. A maneira mais económica de o fazer é através de gás natural e isso, claro, tem emissões. Se for por eletrólise é gasto sensivelmente o dobro da energia que aquela que é armazenada no H2 (tanto na produção do H2 como na sua compressão para volumes aceitáveis num carro), e se essa eletricidade vier da rede terá naturalmente o dobro das emissões que se a eletricidade for usada em baterias (isto sem contar que as células de combustível são menos eficientes que as baterias a guardar energia).