Página 1 de 2
Produzir baterias para carros elétricos polui mais
Enviado: 30 out 2017, 09:15
por OCasal
https://www.motor24.pt/ecologia/produzi ... -gasolina/
E esta heim? É agora que entram os carros a hidrogénio ou a gás?
Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
Enviado: 30 out 2017, 09:32
por BrunoAlves
Claro que sim. Aliás devíamos deixar todos de usar telemóveis e portáteis porque as baterias são o demo

Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
Enviado: 30 out 2017, 09:38
por vgomes
Essa notícia compara um carro com uma bateria de 100kwh com um carro ice que emite 120g CO2... não me parece correcto.
Uma visão mais abrangente do estudo... e que tira as conclusões certas:
http://www.ivl.se/english/startpage/top ... ction.html
onde se pode ler entre outras coisas : "This calculation assumes a 50-70 per cent fossil share in the electricity mix." não é o nosso caso
Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
Enviado: 30 out 2017, 10:38
por BrunoAlves
Parece-me um artigo bem mais ponderado.
Tenho dito várias vezes que, pelo menos nós e para a dimensão do nosso país, não precisamos de baterias grandes para nada. Assim haja rede de carga. Até do ponto de vista da poluição tenho razão
This means that you shouldn’t buy an electric car with a larger battery than is necessary.
For example, electric cars with large batteries should not be favoured over those with smaller ones
Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
Enviado: 30 out 2017, 11:41
por LuisG
Exato, e o combustível até entrar no depósito de um veículo é inócuo em produção de co2...

Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
Enviado: 30 out 2017, 11:57
por jart
Produzir um ICE não polui... !!!
A produção de baterias nunca usará energias renováveis ...!!!
É só estudos feitos para dar os resultados pretendidos à partida.
Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
Enviado: 30 out 2017, 12:08
por RJSC
O problema maior dos carros a combustão nem é o CO2, são todos os outros gases bem mais prejudiciais resultantes da combustão e as partículas finas, libertadas junto às pessoas nas ruas e que muitas vezes ficam concentrados nos vales formados entre os edifícios.
Nomeadamente:
Oxido/Dióxido de Azoto - Responsáveis pelo Smog
Benzeno - Cancerígeno
Dióxido de Enxofre - Gás tóxico e que na atmofera contribui para a formação de chuvas ácidas
Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HAPs) - Produtos da queima incompleta de combustível que são tóxicos, cancerígenos e se acumulam ao longo do tempo no organismo.
Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
Enviado: 30 out 2017, 12:20
por BrunoAlves
É muito difícil concluir o que quer que seja a partir destes estudos porque, maioritariamente, estão "inclinados" à partida. Certamente que a produção dos componentes específicos aos VE tem impacto ambiental (tudo tem, até produzir bicicletas), mas julgo que nunca será possível criar uma relação entre essa e a dos fumarentos. Assim aparecem uns estudos mais inclinados para qualquer dos lados e acabamos por ficar mais ou menos na mesma.
Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
Enviado: 30 out 2017, 13:55
por OCasal
É por isso que os menos poluentes serão os carros a hidrogénio, uma vez que terão baterias mais pequenas e apenas emitem vapor de água para a atmosfera!
Re: Produzir baterias para carros elétricos polui mais
Enviado: 30 out 2017, 14:56
por mjr
Mas como o hidrogénio não existe isolado na natureza é preciso produzi-lo. A maneira mais económica de o fazer é através de gás natural e isso, claro, tem emissões. Se for por eletrólise é gasto sensivelmente o dobro da energia que aquela que é armazenada no H2 (tanto na produção do H2 como na sua compressão para volumes aceitáveis num carro), e se essa eletricidade vier da rede terá naturalmente o dobro das emissões que se a eletricidade for usada em baterias (isto sem contar que as células de combustível são menos eficientes que as baterias a guardar energia).