Olá a todos!
Ainda não comprei o meu Leaf, mas ando a pensar nos passos a dar assim que o tenha...
A garagem onde vai estar estacionado é comum do condomínio, com lugares individuais mas abertos (sem box).
Tenho uma dúvida que talvez alguém me consiga ajudar a esclarecer, que tipo de interação deve existir com a administração do condomínio?
É preciso pedido de autorização? Basta comunicar? Ou nem é preciso, basta instalar?
Alguém sabe que legislação é que regula este assunto?
Obrigado pelas dicas
Pedro.

Instalar tomada em garagem de condomínio
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Re: Instalar tomada em garagem de condomínio
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Registado: 25 mai 2017, 11:07
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Dá uma vista de olhos neste tópico, fala-se lá de muita coisa mas entre elas está essa questão:
viewtopic.php?f=9&t=6928
viewtopic.php?f=9&t=6928
-
- Registado: 31 out 2017, 16:38
- Data de fabrico: 01 out 2016
- Capacidade bateria: 12 barras
Obrigado!
Face ao que li nesses links e pegando na minuta da uve, parece-me de fazer as seguintes alterações para o meu caso concreto e outros similares:
Na minuta diz:
"ligação do mesmo no quadro do piso Clique aqui para introduzir texto. do estacionamento/de serviços comuns do edifício."
A ligação é para ser feita ao quadro da minha casa, nomeadamente através da ligação da arrecadação, no mesmo piso do estacionamento. Ou seja não é para ligar a nenhum quadro comum do condomínio. Vou alterar para "ligação do mesmo no quadro da minha fração."
"Para efeitos de contabilização do respetivo consumo proponho a instalação de um dispositivo de contagem de energia elétrica para permitir aferir o valor despendido mensalmente com o carregamento."
Visto que pretendo ligar ao meu quadro, não faz sentido um dispositivo de contagem da energia utilizada (só se for em minha casa
). Vou retirar esta parte.
Obrigado pelas ajudas!
Pedro.
Face ao que li nesses links e pegando na minuta da uve, parece-me de fazer as seguintes alterações para o meu caso concreto e outros similares:
Na minuta diz:
"ligação do mesmo no quadro do piso Clique aqui para introduzir texto. do estacionamento/de serviços comuns do edifício."
A ligação é para ser feita ao quadro da minha casa, nomeadamente através da ligação da arrecadação, no mesmo piso do estacionamento. Ou seja não é para ligar a nenhum quadro comum do condomínio. Vou alterar para "ligação do mesmo no quadro da minha fração."
"Para efeitos de contabilização do respetivo consumo proponho a instalação de um dispositivo de contagem de energia elétrica para permitir aferir o valor despendido mensalmente com o carregamento."
Visto que pretendo ligar ao meu quadro, não faz sentido um dispositivo de contagem da energia utilizada (só se for em minha casa

Obrigado pelas ajudas!
Pedro.
DB do UFA - viewtopic.php?f=56&t=7372
-
- Registado: 25 mai 2017, 11:07
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Nesse caso estás à vontade, se é para ligar ao teu quadro não tem por onde pegar. Comunica, com as alterações que indicas, e manda instalar, tão simples quanto isso...
-
- Registado: 31 out 2017, 16:38
- Data de fabrico: 01 out 2016
- Capacidade bateria: 12 barras
Deixo aqui a versão "final" da carta à administração de condomínio, para quem possa precisar de inspiração...
"
Venho pela presente, na qualidade de condómino do andar (preencher andar) do edifício sito na (preencher a rua) em (preencher cidade), informar a administração do condomínio da minha intenção em instalar uma tomada para carregamento de veículo elétrico no lugar de parqueamento (preencher o número) associado à minha fração.
A instalação será realizada por entidade habilitada para o efeito, de acordo com as regras técnicas e legislação em vigor, garantindo a efetiva segurança e proteção de pessoas e bens quer durante a instalação quer em funcionamento.
Solicito por isso à administração do condomínio a autorização para a instalação da referida tomada de carregamento, que será ligada ao quadro da minha fração.
"
Obrigado mais uma vez pelas ajudas, quando se tem dúvidas, mesmo básicas às vezes, ajuda muito quem já passou pelas coisas
"
Venho pela presente, na qualidade de condómino do andar (preencher andar) do edifício sito na (preencher a rua) em (preencher cidade), informar a administração do condomínio da minha intenção em instalar uma tomada para carregamento de veículo elétrico no lugar de parqueamento (preencher o número) associado à minha fração.
A instalação será realizada por entidade habilitada para o efeito, de acordo com as regras técnicas e legislação em vigor, garantindo a efetiva segurança e proteção de pessoas e bens quer durante a instalação quer em funcionamento.
Solicito por isso à administração do condomínio a autorização para a instalação da referida tomada de carregamento, que será ligada ao quadro da minha fração.
"
Obrigado mais uma vez pelas ajudas, quando se tem dúvidas, mesmo básicas às vezes, ajuda muito quem já passou pelas coisas

DB do UFA - viewtopic.php?f=56&t=7372
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Penso ser importante mencionar o decreto lei, para tornar a coisa mais oficial.De acordo com o disposto no artigo 29º do decreto-lei 90/2014 solicito à administração do condomínio a devida autorização para a instalação referido posto de carregamento, bem como para a ligação do mesmo no quadro do piso Clique aqui para introduzir texto. do estacionamento/de serviços comuns do edifício.
Talvez com esta redação:
"De acordo com o disposto no artigo 29º do decreto-lei 90/2014 solicito à administração do condomínio a devida autorização para a instalação referido posto de carregamento, bem como para a ligação do mesmo ao quadro elétrico da minha fração."
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt