Vem aí o hidrogénio!

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por BrunoAlves » 01 mar 2020, 01:19

Solar de noite onde? :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3043
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Filipe » 01 mar 2020, 02:24

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

civic
Mensagens: 1581
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por civic » 01 mar 2020, 11:20

Quem falou de solar de noite? Não viste o grafico do mix de produção para o consumo? 1 GW de potência instalada não chega para cobrir a produção fossil se for injectada directamente na rede, que por acaso o consumo maximo diário coincide com a produção maxima solar, para quê fazer tanta transformação para hidrogénio se é para ficar com um terço da energia inicial? :? :?
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por FullElectric » 01 mar 2020, 12:27

civic Escreveu:
01 mar 2020, 11:20

…. para quê fazer tanta transformação para hidrogénio se é para ficar com um terço da energia inicial? :? :?
Lobbies… com o hidrogénio podem manter um negócio equivalente ao usado na distribuição dos combustíveis fósseis.
O facto de OBRIGAREM o cliente a ter que ir à bomba se quiser abastecer é uma razão muito tentadora para defenderem o hidrogénio como se fosse a melhor maravilha do mundo.

civic
Mensagens: 1581
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por civic » 01 mar 2020, 12:36

Certo, mas este projecto visa a exportação do hidrogénio, pelo que me parece, sinceramente acho que estamos a apostar no cavalo errado, mal temos excedentes para ligar a bombagem, temos problemas com as linhas de água principalmente no sul do pais, podia-se juntar as duas coisas e melhorar nestes aspectos em vez de se andar a falar em hidrogénio, que por enquanto não nos resolve qualquer problema, na minha opinião.
Um pouco como era com o TGV, temos uma ferrovia miserável e andava-se a pagar estudos para linhas de altas velocidade, acho que vai acontecer o mesmo com estes sonhos megalómanos.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por OCasal » 04 jan 2021, 12:17

[youtube]https://youtu.be/W_ZbO_OA7l0[/youtube]

Aí está a razão automóvel a desmistificar. Se calhar estes é que vão matar o carro a bateria! Densidade energética muito maior com o hidrogénio! Com apenas 5kg, energia para 600km, em apenas 3 minutos de abastecimento!

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por Nonnus » 04 jan 2021, 15:42

O único problema para já é arranjar sitio para abastecer. Ao contrario do carro elétrico sem carregadores conseguias carregar em casa, ou no trabalho, desde que tenhas uma tomada, não é o ideal, mas é certo que consegues carregar.

Neste caso vai ter que haver uma grande força de vontade ($) para se começar a instalar postos de hidrogénio. Neste momento alguém comprar esse carro em Portugal é o mesmo que depois não conseguir andar com ele. Tu que foste um dos pioneiros nos VE´s e mesmo sem carregadores conseguiste dar uso ao teu VE. Nem todos vivemos em Vila Nova de Gaia ou Lisboa. Quanto tempo vai levar até haver uma rede suficiente para se abastecer. Se for como na ME nem daqui a 10 anos, pronto tem de se começar por algum lado. E Portugal não é exemplo para ninguém na adoção de novas tecnologias. E é bom que não inventem uma Mobi.H senão é que nem daqui a 10 anos :twisted:

Como alguém disse: "façam o lago que os patos aparecem".
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

sparrow
Proprietário Leaf
Mensagens: 767
Registado: 24 mai 2016, 23:50
Data de fabrico: 01 mar 2013
Capacidade bateria: 54,5 Ah - 11 barras

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por sparrow » 04 jan 2021, 16:10

é como dizes....

os elétricos a bateria ainda dava para carregar em casa ligado à tomada da garagem ou com uma extensão...

estes não tens onde carregar!

enquanto não houver uns 50 postos espalhados pelo país não me vejo a comprar um carro a hidrogénio!

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1261
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por mafgod » 04 jan 2021, 16:35

Para quem pode carregar em casa, com os BEVs conseguimos carregar a preços baixos e, no limite, carregar sem pagar (com recurso a produção própria).
Com os BEVs, a manutenção é mínima e o "grande" problema a nível de avaria é a bateria.

Nos elétricos a hidrogéneo, temos de ir à bomba e sujeitar a pagar o que eles pedem e o custo por km deverá ser maior que carregando em casa e pagando à nossa fornecedora de energia (o custo por km ao usar os postos públicos na volta até poderá ser mais caro).
A pilha de hidrogéneo tem quanto de durabilidade? O seu custo? Previsão de custos de manutenção?

Seja como for, é uma excelente opção não podendo ter um BEV.

Que tal um hibrido BEV/HEV?
Talvez fosse interessante em aumentar a bateria para uns 24kWh.. e um depósito mais pequeno para uma autonomia extra ;-)

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Vem aí o hidrogénio!

Mensagem por mjr » 04 jan 2021, 21:34

Acrescento que os veículos a hidrogénio também têm de ter bateria para a regeneração e para absorver a eletricidade produzida pela célula de combustível (não dá para ligar diretamente ao barramento do motor por várias razões). O risco de falha da bateria é o mesmo ou maior em relação a um BEV pois são baterias mais pequenas, às quais são exigidas condições de funcionamento ao nível do C-rate muito superiores a um BEV.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”