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Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh

Enviado: 23 ago 2018, 09:21
por PMESS79
Reportagem do jornal O Jogo acompanhou a volta a Portugal em bicicleta num Leaf, é um DB fraquinho mas é mais uma divulgação...

https://www.ojogo.pt/modalidades/motore ... 51556.html

As conclusões da equipa de reportagem:

"Ficou provado que já se pode percorrer todo o país sem utilizar combustíveis fósseis, mas a experiência permitiu tirar várias conclusões, importantes para quem tem ou pensa ter um veículo elétrico:

MANUTENÇÃO: postos de carga fora de funcionamento podem ser um problema grave; a manutenção é obrigatória e nem sempre existe
CALOR: uma operação de carga gera elevadas temperaturas nas baterias; é obrigatório colocar coberturas nos postos das áreas de serviço e incompreensível não existirem
COMUNIDADE: viajar com um eléctrico equivale a entrar na comunidade que se encontra e por vezes conversa durante os carregamentos
HOTÉIS: há alguns anos, os hotéis com Wi-Fi garantiam novos clientes; investir em terminais de carregamento para elétricos é antecipar um futuro semelhante...
PLANEAMENTO: longas viagens com elétricos obrigam a planeamento, com estudo dos quilómetros (e quantos em auto-estrada ou a subir) e sendo bom prever uma refeição, trabalho ou leitura para uma paragem que pode ser de uma hora
GESTÃO: a condução deve ser gerida em função da distância a cumprir: sendo curta, pode acelerar ou utilizar o cruise control; sendo longa, é bom aprender a gerir a bateria, tendo sempre um plano B para carregamento"

Re: Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh

Enviado: 23 ago 2018, 12:07
por hmendes
PMESS79 Escreveu:
23 ago 2018, 09:21
CALOR: uma operação de carga gera elevadas temperaturas nas baterias; é obrigatório colocar coberturas nos postos das áreas de serviço e incompreensível não existirem
Ora aí está um ponto importante. Sinceramente não acho que contribuam para uma bateria mais fresca, mas certamente contribuem para manter o carro mais fresco, assim como os seus ocupantes, e os postos menos expostos ao elementos!


Apesar de curta e com lacunas, não é uma má reportagem, assim como não denigre a ME...

Re: Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh

Enviado: 23 ago 2018, 12:46
por BrunoFonseca
Concordo. Embora ainda nao tenha passado nenhum inverno com o VE, também não deve ser muito agradável por cabo e tirar cabo à chuva. As bombas de gasolina por norma sao cobertas, logo tb deveriam ser os postos de carregamento.
Um bom exemplo é o PCR da Repsol da 2a circular.

Re: Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh

Enviado: 23 ago 2018, 14:18
por rnlcarlov
hmendes Escreveu:
23 ago 2018, 12:07
PMESS79 Escreveu:
23 ago 2018, 09:21
CALOR: uma operação de carga gera elevadas temperaturas nas baterias; é obrigatório colocar coberturas nos postos das áreas de serviço e incompreensível não existirem
Ora aí está um ponto importante. Sinceramente não acho que contribuam para uma bateria mais fresca, mas certamente contribuem para manter o carro mais fresco, assim como os seus ocupantes, e os postos menos expostos ao elementos!
Mas contribuem para um PCR mais fresco. Já foi aqui relatado que um dos PCRs da A2 não carregava e indicava erro de sobreaquecimento.

Re: Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh

Enviado: 23 ago 2018, 14:22
por BrunoAlves
Moi même 👆

Honestamente não consigo perceber... Equipamentos de dezenas de milhares de euros e expostos aos elementos. Já nem falo das chuvadas nas costas do condutor, mas o próprio posto... incrível.

Sobre a reportagem, gostei :)

Re: Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh

Enviado: 23 ago 2018, 19:15
por pedromgs
Excelente trabalho

Re: Volta a Portugal de eléctrico Leaf 40kWh

Enviado: 24 ago 2018, 00:00
por hmendes
rnlcarlov Escreveu:
23 ago 2018, 14:18
hmendes Escreveu:
23 ago 2018, 12:07
PMESS79 Escreveu:
23 ago 2018, 09:21
CALOR: uma operação de carga gera elevadas temperaturas nas baterias; é obrigatório colocar coberturas nos postos das áreas de serviço e incompreensível não existirem
Ora aí está um ponto importante. Sinceramente não acho que contribuam para uma bateria mais fresca, mas certamente contribuem para manter o carro mais fresco, assim como os seus ocupantes, e os postos menos expostos ao elementos!
Mas contribuem para um PCR mais fresco. Já foi aqui relatado que um dos PCRs da A2 não carregava e indicava erro de sobreaquecimento.
Concordo, escapou-me esse ponto de vista!