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1º VE? Vamos ver...
Enviado: 24 abr 2019, 22:09
por rumoca
Boa tarde a todos,
Estando a amadurecer há já algum tempo a troca do meu veículo a combustão (VW Golf VII 1.6d de 06/2013) apareceu um negócio.
Sei que este é um fórum mais dedicado ao Nissan Leaf mas recorro à vossa preciosa ajuda para me esclarecer da melhor forma, se possível.
O negócio que me apareceu é para um Renault Zoe R240 de 2015 com cerca de 7000kms (importado e baterias não incluídas).
Faço sensivelmente cerca de 16000 km/ano.
Esta viatura é para o trajecto casa/trabalho e para as deslocações de fim de semana para a criançada nas suas atividades. Somos um agregado familiar de 5 (2 adultos e 3 crianças de 3, 9 e 12).
A minha ideia sempre foi a aquisição de um Leaf mas acho este negócio apetecível pelo preço que me é apresentado.
O pedido de esclarecimento tem a ver com a "qualidade" das baterias e grau de fiabilidade na comparação entre Zoe e Leaf.
Certo é que, atendendo ao fato das baterias serem por aluguer, estarei, espero eu, salvaguardado pela garantia sabendo de alguns episódios menos abonatórios no que diz respeito ao tratamento que a Renault dá a estes casos.
O vendedor falou-me de que o centro de resolução que existe no norte são os stands de Gondomar e Boavista e não tem tido conhecimento de casos de complicada ou demorada resolução.
Obrigado pelo vosso tempo.
Re: 1º VE? Vamos ver...
Enviado: 24 abr 2019, 22:31
por migle
O Zoe é um carro bestial, e o tamanho certo para muita gente.
Também tem dois problemas grandes: a falta de carregamento rápido, o R240 carrega a 22kW, demora mais de 1h30 a carregar a bateria, o que se torna um obstáculo em viagens longas.
O outro problema é o aluguer das baterias, que é um negócio difícil de engolir porque o preço por km fica igual à gasolina, mas ainda temos de pagar os carregamentos fora de casa e energia em casa. Depois, a RCI tem sido até recentemente muito má a cumprir o seu lado do contrato. Pode ser que esteja a melhorar.
Uma característica única, é o seu carregador interno, que lhe permite carregar a 22kW mas não é muito eficiente, perde-se bastante energia, particularmente a carregar mais lentamente, em casa.
Re: 1º VE? Vamos ver...
Enviado: 25 abr 2019, 01:01
por BrunoAlves
Para mim (e vale o que vale) não. Aluguer, limite de kms e coiso. Não.
Cada um fará as suas contas, mas um carro (o elemento mais volátil das nossas vidas a seguir ao casamento

) valer uma renda mensal até à eternidade, não obrigado.
Re: 1º VE? Vamos ver...
Enviado: 25 abr 2019, 01:47
por BrunoFonseca
Eu adquiri um Zoe com bateria de aluguer. Estou arrependido? NÃO!
Já li aqui e noutros tópicos relatos a favor e contra. A minha opinião quanto ao aluguer das baterias é a seguinte: Cada caso é um caso, e irá depender sempre dos Km que fará por ano e por quanto tempo pretende ter o carro.
16.000 Km por ano para o R240 deve ficar entre os 89€ e os 99€/mês
Se ficar com o carro por 5 anos dá 5.940€ (que deverá somar ao valor que vai dar agora pelo carro).
Para mim, aluguer da bateria deve ser considerado como valor de aquisição e não de consumo.
Não esquecer que com bateria de aluguer a Renault "terá" que substituir a bateria caso o SoH seja inferior a 75%, vs 66% (em garantia) na situação de compra.
Relativamente a outros temas sobre o Zoe:
-Carregamento a 22kW nos PCN, muito bom!
-Impossibilidade de carregar em DC, para mim é praticamente irrelevante, pois raramente utilizo PCR (AC), pois são mais caros e a sua existência resume-se praticamente a AE
-Consumo: diariamente Sintra-Lisboa-Sintra (IC19) faz cerca 11,5kWh/100Km (verão) e 12,5 no inverno. Em AE a média de 100 Km/h faz 15,5kWh/100Km.
-Dá um enorme gozo de conduzir
-As luzes de médio são fraquinhas, mas aquilo que considero o principal problema do Zoe é o ser esquisito com a "terra", recusando-se a carregar em determinados postos (embora o faça por segurança)
-A autonomia do R240 é algo reduzida (julgo ser 160Km, vs os 300km do R90)
Aproveito para referir quem em 11 meses poupei 1.800€ em gasolina e fiz cerca de 17.000Km.
Seja qual for a sua decisão, o importante é que já está com o "bichinho" do eléctrico, e isso é meio caminho andado para adquirir um e ficar viciado.
Aproveite, e se puder apareça no ENVE 2019 que será em Torres Vedras já no próximo mês de Maio, mesmo que ainda não tenha VE.
Re: 1º VE? Vamos ver...
Enviado: 25 abr 2019, 10:37
por rumoca
Bons dias,
Antes de mais muito obrigado por todas as opiniões.
A minha ideia será ficar com o carro cerca de 5 anos. Como sempre estive a ver a possibilidade de adquirir um Leaf a questão do Zoe não a coloquei a mim... O Zoe aparece pelo negócio que me foi colocado.
Os carregamentos que farei serão sempre em minha casa e para viagens longas tenho outro carro, ou seja, o VE será para as deslocações do dia-a-dia (+- 60 a 70 km/dia).
É certo que ao adquirir um VE com aluguer de baterias será provavelmente um entrave quando pretender vendê-lo....não sei.
Isto de carregamentos (rápidos ou lentos :lol) não percebo nada, confesso.
Tenho ate algumas dúvidas se deverei depois, ou não, alterar o contador para bi-horario, isto pelo facto de ter durante o dia sempre gente em casa e as máquinas de roupa e louça a estarem a ser utilizadas. O vendedor diz que para os kms que faço por dia, carregarei o VE de 2 em 2 dias é o consumo é similar a um frigorífico e a alteração poderá não compensar.
Obrigado
Re: 1º VE? Vamos ver...
Enviado: 25 abr 2019, 11:52
por noway
Um frigorífico médio/mau gasta 1kWh por dia. Para os km diários que referes deverás consumir um pouco mais do que eu com o meu Leaf 2 (50km diários durante a semana mais uns passeios ao fim-de-semana = 1500km/mês) cuja média mensal é de 250kWh - são 26 EUR por mês a mais na conta da electricidade a carregar o carro durante a noite em regime bi-horário.
No teu caso eu não mudaria o tarifário até ter o carro a carregar à noite durante um mês inteiro. Depois de saberes quanto gastarias exactamente nos horários vazio e no não-vazio para 1 mês é que faria uma simulação na ERSE para ver se compensava mudar para o bi-horário.
Esse vendedor.... "carregar o carro de 2 em 2 dias consome o mesmo que um frigorífico"

Re: 1º VE? Vamos ver...
Enviado: 25 abr 2019, 14:38
por BrunoAlves
BrunoFonseca Escreveu: ↑25 abr 2019, 01:47
Cada caso é um caso, e irá depender sempre dos Km que fará por ano e por quanto tempo pretende ter o carro.
Amen brotha

Estamos na era da informação. Não há desculpa para fazer compras pouco informadas ou não saber, ao cêntimo, quanto custará determinada compra.
rumoca Escreveu: ↑25 abr 2019, 10:37
Os carregamentos que farei serão sempre em minha casa e para viagens longas tenho outro carro, ou seja, o VE será para as deslocações do dia-a-dia
Isto caro amigo, é falso. Todos nós começamos com o VE para as voltas do dia a dia. Depois quando tens de pegar no fóssil, aquilo parece do século XIX

Considera sempre que vais fazer mais kms nele do que pensas agora. E para isso, a carga rápida é essencial.
Re: 1º VE? Vamos ver...
Enviado: 25 abr 2019, 18:38
por mafgod
Se a ideia é usares o ZOE nas viagens com a tua família esquece.
O ZOE é de apenas 4 lugares... e o teu agregado são 5. Certo?
Re: 1º VE? Vamos ver...
Enviado: 25 abr 2019, 20:44
por BrunoFonseca
mafgod Escreveu: ↑25 abr 2019, 18:38
Se a ideia é usares o ZOE nas viagens com a tua família esquece.
O ZOE é de apenas 4 lugares... e o teu agregado são 5. Certo?
Falso. O Zoe tem 3 cintos de segurança atrás. Note-se que "rumoca" refere as idades das crianças (3, 9 e 12), e ainda que pretende ter o carro por um período de 5 anos. Ora, no limite o mais novo 8 anos daqui a 5 anos, isto é, ainda é uma criança.
Em termos de espaço, o Zoe é (ligeiramente) maior do que o Clio III. Disso tenho eu a certeza pois o meu carro anterior era o Clio III e o actual é um Zoe
Re: 1º VE? Vamos ver...
Enviado: 25 abr 2019, 21:27
por mafgod
Ok... estava convencido que era de 4.
Minhas desculpas e agradeço a correção.