pbaptista Escreveu: ↑24 out 2019, 17:37
Nonnus Escreveu: ↑24 out 2019, 15:40
Isso até é explicado na reportagem. É explicado que este caso em particular não é exemplo porque foi usado de modo intensivo, que os carregamentos rápidos foram feitos como se fazem carregamentos lentos e isso provocou a degradação acelerada da bateria. Mas este ponto vai ser aquele que menos atenção vai despertar nas pessoas. O que é noticia é o preço da bateria.
É irrelevante o motivo que leva à substituição da bateria, andar 160 mil km em 2 anos ou em 10 anos não faz com que a bateria seja mais barata ou impeça a necessidade de a substituir. A pessoa em questão não se queixou de ter de trocar a bateria ao fim de 160 mil KM, passados 2 anos. Queixou-se do custo e legitimamente.
É muito má publicidade para os VE. É como comprares um carro a combustão e saberes que dai a 160 mil km, tens que comprar um novo....
O valor é um disparate, estou estupefacto!
Mas agora (felizmente) ficou claro que isto é um "problema" criado pela Nissan, aspecto que antes não acontecia, nos últimos tempos já me vinham falar destes preços da troca de uma bateria, talvez à espera de ver se eu entrava em pânico
Surpreende-me é ver pessoas com um VE a achar que estaríamos perto do fim do mundo, que mais vale deitar o Leaf fora, quando antes isso só era assumido que os mk1 é que necessitariam de trocar baterias.
Pessoalmente comprei um VE com 150km de autonomia, com a perspectiva de trocar as baterias apenas e só por uma questão de aumento de autonomia, mas sem intenção de o fazer na marca. Hoje em dia o mercado de baterias já existe, mas mais numa perspectiva de conversão de carros a combustão para VE, daqui em diante os VE's também serão um excelente mercado para estas empresas.
Este pânico com a venda de baterias pelas marcas não me assusta, uma vez que acredito que esta é mais uma vantagem dos VE's, não depender dos construtores para mudar a bateria.
Este episódio de ter supostamente um Leaf sem bateria ao fim de 2 anos e 160.000km (terá de ser mais de 160.000km senão ainda estava na garantia), pode também servir para mostrar que quem vai fazer um uso deste tipo, terá de obrigatoriamente pensar num carro com baterias refrigeradas.