Preço da bateria de substituição 30kwh

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fernandinand
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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por fernandinand » 15 jan 2020, 10:45

frankesousa Escreveu:
15 jan 2020, 01:00
Quanto a "mercado alternativo" e a "comprar e trocar células" infelizmente só vai funcionar enquanto houver leafs 24/30 etc acidentados ou assim com baterias ainda boas.
Assim que os anos passem e todas as baterias esteja degradadas deixa de haver essa possibilidade.
Isso n é verdade e já há muitos exemplos pelo mundo de trocas de packs em Leafs por módulos de 'outras marcas'...

FiwiPITO
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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por FiwiPITO » 15 jan 2020, 10:49

Já existem alguns exemplos de troca de células da Nissan por Outras marcas;Existe aqui um tópico criado por Mim já com exemplos e preços para qualquer um comprar...A Única coisa que falta na realidade é mesmo um Tuga com vontade de Investir e testar esta alternativa e mostrar à Malta Tuga que Sim é possível fazer isso em PT, Sim não precisamos da Nissan para Nada, e Sim não vamos ficar com um Pisa Papeis que não vale quase nada ao Fim de 10 Anos; :mrgreen:

Edit:

viewtopic.php?f=13&t=7699

A Lógica nas Baterias diz-nos(Corrijam-me se tiver errado por favor) que desde que sejam trocadas por células com os mesmos valores em voltagem não existirá incompatibilidade até podem mesmo dobrar autonomia visto que as Células actuais são mais pequenas.

Assim Contas de cabeça 24kW - +/- 3500€ e 48kW +/- 7000€; Valores Chineses;

Edit 1: Claramente tudo isto não irá ser correspondido na BMS que foi programada para uma Capacidade e Irá ter Outra; Acredito que se for troca de 24kW por 24kW fazendo um reset à BMS as coisas corresponderão à Realidade. Agora se for 24 por 48 aí já sabemos que a BMS não irá acompanhar inicialmente e depois irá crescer consoante a verdadeira capacidade da Bateria.
Última edição por FiwiPITO em 15 jan 2020, 11:05, editado 2 vezes no total.
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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por Nonnus » 15 jan 2020, 11:02

O problema pelo que tenho visto não é agarrar na bateria ou nos módulos e por no carro. O problema é por o carro a reconhecer os novos módulos ou a nova bateria. Existem exemplos de pessoal a por baterias e módulos da concorrência, só que ainda existe muitos bugs por corrigir. Mesmo o holandês que parece que é o que consegue melhores resultados, diz que ainda há muito para corrigir no seu mk1 e que os mk2 parece que não apresentam tantos erros, mas ainda assim ainda tem um longo caminho pela frente.

O que faz falta não é um tuga com dinheiro, o que faz falta é um tuga com conhecimentos de como desbloquear o software da Nissan.
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RJSC
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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por RJSC » 15 jan 2020, 15:42

Alterar o software para o carro contar com a capacidade extra nem é o pior.
Funciona na mesma: ao fim de 24kWh diz que está sem carga mas se a tensão não cair para o nível da tartaruga continua a andar normalmente sem estimativa de km.
Grave nas adaptações de células com outros formatos é a segurança.
Se as células tiverem o mesmo formato e pontos de fixação ficam bem seguras mecanicamente na caixa.
Se não querem ver fogo de artifício num acidente é necessário ter tanto as células como os barramentos que as interligam bem seguros.
Além disso também têm que ser células que não se desgracem num instante sem arrefecimento. Se meterem uns módulos da Tesla sem arrefecimento ainda vão durar menos que as da Nissan.

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mjr
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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por mjr » 15 jan 2020, 16:40

Relativamente à segurança, sem dúvida! As células no pack original estão extremamente bem seguras, só mesmo um acidente que viole a integridade da caixa é que pode causar algum tipo de problema.

Já sobre as células da Tesla não tenha a opinião do RJSC. No meu TM3 tenho visto temperaturas normalmente cima de 25C em andamento e nos SuC já vi 55C. Aliás ele só liga o sistema de arrefecimento a sério quando as células chegam aos 55C.

O problema das células da Tesla é que a Ri é significativamente superior, pelo que podem ter limitação de potência com SOCs mais elevados que o habitual. Nos Tesla isso não é problema porque os packs são grandes, com mais células em paralelo.
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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por RJSC » 15 jan 2020, 17:02

Estava mais a pensar nos módulos com células 18650 que é o que mais facilmente se encontra de momento no mercado de baterias usadas.
O TM3 vem com as células 21700 em que também já alteraram também a composição química.

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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por pemifer » 15 jan 2020, 18:06

O que me custa é a eventual falta de honestidade.
Até parece que fizeram um comunicado de propósito só para calar a SIC.
Agora que já passou o choque voltaram a por o preço anterior!
É o que parece!

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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por migle » 15 jan 2020, 19:54

Olha, é pena que a visita da UVE ao parlamento europeu tenha vindo quando se pensava que esta questão tinha ficado resolvida.
Isto só pode ser resolvido com regulação.
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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por OCasal » 15 jan 2020, 19:55

Ou foi simplesmente novamente confusão da Nissan. Resta aguardar pela resposta do apoio ao cliente.

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Re: Preço da bateria de substituição 30kwh

Mensagem por frankesousa » 16 jan 2020, 01:46

fernandinand Escreveu:
15 jan 2020, 10:45
frankesousa Escreveu:
15 jan 2020, 01:00
Quanto a "mercado alternativo" e a "comprar e trocar células" infelizmente só vai funcionar enquanto houver leafs 24/30 etc acidentados ou assim com baterias ainda boas.
Assim que os anos passem e todas as baterias esteja degradadas deixa de haver essa possibilidade.
Isso n é verdade e já há muitos exemplos pelo mundo de trocas de packs em Leafs por módulos de 'outras marcas'...
E tem fiabilidade essas células "de outras marcas"?
Segurança assegurada?
Vão durar pelo menos o mesmo das originais?
São produzidas com as devidas medidas ambientais (dentro dos possíveis claro)?

Eu pessoalmente não acredito em nenhuma resposta positiva as minhas perguntas em cima.

Não estamos a falar de produzir uma peça de plástico para a carroçaria ou um filtro, isto é um pouco (muito) mais complicado do que isso.

E depois o bms, etc etc.
Dá para fazer, claro, mas na minha opinião nunca será uma solução viável para este problema
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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