Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

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mjr
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Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por mjr » 29 abr 2020, 19:33

Esta é uma história muito batida. 🙂

1 - O carro é só para o dia a dia.
2 - Vou só experimentar fazer uma viagem maior uma vez para ver como é.
3 - Adeus CI
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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RS232CSerialUser
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Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por RS232CSerialUser » 01 mai 2020, 13:35

ljbmartins Escreveu:
28 abr 2020, 22:58
... O caso muda de figura com a Tesla, mas esse é outro campeonato.
...
Com um Tesla os Superchargers resolvem quase tudo. Quase: não tudo. Viagens entre cidades é mais do que ok, é bom, até agora só tenho tido experiências de Superchargers a 120 kW, os de 150 kW actuais tenho usado pouco e os V3 a 250 kW que aí estão a chegar muito rapidamente só me afectarão na medida em que libertem mais depressa os stalls.
Mas nas regiões, cidades, zonas onde se fique, a história é outra. Tenho mais experiência no estrangeiro. E lá a cegada é a mesma praticamente que aqui, as redes locais são caras ou não funcionam e no resto segue a história.
Para evitar chatices ficamos quase sempre em hotéis com Destination Chargers, 2 a 3 DCs. Nos hotéis que permitem reservar previamente um DC para a nossa hora de chegada fazemos isso, pedimos a reserva. Serve de algo? Quase sempre não, alguém ICE o lugar, ou tiram a placa de reserva ou afastam o pin no chão e ocupam.

Só num lugar funcionou mesmo a reserva: o dono do hotel ocupou um dos lugares DC com o ICE dele, "it only works like this, people remove the reservation sign and they don't care", chegámos, ele removeu o ICE dele e conseguimos carregar.

Berlim: placa com o nome a reservar, chegámos e estava ocupado, bloqueado o lugar e o carregador com carro já carregado que o dono não mudou nem o hotel conseguiu identificar o dono. Carreguei com a extensão de 30 metros ligado a uma tri de 11 kW na zona de lixos do hotel.

Munique: em 5 dias de estadia, 3 dias os lugares bloqueados apesar dos pinos no chão a marcar. Hotel compensou com bebidas no bar mas o stress da carga não desaparece com álcool. De uma das vezes usei tri de 11 kW com extensão. Nos outros dias nem isso dava porque a tomada estava longe. Idas sucessivas ao parque de estacionamento para ver quando um lugar de carga ficava livre.

Sevilha: os 2 DCs ocupados, hotel colocou avisos no parabrisas dos carros, um deles já tinha carregado mas o DC continuava bloqueado. Não sabiam quem eram os donos. Um dos dias carreguei indo a um parque de estacionamento pago onde havia 2 chargers, um estava avariado, o outro ocupado com máquina de limpeza do parque, o funcionário do parque mudou a máquina de sítio para eu poder carregar. Se não houvesse lá funcionário estava tramado. Paguei o parque, a carga era gratuita. Mas se fiquei num hotel mais caro com DC para ter carga isso nesse dia serviu zero, e o hotel a única coisa que fez foi os avisos nos carros que resolveram zero.

Córdoba: barreiras mecânicas com cadeados instaladas nos 2 DC pelo hotel para proteger dos ICE, as barreiras foram destruídas, DCs parte das vezes ocupados, por sorte um lugar ao lado livre onde um dos cabos ainda chegava ao carro. Num outro dia dessa estadia um dos DC ocupado com um S e o outro DC livre. Fixe. Põe à carga, os dois DC de 22 kW cada um. 5 minutos depois no quarto recebo notificação na APP, a carga parou. Desço e os dois DC desligados. Apresento a informação no front desk do hotel:
- Sir, the mechanic will go there immediately.
Demorou 1 hora a chegar o dito mecânico - o eletricista de manutenção do hotel. Nesse intervalo de 1 hora o outro S já tinha saído mas os circuitos continuavam desligados e eu sem carga. Fiquei a perceber que os dois DC de 22 kW estavam num só e mesmo circuito de 22 kW sem ser em modo de partilha. Tentei explicar ao mechanic que os DC podiam ser ligados em partilha e aquilo nunca mais voltava a acontecer.
- Yes, yes, it happens..., e disso a frase do mechanic não passava...
Ou seja, sempre que 2 carregam a 22 ou mesmo a 16 aquilo dispara sempre mas o mechanic não sabe ou não quer tocar naquilo, só sabia repetir Tesla Tesla, e eu com ferramentas no carro que podia deixar aquilo resolvido mas vou-me chatear ou assumir responsabilidade por causa de mais uma noite? O único ganho: o mechanic ensinou-me o truque para rearmar os disjuntores para o caso de voltar a acontecer os circuitos dispararem.

Ronda: dois DCs, barrados ICEd, de uma das vez um lugar ao lado o cabo ainda dava. De outra vez foi a extensão loop thru que me safou, sem isso estava tramado. Em Ronda um supermercado tem 6 chargers gratuitos para quem faz compras. Estão ligados. Precisam de cartão. No supermercado dizem "basta enchufar", não dá, é preciso cartão, "Que no, que no, basta enxufar". No basta, no marcha. Nos marchámos para outro lugar que ali no enxufámos...

Os Superchargers resolvem em estrada. Locais, regiões, cidades, sem Superchargers dependemos dos DC e dos carregadores locais.
Por isso eu ando com tanta coisa na bagageira, sem adaptadores e sem extensões estava bem tramado.
Lá fora e cá dentro os problemas são iguais, os ICE ocupam tudo e não deixam nada. Fora os outros VE que às vezes se fazem de parvos, ou comodistas, ou malcriados, ou esquecidos... Há de tudo, vivam os adaptadores, extensões e as tralhas todas que levo!

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BrunoAlves
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Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por BrunoAlves » 01 mai 2020, 14:50

Por acaso a grande vantagem dos DC acaba por ser uma desvantagem nesses casos: ter o cabo incluído.
Se fosse uma type2 fêmea usavas o teu cabo, se tivesses um de 10m safavas-te quase sempre, nem que fosse carro atravessado atrás (e já o fiz várias vezes em postos públicos e parques de estacionamento, assim o carro caiba)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por rnlcarlov » 01 mai 2020, 17:30

BrunoAlves Escreveu:
01 mai 2020, 14:50
Por acaso a grande vantagem dos DC acaba por ser uma desvantagem nesses casos: ter o cabo incluído.
Se fosse uma type2 fêmea usavas o teu cabo, se tivesses um de 10m safavas-te quase sempre, nem que fosse carro atravessado atrás (e já o fiz várias vezes em postos públicos e parques de estacionamento, assim o carro caiba)
É por isso que ando sempre com adaptadores Schuko -> Mennekes e extensões. Para viagem levo sempre o enrolador de 25m. A tomada está longe? Liga-se tudo desde a Cochinchina até à Mennekes. Até em Lisboa já me servi deste truque várias vezes para lugares ICEd.

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