Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por OCasal » 01 jan 2020, 21:41

https://olhardigital.com.br/noticia/maz ... ntes/94870

Cada vez mais sou da opinião que fazer longos cursos em VE nunca será uma opção interessante face a veículos de combustão.

O preço médio do kw nos PCR ronda os 50 cêntimos. Circular com energia a este preço equivalente ao custos dos combustíveis fósseis.

Por isso a visão da Mazda faz todo o sentido...

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por jfr2006 » 01 jan 2020, 23:40

Pelo contrário...não faz sentido nenhum... é apenas mais uma marca que ficou para trás e agora faz os possíveis para denegrir aquilo que não é capaz de fazer: um bom EV.

Um EV com um grande alcance compensa e muito para viagens grandes, pois permite reduzir o custo da viagem, partindo com 100% de casa.

Além disso, oferece a possibilidade de escolher os postos mais baratos.

Acresce ainda que o preço médio dos PCR não é de 0,5€/kWh...nem perto disso..isso é o preço dos mais caros (cepsa, por exemplo).

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por OCasal » 02 jan 2020, 02:34

Quando me refiro à viagens de longo curso, falo em várias centenas de quilómetros. Mesmo num dos mais atuais VE's que saia de casa a 100%, so vai poder usufruir dessa energia mais barata nas primeiras 3 ou 4 centenas de quilómetros...

Ao somar todas as componentes que compõe o custo associado à utilização dos PCR, verifico que na média o preço do kw anda perto dos 50 cêntimos (preço final com IVA). Estou a falar de carregamentos em PCR's no grande Porto da Mobiletric, EDP e Klc, usando cartão da EDP, apenas em carregamentos que tenham em conta a energia consumida e não o tempo. E no meu caso pouco tempo estou a carregar a mais do que 40 kw de potência...

Por algum motivo os Uber 's que monipolizavam na totalidade o uso dos PCR' s, andam mais comedidos na sua utilização...

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por jfr2006 » 02 jan 2020, 10:14

Para distâncias maiores que os 300, 400km, já praticante sais fora do país.

Quanto aos preços, tirando os PCR da CEPSA, rondam os 0,30 a 0,40 por kWh em todos os casos que tenho carregado, usando os cartão da Galp, ora da eVaz.

Tenho até casos de preços abaixo dos 0,30€ ;)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por Nonnus » 02 jan 2020, 11:10

Isso vindo de uma marca que até a pouco tempo também disse que não ia investir em carros eléctricos porque os motores a combustão ainda tinham muito para evoluir... agora apresentou um carro inacabado, que a partida já esta ultrapassado e com um preço que não faz sentido para o segmento que a marca diz que se insere.

A Mazda é daquelas marcas que se desaparecesse era só mais uma, tal é a importância da marca no mercado automóvel, não estamos a falar da VW, Mercedes, Toyota, etc. Essas declarações vindas de uma marca sem o peso dos maiores construtores vale o que vale.

Existe outra questão muito importante que faz com que essas declarações não tenham qualquer importância. A curto prazo as imposições devido as emissões vão ser cada vez mais apertadas, as marcas, ou por multas, ou por queda acentuada da venda dos ICE´s vão ter que abandonar os ICE´s.

Esta semana saiu a noticia que as novas imposições são de 95g por KM.

https://www.publico.pt/2019/12/30/econo ... do-1898809

À uns meses quando o ministro ambiente veio dizer que em pouco tempo os veículos a diesel iam ter uma queda acentuada no preço, disseram que o homem não sabia do que estava a falar e não podia dizer o que disse. Os mesmos que proferiram essas frases, agora com base nesta noticia das imposições do CO2 para 95g, já vieram dizer que as marcas iam ter dificuldades em cumprir e tinham que arranjar alternativas.

A isto junta-se as imposições dentro das grandes cidades onde já existe muitas zonas onde já só circulam BEV ou híbridos, portanto o que as marcas dizem, ou querem fazer querer cada vez tem menos importância, ainda para mais vindo de uma marca como a Mazda.

A Mazda é daquelas marcas que tem uma ideia, mas que ninguém segue, basta ver que são os únicos apostar no motor Wankel. Aos anos que existe esta tecnologia, mas a Mazda é a única que continua apostar neste tipo de motor. OK, o Elon Musk também foi o primeiro a dizer que era possível ter um carro eléctrico para uso diário, quando todos diziam que não era possível, mas passados 10 anos todos viram que tinha razão.
OCasal Escreveu:
02 jan 2020, 02:34
Quando me refiro à viagens de longo curso, falo em várias centenas de quilómetros. Mesmo num dos mais atuais VE's que saia de casa a 100%, so vai poder usufruir dessa energia mais barata nas primeiras 3 ou 4 centenas de quilómetros...

Ao somar todas as componentes que compõe o custo associado à utilização dos PCR, verifico que na média o preço do kw anda perto dos 50 cêntimos (preço final com IVA). Estou a falar de carregamentos em PCR's no grande Porto da Mobiletric, EDP e Klc, usando cartão da EDP, apenas em carregamentos que tenham em conta a energia consumida e não o tempo. E no meu caso pouco tempo estou a carregar a mais do que 40 kw de potência...

Por algum motivo os Uber 's que monipolizavam na totalidade o uso dos PCR' s, andam mais comedidos na sua utilização...
Tu insistes tanto nessa questão das viagens grandes. Mas que tipo e com que frequência fazes tu essas viagens de centenas de KM? Eu uma vez já escrevi isto, mas vou voltar a escrever. Parece que vives na Rússia, Brasil ou na China. :roll:

Ok, sei que estamos a falar de uma noticia internacional, mas já estão a falar do panorama nacional. Temos um país tão pequeno que não faz qualquer sentido estarmos a falar que viajar em Portugal centenas de KM num VE sai mais caro que o ICE. Vamos pegar num exemplo do e-Niro ou do Kauai que já há alguns em Portugal. Sais de casa com um carregamento a 100% com um custo de 0.10€ por kWh, fazes 450km, mesmo que tenhas que fazer 900km e tenhas que carregar num PCR como é que fica mais caro? Metade da Viagem fizeste a 0.10€ :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por rimsilva » 02 jan 2020, 11:40

OCasal Escreveu:
02 jan 2020, 02:34

Por algum motivo os Uber 's que monipolizavam na totalidade o uso dos PCR' s, andam mais comedidos na sua utilização...

Andam mais comedidos por vários motivos, acabou a chulice de andar a gerar lucros com as borlas (nos PCR's), têm condições mais vantajosas nos Hub e ainda há alguns PCNs grátis que permitem algumas borlas....

Mesmo com uma perspectiva completamente financeira, não compreendo a perspectiva de utilizadores de VE's em relação aos custos de deslocação em VE e combustão.

Já referiram muito bem que mesmo que se tenha de carregar em PCR a um custo mais elevado do que em casa ou PCN, em termos médios o custo da deslocação fica sempre mais barato e se não for nesse viagem será ao fim da semana ou do mês de utilização.

Mesmo que se estejam a borrifar pela questão ambiental, acho que faz todo o sentido pensar-se privilegiar o VE, porque só com mais utilização é que se pode aspirar a que a rede cresça, que haja mais concorrência e com isso uma hipotética descida de preços.

Acho que ninguém tem a ilusão de que não se teria de pagar para carregar e pagar mais caro nos PCRs, agora já te torna fundamental que os carregamentos sejam melhor geridos e que se pense bem no carro que se deve ter para que o seu custo de utilização seja o mais baixo possivel...

Apesar de se poder dizer que os carregamentos em PCR são nalguns casos muito elevados, na realidade lá fora ainda se praticam preços mais altos, mas nada bate a maravilha que é sair de casa com um carro atestado a uma preço praticamente irrisório.

Também sei que mesmo que seja carro carregar num PCR, abastecer numa estação de serviço não é propriamente barato e será cada ve mais caro.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3472
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por RJSC » 02 jan 2020, 12:18

Mesmo que ir de Braga para Faro ficasse mais caro de VE, ter que suportar apenas o seguro e IUC de um carro de combustão que fica parado o ano todo para fazer umas viagens nas férias dá para a diferença de preço, ou para alugar um carro de combustão nas férias.

Isto sem contar com as manutenções programadas obrigatórias para manter a garantia (o óleo tem que se mudar por km ou por tempo, o que acontecer primeiro) e com o investimento parado a desvalorizar a cada dia que passa.

Já falei com várias pessoas que compram um VE até com baterias de baixa capacidade e uns ou tiveram que trocar a bateria do carro de combustão porque tanto tempo parado se estragou ou disseram que só tiraram o carro de combustão da garagem nas férias para ir ao Algarve (o tal caso em que só o valor do seguro e IUC dão para alugar um carro para as férias).

No meu caso eu e a minha esposa temos 2 elétricos 24kWh e 30kWh e despachámos os carros de combustão.
De vez em quando ir de férias demora mais um bocado na viagem?
Não é grave. Com as paragens extra no fim doem-me menos as costas e como vamos de férias não há horas contadas.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por OCasal » 02 jan 2020, 12:31

Como é lógico, vindo de mim até era ridículo estar a desvalorizar os VE's! Está quase a fazer uma década que me mudei para essa mobilidade.

A evolução tem permitido equiparar as capacidades dos VE's em termos de viagens de longo curso. Ao que me refiro é ao custo de utilização do veículo nessas condições. Continua a ser interessante por fazer uma parte da viagem a um custo kw mais baixo, mas ao fim do primeiro abastecimento a coisa anda ela por ela!

No meu caso em particular a importância das viagens longas é baixa, porque são raras no ano, mas quando faço são mais do que 1200km (ir e vir), sim, sem sair do país.

Para as restantes utilizações o mk1 é mais do que suficiente e muito mais económico. Se tivesse um VE que fizesse 300km era melhor, mas para as viagens longas continuava a usar o diesel, porque na minha opinião não compensa a diferença no custo de utilização e as limitações nos abastecimentos.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por Erbium » 02 jan 2020, 12:57

Nonnus Escreveu:
02 jan 2020, 11:10
A Mazda é daquelas marcas que tem uma ideia, mas que ninguém segue, basta ver que são os únicos apostar no motor Wankel.
Só o usam no RX8...
O Audi A1 e-tron concept tem um wankel a fazer range extender.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por Nonnus » 02 jan 2020, 15:19

No RX-7, no RX-8 e agora nos futuros carros electrificados da marca como range extender, e há noticias de futuros carros da marca ainda concepts. Mas a questão nem é essa. A questão é que é uma marca de automóveis como tantas outras, que não trás nada de novo ao mundo automóvel e em relação a VE´s esta muito atrasada. Haver comentários sobre VE´s de uma marca que ainda nem tem um produto para vender...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”