Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por rnlcarlov » 04 jan 2020, 12:02

OCasal Escreveu:
02 jan 2020, 12:31
A evolução tem permitido equiparar as capacidades dos VE's em termos de viagens de longo curso. Ao que me refiro é ao custo de utilização do veículo nessas condições. Continua a ser interessante por fazer uma parte da viagem a um custo kw mais baixo, mas ao fim do primeiro abastecimento a coisa anda ela por ela!
Se os carros não forem muito glutões (olá, I-pace), continua a ficar mais barato. Estive a ver algumas faturas da Prio e os meus carregamentos em PCR costumam ficar nos 0.31-0.33€/kWh, consumindo cerca de 14-15kWh/100 (velocidades de AE), fica nos 4,3-4,95€/100km. E isto é ignorando a bateria carregada na origem.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por OCasal » 04 jan 2020, 12:57

O meu mk1 em AE gasta perto dos 18kw/100km, em viagens calmas e com pouca serra.

O meu cartão é da EDP e o meu Kw nos vários OPC anda entre os 47 e os 53 cêntimos. Portanto o meu custo aos 100km anda perto dos 9€.

No meu 2º carro faço médias próximas dos 6L/100km, sem compromissos de velocidade. Com o gasóleo das áreas de serviço a custar perto do 1,5€, o custo de utilização dos 2 veículos em termos da energia para a locomoção é muito semelhante!

É óbvio que o meu VE está ultrapassado, o meu tarifário poderá ser o pior, mas se calhar a Mazda e a Nissan não estão assim tão longe da realidade ao não desenharem os seus VE para utilizações frequentes em longas viagens! Onde eles são realmente interessantes é no ciclo urbano, que é aquele onde eu faço mais quilómetros!

Os VE's fazem viagens longas? Fazem, uns melhores do que outros, mas na verdade, não é o campeonato deles...

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por jfr2006 » 04 jan 2020, 14:21

Continuas a insistir no mesmo erro..

Assim não vale a pena. Já te demonstraram que a realidade com veículos adequados é bem diferente dessa, mas tu continuas a insistir no mesmo...

Avatar do Utilizador
ljbmartins
Mensagens: 47
Registado: 09 abr 2020, 20:03
Data de fabrico: 10 mar 2020

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por ljbmartins » 28 abr 2020, 22:58

Meus caros

Sou novo nestas andanças dos VE, mas gostaria de dar a minha opinião.
Comprei recentemente o Peugeot e208 e mantive o diesel exatamente porque para viagens médias ou longas o VE ainda não é solução. Os postos de carregamento fora da A1/A2 são uma miragem. Mesmo os que existem funcionam mal e quando disponíveis estão sempre ocupados. Fazer uma simples viagem de 100km para cada lado requer um carregamento que nunca sabemos onde o conseguimos fazer. No caso do e208 estou convencido que vai dar para fazer, mas não de autoestrada sem ser a dormir no 80km/h, mas mesmo assim é stressante. O caso muda de figura com a Tesla, mas esse é outro campeonato.

Presumo que dentro de alguns anos o panorama mude. Se mudar também mudo de opinião e troco o diesel por VE long range. Mas para já não dá. Basta ver os relatos dos que por aqui vão fazendo. É sempre uma aventura e convenhamos que a condução divertida dos elétricos deixa de o ser nessas situações. Uma vez ou duas para ver os limites ainda irei fazer, mas não mais que isso.

É apenas uma opinião.
Boas viagens em VE pós

Nota: Ainda hoje fiz uns quilómetros aqui na zona em curvas encadeadas e o e208 é um espanto a subir neste contexto em modo sport. Portanto não pensem que não gosto de VE. Adoro.
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. :evil:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por rnlcarlov » 29 abr 2020, 00:35

ljbmartins Escreveu:
28 abr 2020, 22:58
Os postos de carregamento fora da A1/A2 são uma miragem. Mesmo os que existem funcionam mal e quando disponíveis estão sempre ocupados.
A1/A2 e (A23) já dão uma grande cobertura do nosso território. Miragem de postos admito haver um bocado para a Beira Altra/Trás os Montes, mas fora isso não vejo grande dificuldade em chegar a um destino dentro do nosso país com a geração atual de carros. Certamente não tão rápido como com um ICE, mas longe dos sacrifícios dos carros de 1ª geração. Claro que se pode apanhar um PCR ocupado, isso dá mais uns minutos de espera se não estivermos a falar de percursos críticos em alturas de ponta (Aljustrel pode ser um bottleneck muito razoável num verão sem Covid), mas daí a dizer que nunca sabemos onde conseguimos carregar parece-me um exagero, talvez só aplicável à rede de PCNs onde os tempos de espera podem ser tão longos que efectivamente inviabilizam uma carga.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por Nonnus » 29 abr 2020, 11:32

ljbmartins Escreveu:
28 abr 2020, 22:58
Meus caros

Sou novo nestas andanças dos VE, mas gostaria de dar a minha opinião.
Comprei recentemente o Peugeot e208 e mantive o diesel exatamente porque para viagens médias ou longas o VE ainda não é solução. Os postos de carregamento fora da A1/A2 são uma miragem. Mesmo os que existem funcionam mal e quando disponíveis estão sempre ocupados. Fazer uma simples viagem de 100km para cada lado requer um carregamento que nunca sabemos onde o conseguimos fazer. No caso do e208 estou convencido que vai dar para fazer, mas não de autoestrada sem ser a dormir no 80km/h, mas mesmo assim é stressante. O caso muda de figura com a Tesla, mas esse é outro campeonato.
Essas palavras são de quem ainda não testou o carro a 100% vais ver que quando te habituares ao carro e veres do que o carro é capaz vais mudar de opinião.

Falas em viagens de 100km que pode ser stressante! Eu com um carro com uma autonomia em novo de 200km já fiz várias viagens de 400km num só dia. Ter um VE requer sempre o planeamento da viagem, não é "dar a chave" e vamos embora, mas pode ser tão pacifico como num ICE.

Posso-te dizer que desde que tenho o meu VE o meu carro a diesel nunca mais foi opção, seja para viagens grandes, seja para viagens pequenas. É uma questão de habito e planeamento. Claro que imprevistos acontecem. Na ultima deslocação que fiz em que precisei de carregar para dar uma volta maior e só depois ir para casa estive 45 minutos a espera que o outro carro terminasse o seu carregamento. Mas isto aconteceu uma vez em 3 anos, não tenho por habito fazer gráficos e medias, mas se contabilizasse todos os carregamentos que fiz até hoje nas deslocações que fiz isto daria uma percentagem irrisória. Por norma só nos lembramos das vezes que corre mal, mas para sermos justos temos que nos lembrar de todas as vezes que carregamos e fazer uma apanhado geral. Existe um post do pemifer algures no fórum em que ele aborda este "problema" e demonstra com um gráfico as vezes que correu mal nas deslocações que faz, e ele faz muitas que excedem autonomia do carro.

Esta é a minha experiência, outros há aqui no fórum com uma experiência diferente.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por rnlcarlov » 29 abr 2020, 12:26

Nonnus Escreveu:
29 abr 2020, 11:32
Por norma só nos lembramos das vezes que corre mal, mas para sermos justos temos que nos lembrar de todas as vezes que carregamos e fazer uma apanhado geral.
Precisamente.
E isto aplica-se também ao que se lê nos fóruns. Contratempos relatados por um utilizador ficam mais na memória de quem lê do que as muitas viagens sem incidentes por grande parte dos utilizadores (que muitas vezes nem dizem nada acerca dessas viagens).

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por mjr » 29 abr 2020, 13:48

Yep. Eu pessoalmente nunca tive nenhum incidente nos mais de 200k km em modo elétrico.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ljbmartins
Mensagens: 47
Registado: 09 abr 2020, 20:03
Data de fabrico: 10 mar 2020

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por ljbmartins » 29 abr 2020, 14:58

Espero que tenham razão. Mas enquanto não conseguir fazer algumas viagens maiores sem stress não fico descansado. A entrada nos VE foi para conseguir fazer o mesmo tipo de percursos que fazia anteriormente em 90% dos casos. Se, como dizem, poderei fazer mais que isso, ótimo.
Antes da compra o que verifiquei por exemplo em lisboa e que carregadores livres a funcionar é um mito. Sempre ocupados ou avariados. Aqui em Arruda como temos 4 pontualmente via um ou outro livre o que me deixou descansado. Mas nos concelhos mais próximos que atravesso diariamente é um deserto completo. Só lisboa tem.
Tenho visto muitos carregadores com a indicação “brevemente “ mas durante meses e meses. O que passará. Instalam os equipamentos e depois não os ligam?
Vamos ver com o fim desta pandemia o que acontece, pois o diesel com 9 anos quase a fazer 10 também mais cedo ou mais tarde será reformado. Falta saber se por outro diesel, hibrido plugin ou VE.
O meu VE é abastecido em kWh. O gajo não "pasta" minutos vá-se lá a saber porquê. :evil:

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Mazda, elétricos de longo alcance não compensam

Mensagem por rnlcarlov » 29 abr 2020, 16:13

ljbmartins Escreveu:
29 abr 2020, 14:58
Espero que tenham razão. Mas enquanto não conseguir fazer algumas viagens maiores sem stress não fico descansado. A entrada nos VE foi para conseguir fazer o mesmo tipo de percursos que fazia anteriormente em 90% dos casos. Se, como dizem, poderei fazer mais que isso, ótimo.
Antes da compra o que verifiquei por exemplo em lisboa e que carregadores livres a funcionar é um mito. Sempre ocupados ou avariados.
Isso é muito relativo. Eu vivo em Lisboa e carrego os meus carros sempre na rede pública, geralmente à noite. É uma questão das zonas da cidade e das horas. Em horário de trabalho, as zonas centrais de Lisboa têm muita afluência de carros, logo os postos estão muitas vezes ocupados. É raro conseguir posto disponível na zona do arco do cego, mas ao pé de minha casa na zona oriental há dois ou três postos que durante o dia têm várias tomadas disponíveis, e à noitinha é que começam a encher de carros a carregar.
Mas muita gente, onde me incluo, usa os carregamentos na rede de PCNs pois são gratuitos. Se olharmos para a rede de PCRs em Lisboa, não é complicado arranjar uma carga rápida para depois poder voltar para a casa. Com a introdução dos pagamentos em PCNs será mais fácil encontrar lugares para carregar em Lisboa, embora continue a existir uma pressão maior do que em outros lugares do país devido ao elevado número de VEs que circulam diariamente nesta cidade.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”