Página 1 de 3

Comparativo BEV usados na faixa dos 20k€ a 25k€

Enviado: 09 jan 2020, 11:35
por brunoa
Bom dia,

Quando compramos o Rei Zoom, decidimos no dia 0 que, a partir do momento em que existisse uma limitação com a utilização do mesmo, pensaríamos dar o passo seguinte.

O mesmo aconteceu ontem, quando planeávamos o nosso mapa anual de atividades e estávamos a programar uma viagem de Alverca do Ribatejo para Moimenta da Beira (Distrito de Viseu), por altura da Pascoa e verificamos que a viagem era possível, mas com uma duração de aproximadamente 12h para um total de 385km. (referir que o Rei Zoom tem atualmente 14kWh disponíveis = 8 barras de saúde no display).

Assim sendo ficou presente que o carro continua a cumprir os seus trabalhos, mas já não na perfeição. 12h de viagem com 2 criança era tortura psicológica.

Assim sendo, começamos a pensar em dar o passo seguinte. O que na minha cabeça e dado as nossas limitações orçamentais seria um Hyundai Ioniq BEV 28kWh.

Toca de ir para a Web investigar com critérios de BEV até 30k€ e acabo de constatar que na realidade o Hyundai não é o único concorrente. o BMW i3 também se apresenta com argumentos válidos.

Questiona-me a minha companheira, e porque um Hyundai e não o BMW?

Acreditava eu que na minha cabeça a resposta seria rápida e bastante paradigmática, mas na realidade não aconteceu, não lhe fui capaz de dizer 1 ou 2 argumentos forte para colocar o i3 de lado.

Vejamos o i3 é marca Premium e apenas tem 4 lugares! Mas nós também só somos 4. Bagageira também não seria fator decisivo pois apenas existe uma diferença aproximada de 96lt entre os 2 modelos. perfil de carregamentos muito semelhantes.

A diferença teria de ser nos preços, km e idade. Mas nem por ai me safo pois numa pesquisa rápida ao mercado nacional EM MÉDIA os Ioniq tem 37.000km, são de 2017 e custam 27788€, já o i3 tem 24.000km, são de 2016 e custam 25.000€ (baterias comparáveis 28kWh e 94Ah).

Ou seja, se num primeiro momento pensei que bastaria encontrar o melhor negócio para o Hyundai, agora a incerteza paira.

Qual a vossa opinião!?!?!?

Re: Comparativo BEV usados na faixa dos 20k€ a 25k€

Enviado: 09 jan 2020, 11:38
por mafgod
Eu optaria entre esses dois o Ioniq sem pensar 2x.

E o Leaf40, está fora da equação?

Re: Comparativo BEV usados na faixa dos 20k€ a 25k€

Enviado: 09 jan 2020, 11:41
por brunoa
mafgod Escreveu:
09 jan 2020, 11:38
Eu optaria entre esses dois o Ioniq sem pensar 2x.

E o Leaf40, está fora da equação?
Porque o Ioniq, sem hesitar?

Enquanto a Nissan continuar a tratar os seus carros como Discount cars, sem controlo ativo de temperatura e com um pós-venda paupérrimo, não obrigado!

Re: Comparativo BEV usados na faixa dos 20k€ a 25k€

Enviado: 09 jan 2020, 11:55
por Nonnus
Eu também optaria pelo ioniq. É mais eficiente (senão o VE mais eficiente), tem manutenção mais barata (alguém que confirme os preços da BMW), é mais carro.

Existem dois grandes defensores do ioniq aqui no fórum que melhor que ninguém te podem dizer as mais valias do carro. E um, agora até tem um Tesla e continua a dizer que ioniq é o mais eficiente. Ter atenção que quando dizemos eficiência não é só o consumo é também a velocidade de carregamento em viagens grandes.

Re: Comparativo BEV usados na faixa dos 20k€ a 25k€

Enviado: 09 jan 2020, 12:07
por BrunoAlves
Ioniq sem qualquer dúvida. Maior garantia, maior, mais eficiente a velocidades altas, pneus de dimensões normais e baratos, aspecto normal,...

Re: Comparativo BEV usados na faixa dos 20k€ a 25k€

Enviado: 09 jan 2020, 12:14
por fernandinand
Ioniq sem qualquer dúvida ou ponderação...

Re: Comparativo BEV usados na faixa dos 20k€ a 25k€

Enviado: 09 jan 2020, 12:16
por brunoa
@Mafgod, @Nonnus e @BrunoAlves,

Agradeço o contributo.

Tinha esquecido a questão dos consumíveis e manutenções. Sendo mais favoráveis para o Hyundai.

Re: Comparativo BEV usados na faixa dos 20k€ a 25k€

Enviado: 09 jan 2020, 12:24
por sparrow
eu gosto de pensar fora da caixa....

o meu comentário é só para fazer-te pensar em coisas diferentes....

se o teu LEAF no dia a dia não te limita em nada e só as viagens de férias são mais limitativas....

se os 4 lugares e a bagageira do i3 também não eram problema....

porque não um opel ampera? andam à venda por 12-13k€, andas elétrico no teu dia a dia sem problemas e, ocasionalmente, gastas uns litros de gasolina para fazer as 3 ou 4 viagens de férias do ano. sem estar dependente de mobi-e e afins!

just saying...

Re: Comparativo BEV usados na faixa dos 20k€ a 25k€

Enviado: 09 jan 2020, 12:31
por clay
Não tendo nenhum, mas com essa dúvida, ia decididamente para o ioniq.
Pelas razões já aqui mencionadas!
Penso que (sem confirmação) as manutenções da Hyundai serão mais em conta que na BMW. Consumíveis idem! Tamanho dos pneus, tamanho do carro, eficiência, 5 lugares, interior muito mais apelativo e as portas todas com abertura “normal” (não sou fã do modo de abertura das portas traseiras do i3 nem com o acesso aos lugares traseiros).

Boa sorte com a decisão!

Cumps

Re: Comparativo BEV usados na faixa dos 20k€ a 25k€

Enviado: 09 jan 2020, 12:32
por brunoa
@sparrow,

Bem lembrado!

Se lá em cada eu sou a razão, a companheira é a emoção e ela adora o visual do i3.

Vou lhe enviar umas imagens o ampera/volt e ver a reação.

Agradecido pelo alcance mais alargado!