Compra de VE

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TiagoBraga
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Compra de VE

Mensagem por TiagoBraga » 22 fev 2020, 18:22

Boa tarde a todos,

Antes de mais quero agradecer a todos aqueles que me ajudaram aquando a minha apresentação á uns dias atrás.

Abro este tópico porque como referi na altura estou comprador de um VE e agora vem a parte mais difícil.
Foram várias as sugestões de veículos, sendo que agora vem a parte da escolha.
Delimitei um tecto máximo de 20k. Foi-me sugerido por algumas pessoas o Hyundai Ionic, que realmente gosto bastante mas às vezes temos de ser mais racionais e efectivamente acima deste valor já é muito difícil.

Deste modo reduzi as minhas escolhas a praticamente três VE's e gostava de, se possível, ler alguns argumentos de modo a ajudar na escolha. Tenho plena noção que no final a escolha será sempre minha mas com a vossa ajuda e experiência suponho que seja mais fácil chegar a uma conclusão.

Faço diariamente no percurso casa-trabalho-casa cerca de 100km. Mas cerca de 3 ou 4 vezes por semana esta distancia aumenta pois para além deste percurso ainda poderei fazer mais 80km. Ou seja, haverão dias que farei cerca de 180km num dia.

Passo então a listar as opções. (Outro tipo de veículos podem e devem ser sugeridos tendo em conta as características dos percursos que farei diariamente:

Renault Zoe 40;
Creio que para mim, o seu ponto mais forte será a autonomia, não obstante, existe a questão de às vezes não carregarem em certos locais. Para uma situação de emergência creio que também não têm carregamento rápido. (Corrijam me se estiver errado pff).

Nissan leaf 30:
Gosto do carro, confesso. Apesar de ter menos autonomia que o Zoe, dizem me que é mais fiável.
Penso que o facto de não terem arrefecimento das baterias também pode ser uma limitação apesar de não ter ainda encontrado relatos de sobreaquecimento destas.

Bmw i3 com o pack Rex:
Debato me com este carro. Gosto bastante da estética e das suas linhas. No entanto há a questão de não ser um eléctrico "puro". Dito isto, parece me que a Rex poderá dar jeito nos dias em que tenha de fazer mais que os 100km e não tenha oportunidade de carregar a bateria.
Por outro lado fala-se em revisões carotas e pneus também com um preço elevado.

E é isto amigos, neste momento estou com esta "dor de cabeça" 😅.
Faço uma menção para o Kia Soul, que só não entra aqui porque realmente não me apela á estética.

Se puderem/quiserem digam de vossa justiça.

Obrigado a todos.

Edit: tenho carregador no trabalho.

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migle
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Re: Compra de VE

Mensagem por migle » 23 fev 2020, 00:14

Acho que está bem informado acerca das 3 opções, os pontos fortes e fracos são esses. Sim, é pena não incluir o Soul, mas é uma decisão pessoal.

Que mais se pode dizer? Bem, se pode carregar no trabalho, então qualquer carro faz isso. Até vá, carregar no trabalho apenas nos dias dos 180km.
Os 180km para o Leaf, sem carregar no trabalho e envolvendo um bocado de autoestrada e no inverno, seria talvez puxado, obrigado a ser contido na velocidade. (para o Ioniq não, era questão de carregar a 100%)

A escolha é sua. Mas tanto dinheiro gasto em gasolina, justifica dar um pouco mais pelo eléctrico.
É para pessoas que fazem tantos kms que a racionalidade da opção é indiscutível.

Provavelmente está ainda a pensar que é um carro só para os dias de semana, e depois faz deslocações maiores com um carro de combustão.
O que acontece à maioria das pessoas é que gostam tanto da condução do eléctrico, da genica, conforto, etc, que depois o querem usar para tudo.

Para o dia a dia... não sei porque é que alguém não há de gostar do Leaf 30... só mesmo a questão desses 80km adicionais, que tipo de kms sáo?.. E esta preocupação apenas se ocorrer a situação de não poder carregar no trabalho (que se for o aeródromo, não devem faltar tomadas...)
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TiagoBraga
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Re: Compra de VE

Mensagem por TiagoBraga » 23 fev 2020, 09:22

migle Escreveu:
23 fev 2020, 00:14
Acho que está bem informado acerca das 3 opções, os pontos fortes e fracos são esses. Sim, é pena não incluir o Soul, mas é uma decisão pessoal.

Que mais se pode dizer? Bem, se pode carregar no trabalho, então qualquer carro faz isso. Até vá, carregar no trabalho apenas nos dias dos 180km.
Os 180km para o Leaf, sem carregar no trabalho e envolvendo um bocado de autoestrada e no inverno, seria talvez puxado, obrigado a ser contido na velocidade. (para o Ioniq não, era questão de carregar a 100%)

A escolha é sua. Mas tanto dinheiro gasto em gasolina, justifica dar um pouco mais pelo eléctrico.
É para pessoas que fazem tantos kms que a racionalidade da opção é indiscutível.

Provavelmente está ainda a pensar que é um carro só para os dias de semana, e depois faz deslocações maiores com um carro de combustão.
O que acontece à maioria das pessoas é que gostam tanto da condução do eléctrico, da genica, conforto, etc, que depois o querem usar para tudo.

Para o dia a dia... não sei porque é que alguém não há de gostar do Leaf 30... só mesmo a questão desses 80km adicionais, que tipo de kms sáo?.. E esta preocupação apenas se ocorrer a situação de não poder carregar no trabalho (que se for o aeródromo, não devem faltar tomadas...)
Obrigado pela resposta Migle.
A maioria dos km são feitos em AE. Para o trabalho é pela A2 - 25 Abril - A5 até Tires.
Nos dias dos 80km a mais, também é a autoestrada o trajecto mais utilizado, A33 para o Montijo e A2 para Setúbal.
O aeródromo para já tem 2 pontos de carregamento.
Sou bastante tranquilo nas velocidades, normalmente como saio sempre com tempo, tenho um andamento de 90/100kmh. É só por o CC e deixo ir. Às horas que entro e saio não apanho trânsito praticamente nenhum.

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Re: Compra de VE

Mensagem por pemifer » 24 fev 2020, 16:09

Esse tecto máximo é mesmo máximo dos máximos?
Tem este Leaf 40 por 22000.
Tem 100000kms, daí o preço, mas ainda tem muito para dar!
https://www.olx.pt/anuncio/nissan-leaf- ... Fm5K5.html

Mas por 20000 tem acesso a muita coisa.
Montes de Leafs 30.
Alguns vw e-golf e alguns kia e-soul...
Tudo carros com muita fiabilidade.

O melhor Leaf
https://www.olx.pt/anuncio/nissan-leaf- ... Fk68S.html
Ou este
https://www.olx.pt/anuncio/nissan-leaf- ... FbYa2.html

Não sei qual é a bateria deste e-golf, se for 28 ou 30, é interessante.
https://www.olx.pt/anuncio/vw-e-golf-vi ... EBm8e.html

Sei que não gosta mas pareceu-me interessante.
https://www.standvirtual.com/anuncio/ki ... ODeTm.html

De BMW não percebo nada não sei indicar um bom negócio, apenas sei que alguns REX têm dado problemas.
Penso que será mais fiável optar pela versão 100% elétrica.

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Re: Compra de VE

Mensagem por rimsilva » 24 fev 2020, 18:59

O meu conselho é que pense seriamente em gastar mais 2000€ a 3.000€ para chegar a um electrico que lhe dé muito mais garantias.

Falando do que conheço melhor, o i3, posso-lhe assegurar que um i3 94Ah revela muito melhor performance do que um de 60Ah em termos de autonomia e degradação da bateria, é o que aconselho sempre quando alguém está a ponderar um i3.
Um i3 60Ah REX terá no minimo 4 anos, com o evoluir da degradação, vai passar a depender cada vez mais do REX e gastar mais dinheiro em gasolina.

A solução REX apenas acho que faz sentido se o VE for carro único e mesmo assim um de 94Ah pode ser a melhor solução para 99% das situações e depois aluga um carro para o restante 1%.

Ao alargar o seu orçamento poderá chegar a outras opções também, como o Leaf 40 ou outro VE importado.

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Re: Compra de VE

Mensagem por migle » 24 fev 2020, 22:08

pemifer Escreveu:
24 fev 2020, 16:09
Não sei qual é a bateria deste e-golf, se for 28 ou 30, é interessante.
https://www.olx.pt/anuncio/vw-e-golf-vi ... EBm8e.html

Sei que não gosta mas pareceu-me interessante.
https://www.standvirtual.com/anuncio/ki ... ODeTm.html
Soul e Golf demasiado antigos. Não vejo vantagens em relação a um Leaf de 30.
O Golf de 31.5 é o de 2017 e o Soul de 31 também 2017.
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TiagoBraga
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Re: Compra de VE

Mensagem por TiagoBraga » 24 fev 2020, 23:06

pemifer Escreveu:
24 fev 2020, 16:09
Esse tecto máximo é mesmo máximo dos máximos?
Tem este Leaf 40 por 22000.
Tem 100000kms, daí o preço, mas ainda tem muito para dar!
https://www.olx.pt/anuncio/nissan-leaf- ... Fm5K5.html

Mas por 20000 tem acesso a muita coisa.
Montes de Leafs 30.
Alguns vw e-golf e alguns kia e-soul...
Tudo carros com muita fiabilidade.

O melhor Leaf
https://www.olx.pt/anuncio/nissan-leaf- ... Fk68S.html
Ou este
https://www.olx.pt/anuncio/nissan-leaf- ... FbYa2.html

Não sei qual é a bateria deste e-golf, se for 28 ou 30, é interessante.
https://www.olx.pt/anuncio/vw-e-golf-vi ... EBm8e.html

Sei que não gosta mas pareceu-me interessante.
https://www.standvirtual.com/anuncio/ki ... ODeTm.html

De BMW não percebo nada não sei indicar um bom negócio, apenas sei que alguns REX têm dado problemas.
Penso que será mais fiável optar pela versão 100% elétrica.
Boa noite, efectivamente os 20k são mesmo o limite. Sou bastante disciplinado no que toca a finanças e realmente não queria ultrapassar era barreira. Esse egolf não me parece mau não senhor, apesar de já ter cinco anos.
O Kia realmente não consigo adaptar a vista ao carro (opiniões 🤷🏻‍♂️). Pode ser que o vendo in Loco mude de opinião, já tem acontecido.

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Re: Compra de VE

Mensagem por TiagoBraga » 24 fev 2020, 23:08

rimsilva Escreveu:
24 fev 2020, 18:59
O meu conselho é que pense seriamente em gastar mais 2000€ a 3.000€ para chegar a um electrico que lhe dé muito mais garantias.

Falando do que conheço melhor, o i3, posso-lhe assegurar que um i3 94Ah revela muito melhor performance do que um de 60Ah em termos de autonomia e degradação da bateria, é o que aconselho sempre quando alguém está a ponderar um i3.
Um i3 60Ah REX terá no minimo 4 anos, com o evoluir da degradação, vai passar a depender cada vez mais do REX e gastar mais dinheiro em gasolina.

A solução REX apenas acho que faz sentido se o VE for carro único e mesmo assim um de 94Ah pode ser a melhor solução para 99% das situações e depois aluga um carro para o restante 1%.

Ao alargar o seu orçamento poderá chegar a outras opções também, como o Leaf 40 ou outro VE importado.
Infelizmente gastar mais umas coroas não passa nos planos. Se o pudesse fazer faria mais um esforço e ia buscar o Ionic que realmente gosto bastante.
Temos de "trabalhar" com o que há e neste momento o limite é este.
Vou estar atento aos i3 de 90Ah.

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Re: Compra de VE

Mensagem por TiagoBraga » 24 fev 2020, 23:19

Entretanto reparei neste, a ver se esta semana vou experimentar.

https://www.standvirtual.com/anuncio/ni ... 5cd1363851

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Re: Compra de VE

Mensagem por migle » 25 fev 2020, 01:11

TiagoBraga Escreveu:
24 fev 2020, 23:06
Esse egolf não me parece mau não senhor, apesar de já ter cinco anos.
Não, esse e-Golf não é nada interessante. Tem 24kWh de capacidade útil. Pelo padrão americano, faz 134km.
É como comparar um Leaf de 24 a um Leaf de 30, houve uma evolução muito substancial.
Pior, por ser um Golf, está a ser vendido a um preço de Leaf de 30.
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