PCR vs PCN, qual o mais barato?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por OCasal » 05 mai 2020, 23:15

Muito se tem falado sobre esta matérias em diferentes tópicos, por isso pareceu-me pertinente reunir as vossas opiniões e experiências.

Dos carregamentos que fiz em PCN's que já cobram, ficou sempre mais caro do que abastecer a mesma energia num PCR. A única vantagem é que o carro ficou pronto para seguir viagem, sem ter que fazer mais desvios.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por BrunoAlves » 05 mai 2020, 23:57

Depende muito, diria eu.

Em média, o PCN será mais barato porque muitas vezes é gratuito. Tenderá a acabar, mas por enquanto é uma realidade que não podemos ignorar.

Considerando só utilizações pagas, continua a depender :mrgreen:
Quem tiver um carro com carregador monofásico não pode usar PCNs de 11kW ou 22kW. Ponto, não pode, tem de saber fazer contas. A menos que seja uma emergência ou que o posto seja particularmente barato, não pode. O problema é que PCNs de 3,6 ou 7,2kW mal existem :(
Quem carregar a 22kW pode usar qualquer posto, a qualquer preço (se escolher bem o CEME então ainda melhor).

Eu por exemplo carrego a 22kW AC até acima de 90%. Mas como a minha bateria é de 350V, em DC estou muito tempo a carregar nos 30 e picos kW. Como o custo do OPC nos PCR é mais do dobro em PCN, é-me muito mais caro o PCR. No ioniq (máquina do demo!) era exactamente ao contrário.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por beme83 » 06 mai 2020, 12:27

Com a cobrança ao minuto em muitos casos a ser metade do valor pago por minuto do PCR na maioria dos casos o PCN torna se mais caros, exceptuando-se os gratuitos.
O problema que se apresenta é a estupidez do CEME e OPC o que faz duplicar as margens, sabemos perfeitamente que quanto mais intervenientes tivermos no processo mais se vai pagar. Era lindo obrigar num posto de combustivel a separar as operações de exploração das bombas e venda de combustivel e ainda que todos os operadores pudessem vender o seu combustivel ao mesmo tempo....

O maior problema dos preços está aí mesmo é a existência de demasiados custos intermédios desnecessários. simples e prático era eu instalo exploro e faturo on the spot via app ou contact less ou como noutros sistemas via MB no próprio equipamento se quisesse mais hardware. Simples prático e mais barato
Última edição por beme83 em 06 mai 2020, 18:57, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por BrunoAlves » 06 mai 2020, 14:16

Sim, eu concordo perfeitamente que o modelo é o problema. Mas é o que temos e, infelizmente, não parece ir a lado nenhum :(
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Mensagens: 1582
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por civic » 06 mai 2020, 14:43

beme83 Escreveu:
06 mai 2020, 12:27
Com a cobrança ao minuto em muitos casos a ser metade do valor pago por minuto do PCR na maioria dos casos o PCN torna se mais caros, exceputando-se os gratuitos.
O problema que se apresenta é a estupidez do CEME e OPC o que faz duplicar as margens, sabemos perfeitamente que quanto mais intervenientes tivermos no processo mais se vai pagar. Era lindo obrigar num posto de combustivel a separar as operações de exploração das bombas e venda de combustivel e ainda que todos os operadores pudessem vender o seu combustivel ao mesmo tempo....

O maior problema dos preços está aí mesmo é a existência de demasiados custos intermédios desnecessários. simples e prático era eu instalo exploro e faturo on the spot via app ou contact less ou como noutros sistemas via MB no próprio equipamento se quisesse mais hardware. Simples prático e mais barato
Olha, dás o exemplo das bombas de combustiveis, mas não será o melhor exemplo, pois é sabido que mais de metade do que se paga não é para combustiveis nem sequer para lucro dos intervenientes.
Se nos combustiveis separassem todas as parcelas não sei se não seria mais complicado do que nestas coisas dos carregadores de EVs. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
40 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por beme83 » 06 mai 2020, 18:59

civic Escreveu:
06 mai 2020, 14:43
beme83 Escreveu:
06 mai 2020, 12:27
Com a cobrança ao minuto em muitos casos a ser metade do valor pago por minuto do PCR na maioria dos casos o PCN torna se mais caros, exceputando-se os gratuitos.
O problema que se apresenta é a estupidez do CEME e OPC o que faz duplicar as margens, sabemos perfeitamente que quanto mais intervenientes tivermos no processo mais se vai pagar. Era lindo obrigar num posto de combustivel a separar as operações de exploração das bombas e venda de combustivel e ainda que todos os operadores pudessem vender o seu combustivel ao mesmo tempo....

O maior problema dos preços está aí mesmo é a existência de demasiados custos intermédios desnecessários. simples e prático era eu instalo exploro e faturo on the spot via app ou contact less ou como noutros sistemas via MB no próprio equipamento se quisesse mais hardware. Simples prático e mais barato
Olha, dás o exemplo das bombas de combustiveis, mas não será o melhor exemplo, pois é sabido que mais de metade do que se paga não é para combustiveis nem sequer para lucro dos intervenientes.
Se nos combustiveis separassem todas as parcelas não sei se não seria mais complicado do que nestas coisas dos carregadores de EVs. ;)
Não vale a pena confundir Impostos e preço do serviço pois isso também acontece na mobilidade elétrica pois tens TAR e IVA que correspondem a 70% do preço do KWh no CEME e o IVA está sempre à parte nas contas. Sejamos corretos e comparemos maçãs com maçãs. Acho que a maioria percebe que o modelo usado em PT é dos mais esquisitos e complicados.

LFN
Mensagens: 395
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por LFN » 06 mai 2020, 23:46

O modeo não é só complicado: é um modelo que garante o negócio dos comercializadores de energia e mete o investimento e o risco todo do lado dos operadores. Depois queixamo-nos de que a rede progride lentamente...pois... :doh:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por rimsilva » 08 mai 2020, 11:54

LFN Escreveu:
06 mai 2020, 23:46
O modeo não é só complicado: é um modelo que garante o negócio dos comercializadores de energia e mete o investimento e o risco todo do lado dos operadores. Depois queixamo-nos de que a rede progride lentamente...pois... :doh:
Sem duvida, em minha opinião quem menos é afectado por esta situação ridicula e unica no mundo, é a Prio, com a instalação de carregadores nas suas estações de serviço e sendo CEME, consegue um pouca mais de independência.

Considero a questão deste tópico curiosa e que nem deveria existir, mas a verdade é que em Portugal faz todo o sentido.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por rnlcarlov » 08 mai 2020, 15:56

rimsilva Escreveu:
08 mai 2020, 11:54
Considero a questão deste tópico curiosa e que nem deveria existir, mas a verdade é que em Portugal faz todo o sentido.
Não é só Portugal, já que há alguns PCNs em Espanha com preços de arrancar o cabelo. PCNs de 22kW a levarem 10€/hora numa zona com extrema falta de carregadores (Nerja).
Mas dentro de uma operadora que tem tanto PCRs como PCNs nota-se uma diferença. Temos por exemplo a Easycharger, que coloca PCNs ao lado de PCRs. Nos rápidos leva 0,30€/kWh e nos lentos 0,20€/kWh.

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por beme83 » 09 mai 2020, 11:51

rnlcarlov Escreveu:
08 mai 2020, 15:56
rimsilva Escreveu:
08 mai 2020, 11:54
Considero a questão deste tópico curiosa e que nem deveria existir, mas a verdade é que em Portugal faz todo o sentido.
Não é só Portugal, já que há alguns PCNs em Espanha com preços de arrancar o cabelo. PCNs de 22kW a levarem 10€/hora numa zona com extrema falta de carregadores (Nerja).
Mas dentro de uma operadora que tem tanto PCRs como PCNs nota-se uma diferença. Temos por exemplo a Easycharger, que coloca PCNs ao lado de PCRs. Nos rápidos leva 0,30€/kWh e nos lentos 0,20€/kWh.
Nos rápidos 0,30€/kWh e nos lentos 0,20€/kWh é perfeitamente aceitável e de certeza já com IVA incluido nesses valores. Penso que esse será o valor ideal para os Carregamentos fora de casa

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”