PCR vs PCN, qual o mais barato?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por rnlcarlov » 09 mai 2020, 16:00

beme83 Escreveu:
09 mai 2020, 11:51
Nos rápidos 0,30€/kWh e nos lentos 0,20€/kWh é perfeitamente aceitável e de certeza já com IVA incluido nesses valores. Penso que esse será o valor ideal para os Carregamentos fora de casa
Iberdrola usa valores semelhantes para os PCRs. PCNs não sei pois não os colocam ao lado dos PCRs. Aos poucos a rede destes dois está-se a expandir, de forma a conseguirmos evitar a IBIL e a Endesa, que são mais careiros do que nos nossos PCRs.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por rimsilva » 10 mai 2020, 13:41

rnlcarlov Escreveu:
08 mai 2020, 15:56
rimsilva Escreveu:
08 mai 2020, 11:54
Considero a questão deste tópico curiosa e que nem deveria existir, mas a verdade é que em Portugal faz todo o sentido.
Não é só Portugal, já que há alguns PCNs em Espanha com preços de arrancar o cabelo. PCNs de 22kW a levarem 10€/hora numa zona com extrema falta de carregadores (Nerja).
Mas dentro de uma operadora que tem tanto PCRs como PCNs nota-se uma diferença. Temos por exemplo a Easycharger, que coloca PCNs ao lado de PCRs. Nos rápidos leva 0,30€/kWh e nos lentos 0,20€/kWh.
Eu falei em termos genéricos, pensando na maioria dos casos.

É natural que em Espanha, França e até outros países se possam encontrar casos de preços desajustados, no entanto o que eu quero destacar é que em Portugal, onde nem sequer temos uma actividade comercial a 100%, dos poucos PCN que são pagos, já vemos muitos casos de preços completamente absurdos, o que não nos dá muitas garantias para o futuro e daí o meu "receio" em relação a este aspecto.

Se na Europa temos essas situações, também temos outras boas situações (essa da Easycharger, é excelente) ou por exemplo os planos mensais de carregamento que te permitem carregar a um preço mais mais PCR (do que os carregamentos ad-hoc) e ter caregamentos gratis ilimitados em PCN's, talvez se possa evoluir nesse sentido em Portugal, veremos.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por rnlcarlov » 10 mai 2020, 16:13

rimsilva Escreveu:
10 mai 2020, 13:41
ou por exemplo os planos mensais de carregamento que te permitem carregar a um preço mais mais PCR (do que os carregamentos ad-hoc) e ter caregamentos gratis ilimitados em PCN's, talvez se possa evoluir nesse sentido em Portugal, veremos.
Enquanto houver CEME e OPC parece-me bastante complicado. O que a easycharger e a iberdrola mostram é uma única entidade ser responsável pelo preço do PCR possibilita melhores preços. Claro que depois tem o revés de ter um app para cada operador, mas para mim isso nem é moça, desde que funcionem.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por rimsilva » 11 mai 2020, 09:05

rnlcarlov Escreveu:
10 mai 2020, 16:13
rimsilva Escreveu:
10 mai 2020, 13:41
ou por exemplo os planos mensais de carregamento que te permitem carregar a um preço mais mais PCR (do que os carregamentos ad-hoc) e ter caregamentos gratis ilimitados em PCN's, talvez se possa evoluir nesse sentido em Portugal, veremos.
Enquanto houver CEME e OPC parece-me bastante complicado. O que a easycharger e a iberdrola mostram é uma única entidade ser responsável pelo preço do PCR possibilita melhores preços. Claro que depois tem o revés de ter um app para cada operador, mas para mim isso nem é moça, desde que funcionem.
Claramente e depois em Portugal uma das grandes vantagens do modelo "mobi.e" era termos milhares de operadores, mas 1 cartão, 1 aplicação, etc...

Só que decidiram inventar a roda e criaram a figura do CEME, que já todos sabemos o que representa....

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por BrunoFonseca » 15 mai 2020, 17:58

rimsilva Escreveu:
08 mai 2020, 11:54
LFN Escreveu:
06 mai 2020, 23:46
O modeo não é só complicado: é um modelo que garante o negócio dos comercializadores de energia e mete o investimento e o risco todo do lado dos operadores. Depois queixamo-nos de que a rede progride lentamente...pois... :doh:
Sem duvida, em minha opinião quem menos é afectado por esta situação ridicula e unica no mundo, é a Prio, com a instalação de carregadores nas suas estações de serviço e sendo CEME, consegue um pouca mais de independência.

Considero a questão deste tópico curiosa e que nem deveria existir, mas a verdade é que em Portugal faz todo o sentido.
Porquê só a Prio?
A Galp tem bombas de combustivel, é CEME e OPC
A EDP não tem bombas, mas tem uma parceria com a BP
...

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por BrunoFonseca » 15 mai 2020, 18:06

rnlcarlov Escreveu:
10 mai 2020, 16:13
rimsilva Escreveu:
10 mai 2020, 13:41
ou por exemplo os planos mensais de carregamento que te permitem carregar a um preço mais mais PCR (do que os carregamentos ad-hoc) e ter caregamentos gratis ilimitados em PCN's, talvez se possa evoluir nesse sentido em Portugal, veremos.
Enquanto houver CEME e OPC parece-me bastante complicado. O que a easycharger e a iberdrola mostram é uma única entidade ser responsável pelo preço do PCR possibilita melhores preços. Claro que depois tem o revés de ter um app para cada operador, mas para mim isso nem é moça, desde que funcionem.
O problema reside nos custos de investimento inicial.
A confusão do modelo em Portugal seria contornável com uma solução tipo a Fastned, com a colocação de uma cancela à entrada, activada por uma App ou mesmo com um sistema tão simples como os de acesso a parques de estacionamento.

Infelizmente o investimento na ME baseia-se e valores baixíssimos como 2,5k€ por PNC ou 30k€ por PCR.
Fica a pergunta: quanto custa criar uma Estação de Serviço (Bomba de combustíveis) como as que vemos por exemplo na 2ªCircular? É desse tipo de investimento que necessitamos na ME, e isso, não é culpa do modelo.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por rimsilva » 15 mai 2020, 18:28

BrunoFonseca Escreveu:
15 mai 2020, 17:58
rimsilva Escreveu:
08 mai 2020, 11:54
LFN Escreveu:
06 mai 2020, 23:46
O modeo não é só complicado: é um modelo que garante o negócio dos comercializadores de energia e mete o investimento e o risco todo do lado dos operadores. Depois queixamo-nos de que a rede progride lentamente...pois... :doh:
Sem duvida, em minha opinião quem menos é afectado por esta situação ridicula e unica no mundo, é a Prio, com a instalação de carregadores nas suas estações de serviço e sendo CEME, consegue um pouca mais de independência.

Considero a questão deste tópico curiosa e que nem deveria existir, mas a verdade é que em Portugal faz todo o sentido.
Porquê só a Prio?
A Galp tem bombas de combustivel, é CEME e OPC
A EDP não tem bombas, mas tem uma parceria com a BP
...
Parcerias não é o mesmo do que ter as suas próprias estações de serviço, na A1 a BP já teve essa parceria com a KLC.

A Galp é claro que tem as mesmas condições que a Prio, falta-lhe é vontade.... Em 2017 falavam em 60 postos a instalar no ano seguinte, hoje nem metade deve ter, oxála que mude de estratégia....

Referi a Prio porque, mesmo depois de ter sido muito prejudicada no concurso dos PCR's de cidade e não ter alinhado nas exigências da mobi.e na reparação dos postos da rede piloto, está desde o ano passado a seguir o seu caminho de forma "independente" e singular na instalação de PCRs e PCN no mesmo local, neste ritmo se tivesse ES nas AE, seriam excelente.

Relativamente ao investimento de certeza que os operadores estariam dispostos a investir mais se não tivessem logo à cabela hipotecada uma parcela do rendimento nos carregamentos, que ficam do lado do CEME e isso é sem qualquer duvida algo que consequência deste modelo.

Por isso é que alguns operadores também são CEME desde o inicio e outros (KLC) passaram a ser mais tarde (na tentativa de alargar a fatia do lucro), mas não é a mesma coisa, porque ficam dependentes das escolhas dos utilizadores.

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por BrunoFonseca » 15 mai 2020, 18:44

rimsilva Escreveu:
15 mai 2020, 18:28

Parcerias não é o mesmo do que ter as suas próprias estações de serviço, na A1 a BP já teve essa parceria com a KLC.

A Galp é claro que tem as mesmas condições que a Prio, falta-lhe é vontade.... Em 2017 falavam em 60 postos a instalar no ano seguinte, hoje nem metade deve ter, oxála que mude de estratégia....

Referi a Prio porque, mesmo depois de ter sido muito prejudicada no concurso dos PCR's de cidade e não ter alinhado nas exigências da mobi.e na reparação dos postos da rede piloto, está desde o ano passado a seguir o seu caminho de forma "independente" e singular na instalação de PCRs e PCN no mesmo local, neste ritmo se tivesse ES nas AE, seriam excelente.

Relativamente ao investimento de certeza que os operadores estariam dispostos a investir mais se não tivessem logo à cabela hipotecada uma parcela do rendimento nos carregamentos, que ficam do lado do CEME e isso é sem qualquer duvida algo que consequência deste modelo.

Por isso é que alguns operadores também são CEME desde o inicio e outros (KLC) passaram a ser mais tarde (na tentativa de alargar a fatia do lucro), mas não é a mesma coisa, porque ficam dependentes das escolhas dos utilizadores.
Lista de CEME / OPC: https://www.mobie.pt/operators/operator ... cus-target
Para além das já faladas Prio e Galp, ainda tens a Repsol e a Cepsa. Dos grandes player em Portugal falta quem? BP que tem parceria muito antiga com a EDP e Pingo Doce (Tal como a Galp tem com a Sonae/Continente)

Para estes players como Prio, Galp, Repsol, Cepsa, EDP, e tendo real interesse na ME (que tenho dúvidas) o investimento não deveria ser feito PCN aqui PCR ali, mas estruturas com real valor, como a referida Fastned ou mesmo os site dos Superchargers. Basta uma cancela e tens o modelo contornado!

Quanto Galp, já se nota algum investimento. PCN nos Modelo/Continentes e PCR em muitas bombas de combustível (ver lista de tarifários no site da mobie). Acredito mesmo que a Galp seja neste momento o OPC com mais PCR em Portugal.

Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 861
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de fabrico: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por t3lmo » 15 mai 2020, 22:39

BrunoFonseca Escreveu:
15 mai 2020, 18:44
Quanto Galp, já se nota algum investimento. PCN nos Modelo/Continentes e PCR em muitas bombas de combustível (ver lista de tarifários no site da mobie). Acredito mesmo que a Galp seja neste momento o OPC com mais PCR em Portugal.
PCR:
  • Galp, 86
  • EDP, 26
  • Mobiletric, 29
  • Prio, 25
  • KLC, 21
  • PowerDOT, 18
Acho que se percebe melhor assim.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km

civic
Mensagens: 1577
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Mensagem por civic » 16 mai 2020, 18:35

E com isto hoje está tudo em baixo. :?
Nissan LEAF 2018 40kWh
146 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
37 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”