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Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Enviado: 18 mai 2020, 10:28
por rimsilva
BrunoFonseca Escreveu:
15 mai 2020, 18:44

Lista de CEME / OPC: https://www.mobie.pt/operators/operator ... cus-target
Para além das já faladas Prio e Galp, ainda tens a Repsol e a Cepsa. Dos grandes player em Portugal falta quem? BP que tem parceria muito antiga com a EDP e Pingo Doce (Tal como a Galp tem com a Sonae/Continente)

Para estes players como Prio, Galp, Repsol, Cepsa, EDP, e tendo real interesse na ME (que tenho dúvidas) o investimento não deveria ser feito PCN aqui PCR ali, mas estruturas com real valor, como a referida Fastned ou mesmo os site dos Superchargers. Basta uma cancela e tens o modelo contornado!

Quanto Galp, já se nota algum investimento. PCN nos Modelo/Continentes e PCR em muitas bombas de combustível (ver lista de tarifários no site da mobie). Acredito mesmo que a Galp seja neste momento o OPC com mais PCR em Portugal.
Apesar de não consultar a lista há algum tempo, o crescente numero de OPC/CEME confirma o que escrevi e que só demonstra que este é um modelo que prejudica os OPC e por isso também se tornam CEME's. (por exemplo a REPSOL já estará a antecipar a chegada da Ionity, uma vez que até agora os seus postos de abastecimento têm sobretudo postos EDP).

Quanto ao investimento sendo estas entidades privadas, o que as move é o lucro, por isso se o modelo é complicado e pouco atrativo é natural que só instalem um posto aqui e outro ali, bem melhor do que não instalar nenhum, como é o caso de empresas estrangeiras que desistiram de instalar postos em Portugal (quem falha aqui é o estado que não garante uma rede nacional, por si só ou incentivando os privados).

O Basta uma cancela também não será assim tão simples, porque pegando no exemplo da Tesla, não deverá ser por acaso que ainda não cobra os carregamentos.
Além das cancelas há outras situações, como avenças de estacionamento que incluem carregamentos de VE ilimitados ou até fatuas de carregamentos, mesmo antes da fase comercial, etc...
Não é uma cancela que vai mudar o principio de uma atividade, o intuito deste modelo foi manter o lobby da venda de energia mais controlado, a venda de energia não muda se há cancela ou não.
No entender uma lei errada, corrigi-se, não se contorna, mas também estamos habiuados a este tipo de situações em Portugal.

Quando me referi à Prio, foi muito no sentido da "qualidade" e não tanto em quantidade, ou seja, a instalação de PCR e PCN no mesmo local (há muito poucos outros casos destes) e também por acompanhar perto de casa a construção de uma estação de serviço da Prio, que inclui um posto de carregamento também.
Não tendo tantos postos de abastecimento como outras gasolineiras, sobretudo em AE, é normal que o numero final seja inferior, o que não diminui o mérito do que referi anteriormente.
Continuamos a ver instalação de postos rápidos em Lisboa, Porto, Faro e pouco mais, o que não é mau obviamento, mas continua a faltar o essencial, que é uma rede nacional.

Espero que essa estatistica de PCR's não tenha como fonte a mobi.e, porque já todos sabemos o que isso representa.

Na lista de postos de maio, aparecem 44 PCR da Galpgeste e Galp Power, muito longe dos 86, se estão em instalação é bom sinal, mas só confirma o que referi anteriormente.

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Enviado: 21 mai 2020, 20:44
por migle
:lol:
O título deste tópico é muito engraçado! :lol:

:(
Mas não, é muito triste...

Re: PCR vs PCN, qual o mais barato?

Enviado: 22 mai 2020, 09:05
por OCasal
A discussão está interessante, mas o que verdadeiramente importa destacar é que infelizmente, na generalidade, carregar em PCN é extremamente caro onde já é a pagar! Ao ponto de ser ainda mais caro do que nos PCR! E o resultado está à vista, ficam ao abandono!