Taxas sobre veículos eléctricos

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Taxas sobre veículos eléctricos

Mensagem por Nonnus » 07 mai 2020, 09:29

Todos sabíamos que era uma questão de tempo até aparecerem os impostos sobre os VE´s.

Numa altura como a que estamos a passar o governo tem de ir buscar dinheiro algum lado, os VE´s é terreno fértil para novos impostos.

É só mais uma pedra na engrenagem da mobilidade eléctrica.

https://eco.sapo.pt/2020/05/07/infraest ... nacionais/
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Taxas sobre veículos eléctricos

Mensagem por BrunoAlves » 07 mai 2020, 09:59

Eu só fico surpreendido porque pensava que era para isso que servia o IUC. Esse mais cedo ou mais tarde iremos pagar, e até será justo.
Mas então o imposto único de circulação não é único, há outro imposto colocado nos combustíveis para o mesmo fim?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: Taxas sobre veículos eléctricos

Mensagem por fernandinand » 07 mai 2020, 10:47

Pelo que percebi da notícia, este será específico para o buraco negro da IP (dizem que é para pagar a utilização das infraestruturas, mas todo a gente sabe bem para o que é :liar: )

Uma coisa é certa, com a crise q se avizinha e a necessidade de 'pagar o prejuízo' este será apenas o início da 'festa':
- Fim da isenção (dedução a 100%) de IVA na aquisição
- Fim da isenção do ISV
- Fim da isenção do IUC
- Taxa análoga ao ISP para carregamento dos eléctricos

Provavelmente ainda me deve estar a escapar algum, mas estes serão mais do que certos...

O problema disto tudo é que estas taxinhas nos vão ser apresentadas como 'temporárias' mas todos já sabemos que de temporárias nada têm... :liar: :liar:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Taxas sobre veículos eléctricos

Mensagem por BrunoAlves » 07 mai 2020, 10:55

Isso é futurologia (e um bocadinho teoria da conspiração :mrgreen: ), se bem que eu concordo com o fim da dedução do IVA e do fundo ambiental porque são discriminatórios.
Esse dinheiro aplicado numa rede de carregamento dava para ter postos nas aldeias mais remotas do país, mantidos e a brilhar, reluzentes 8-)

Voltando à questão da IP, continuo sem perceber qual é o imposto adicional e como é que não é o IUC a suportar isso
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

jart
Mensagens: 133
Registado: 27 jan 2016, 15:34
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Taxas sobre veículos eléctricos

Mensagem por jart » 07 mai 2020, 11:10

Também acho que não é necessária uma taxa especial para os VEs quando já há o IUC desde que bem calibrado nos valores.

Já agora um aparte já que estamos a falar em taxas para os VEs. E porque não umas portagens nas auto-estradas e scuts com um valor um pouco mais baixo até que todas as áreas de serviço também tivessem PCRs. Se os ICEs podem abastecer de combustível, porque é que os VEs não se pagam o mesmo valor de portagens.
Tesla Model 3 SR+ branco entregue em 2020-03-19

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Taxas sobre veículos eléctricos

Mensagem por cfvp » 07 mai 2020, 14:26

BrunoAlves Escreveu:
07 mai 2020, 09:59
Eu só fico surpreendido porque pensava que era para isso que servia o IUC. Esse mais cedo ou mais tarde iremos pagar, e até será justo.
Não percebo porque é justo. Supostamente o IUC não é um imposto relacionado com o ambiente? Como é que um VE, na sua utilização, prejudica o ambiente?

Se quiserem fazer outro imposto ou dar-lhe outra designação tudo bem, mas como está para mim não faz sentido cobrar o IUC a um VE. Além disso, a forma de cobrar aos veículos a combustão também não concordo muito, porque não pagamos por km, mas sim pelo carro. Se eu tiver um carro com muitas emissões de CO2 mas andar com ele 1x por ano, porque é que vou pagar mais de IUC comparativamente com um com menos emissões mas que anda todos os dias?
Adicionalmente os veículos mais antigos (que normalmente poluem mais) pagam menos. :lol: Nota-se que é mesmo pelo ambiente. :roll:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Taxas sobre veículos eléctricos

Mensagem por BrunoAlves » 07 mai 2020, 14:29

Não é essa a leitura que eu faço do imposto. É o que se paga pela utilização das estradas públicas e que têm uma penalização pela poluição.
Eu acho justo pagar a taxa relativa à utilização das estradas, naturalmente sem a componente da poluição ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1637
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Taxas sobre veículos eléctricos

Mensagem por cfvp » 07 mai 2020, 14:49

Pelo uso das estradas até percebo, mas não entendo o que tem a ver com a poluição, o CO2 e a cilindrada dos automóveis. :think:
Idealmente deveria cobrar-se pelos kms feitos, mas percebo que seja mais complicado.

Edit: Quero dizer, pensando melhor, é pelo o facto de existirem estradas e isso ser prejudicial ao ambiente? Desse ponto de vista até concordo. Ainda assim o IUC para um VE, que é o minimo (€90), é injusto, tendo em conta que há veículos a combustão a pagar €30.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Taxas sobre veículos eléctricos

Mensagem por BrunoAlves » 07 mai 2020, 15:11

São as tais penalizações ao valor base.
O valor base é a utilização das estradas. Depois são as penalizações. Na minha opinião é justo que os VE paguem o valor base. Esta é a minha leitura do IUC.
Edit: também não me chocava se VEs mais potentes pagassem mais do que outros menos potentes, um pouco (mas não exactamente) como a cilindrada penaliza nos ICE.

Claro que o facto de os carros antigos pagarem menos é errado neste ponto de vista, mas isso não é "relevante" para esta comparação: esses carros pagam pouco porque pagavam pouco e quando o imposto foi recalculado não era justo pagarem 5x mais de um ano para o outro. Pode não ser correcto, mas tem um motivo "histórico" :mrgreen:

Em relação à cobrança por km, claro que isso é muito difícil de implementar. Mas fazendo um paralelismo, "toda a gente" gaba o sistema de portagens da Suíça por ser um valor único e cá critica-se por pagar ao km :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Taxas sobre veículos eléctricos

Mensagem por mjr » 07 mai 2020, 15:28

Se fosse pelo uso das estradas e imputado aos danos que cada veículo causa, 99% dos impostos seria pago pelos veículos pesados. Há um estudo americano em que um veículo pesado faz mais danos que 10 MIL veículos ligeiros!

O justo seria um imposto de circulação proporcional ao peso e aos km percorridos num ano, mas isso é de difícil implementação.

A minha opinião é que gradualmente devem aumentar os impostos sobre os ICE para compensar a perda de receita, e só quando a cota de mercado dos VE for elevada (eu diria acima de 50%) é que progressivamente também estes deverão começar a pagar IUC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”