Taxas sobre veículos eléctricos

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Taxas sobre veículos eléctricos

Mensagem por BrunoAlves » 07 mai 2020, 17:13

Sim, a cota de eléctricos ainda é pouco expressiva. A minha curiosidade (no âmbito do post original) continua a ser perceber que contribuição é esta para a IP e porque é que isso não vem do IUC.
mjr Escreveu:
07 mai 2020, 15:28
Se fosse pelo uso das estradas e imputado aos danos que cada veículo causa, 99% dos impostos seria pago pelos veículos pesados
Acredito (pura especulação) que sejam custos pagos por toda a gente independentemente do seu contributo para a necessidade. Mal comparando, como as despesas de saúde, não se desconta mais por ir mais ou menos vezes ao hospital
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2962
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Taxas sobre veículos eléctricos

Mensagem por Nonnus » 07 mai 2020, 17:14

Eu estive a ler os vossos comentários e surgiu-me aqui algumas dúvidas. Não sei se concordo que devemos pagar os mesmo impostos que os ICE´s, ou melhor ainda, de maneira igual, se não vejamos.

Todos nós sabemos que os VE´s gastam menos pneus, gastam menos pastilhas, não tem correias e não gastam a mesma quantidade e tipos de óleos. No entanto não há nenhuma benesse e, se ficarmos a pagar o mesmo valor e numero de imposto que um ICE então é que deixa de haver qualquer atractivo para um VE, visto que na compra é mais caro.

Podem dizer, mas já és beneficiado porque os pneus duram 80000km as pastilhas 160000km, não compras correias, discos de embraiagem, óleos e filtros, portanto na vida do carro vais poupar muito dinheiro. Mas depois pago os mesmos impostos que os carros que durante a sua vida gastam isto tudo prejudicando o meio ambiente. Na maioria das vezes quando se fala de VE´s esta questão das peças de desgaste nunca é mencionada e só se dá ênfase ao combustível versus baterias!

Eu concordo que se paguem impostos, agora, coisas diferentes tem de ser tratadas de maneira diferente. Se os pneus do meu carro duram mais, isto quer dizer que também provocam menos desgaste na via! Então porque é que tenho que pagar o mesmo que um ICE?

Eu sei que isto não é de solução fácil e se me estou a explicar bem e faz sentido.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Taxas sobre veículos eléctricos

Mensagem por rimsilva » 08 mai 2020, 09:36

Essas observações fazem sentido, mas a meu ver, falta no entanto o maior "beneficio" que ninguém nos tira, que é ter a nossa própria "estação de serviço" em casa.

Eu sei que há muita gente que não tem garagem, mas poderá sempre haver uma alternativa, noutro local onde se possa ter aesso a uma tomada.

De qualquer forma o futuro obrigará a uma mudança para eléctrico. Podem terminar todos os incentivos, serem apliqadas taxas sobre os VE's, etc... desde que a alternativa a combustão seja ainda mais penalizada.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”