PCR's 50KW adequados actualmente?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

PCR's 50KW adequados actualmente?

Mensagem por OCasal » 12 mai 2020, 14:20

Na minha opinião sim, não olhando para os VE'S como veículos a utilizar em longos cursos, servem para recuperar a energia suficiente, quando a carga inicial não chega para concluir um percurso do dia a dia. Num mk1 fiz cerca de 200km, coloquei à carga 2 vezes, gastei apenas 10 minutos em cada carga!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: PCR's 50KW adequados actualmente?

Mensagem por BrunoAlves » 12 mai 2020, 23:10

Chega enquanto não há mais.

Claro que é bom. Mas depende sempre do que se está a fazer.
Cheguei a fazer 4 CR seguidas no ioniq, que carrega que nem um animal :mrgreen: A partir da terceira, incluída, já quaisquer 5min adicionais ao xixi são isso mesmo, 5min adicionais..

E um pouco como qualquer potência de carregamento. No Leaf carregava a 3,6kW e era suficiente. No ioniq 7kW era espectacular. Mas agora 22kW... Nem sei como é que não é obrigatório :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: PCR's 50KW adequados actualmente?

Mensagem por rnlcarlov » 13 mai 2020, 13:07

O máximo de CRs que fiz seguidas com o Ioniq foram 3, para fazer os 700km desde Tarifa até Lisboa. Onde carreguei mais lento foi na IBIL de Sevilha que não bombava um pouco abaixo dos 125A (que era muito bom comparado com os 70A da IBIL de Málaga).
Se no percurso houvesse mais um PCR provavelmente teria usado, para poder fazer Sevilha-Loulé um pouco mais rápido que os 100km/h que usei na maior parte desse troço.

Com essas 3 CR não me senti que perdi muito tempo a carregar no total da viagem. Claro que seria bom poder carregar a 60 e tal kWs, mas os postos atuais já dão para uma viagem destas. Mesmo com o ICE no ano anterior, não fiz mais do que essa distância seguida pois era muito cansativo de qualquer forma.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: PCR's 50KW adequados actualmente?

Mensagem por mjr » 13 mai 2020, 13:43

Nesta fase eu diria que desenrasca mas não é o ideal.

Começam a aparecer muitos VE que podem carregar acima de 125A, encabeçados pelo TM3 que suporta mais de 500A. Depois de carregar a 150kW num veículo eficiente ficamos “viciados”. Um xixi mais café de 10 minutos permite fazer mais 150km a 120km/h, o que é quase perfeito.

Para ser virtualmente igual a um ICE, 300kW num carro eficiente serão suficientes, ou seja 300km a 120km/h em 10 minutos de carga.

50 kW são 50km em 10 minutos. Basicamente dá para chegar ao próximo posto, coisa que já fiz várias vezes no Leaf 24!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: PCR's 50KW adequados actualmente?

Mensagem por rimsilva » 13 mai 2020, 15:00

Só vai sendo aceitável, porque felizmente a Tesla instalou vários Suc's, caso contrario a ME em Portugal seria um descalabro...

Mesmo assim, há alguns VE's que são uma dor de cabeça para alguns condutores quando têm azar de os apanhar à frente (sobretudo i-pace, mas um Kauai, e-niro ou equivalente, também pode ser complicado). por isso além da má distribuição dos PCR's, há realmente uma crescente necessidade de postos ultra-rápidos.

A Porches também parece que está com vontade de fazer a sua parte (embora os 6 meses para instalação de postos já começa a falhar).

Mais uma vez a EDP é uma desilusão, podia aprender alguma coisa com as suas congeneres de Espanha

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”