Preço da bateria de substituição 40kWh

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civic
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Re: Preço da bateria de substituição 40kWh

Mensagem por civic » 18 mai 2020, 17:37

BrunoAlves Escreveu:
18 mai 2020, 17:24
civic Escreveu:
18 mai 2020, 17:03
pois os casos que existem por degradação acentuada existem por avaria de algum modulo e é esse, ou esses, que são substituídos.
E é também nisto que a Nissan falha (eventualmente outros também, não sabemos...). Dizem o que pensam que as pessoas querem ouvir. Não, isso não é verdade. A bateria quando degrada e degrada de forma consistente (como se vê nos Leaf, progressivamente a perder mais e mais capacidade) não é por causa de um ou dois módulos. Degrada de forma mais ou menos homogénea.

Por isso é que casos de avaria (como se viram alguns em baterias de 40kWh) se trocam módulos, em caso de degradação troca-se a bateria.

O caso aqui apresentado tem contornos estranhos, mas como já disse ser ou não ser garantia não me é muito relevante. O que é relevante é um orçamento de 20 e tal mil euros. Outra vez.
Sim, apenas estou a debater os contornos estranhos desse caso, obviamente que um orçamento desse valor é mais uma das multiplas gaffes da Nissan, ou desse concessionário, parece que é sempre no mesmo sitio que essas coisa acontecem.
Quanto à degradação, não estou a falar dos primeiros LEAF de 24kWh, falo dos mais recentes onde a marca garante os 8 anos ou os 160 000kms com o minimo de 70%, e não tenho qualquer duvida que isso a acontecer é por falha de algum modulo, pois a capacidade total do pack é a mesma da celula mais fraca, e é por aí que se começa, isto não é exclusivo da Nissan, a Tesla, por exemplo, faz o mesmo, a diferença é o tamanho de cada modulo, mas é a mesma lógica. A haver uma degradação consistente esta estará sempre dentros dos parametros da garantia, essa degradação não é exclusiva da Nissan, é com todas as baterias de todas as marcas.
E não, não é isso que as pessoas querem ouvir, se tiveres um LEAF dentro da garantia com degradação acentuada o que tu querias ouvir era que te substituiam a bateria toda, mas apenas mudam os modulos mais fracos, é isso que eles dizem desde sempre e as pessoas não gostam de ouvir.
Última edição por civic em 18 mai 2020, 18:18, editado 1 vez no total.
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Re: Preço da bateria de substituição 40kWh

Mensagem por jfr2006 » 18 mai 2020, 17:44

Mas para quê se chatear com a Nissan, quando a partir de 7750€ já se pode substituir a bateria por uma nova e com mais capacidade? :roll:

A nissan que se lixe..Eu vou fazer o upgrade ao meu, assim que sair da garantia. Era para ser lá para o Verão do próximo ano, mas com o confinamento, a minha média de kms desceu e muito...Agora, se calhar só lá para 2022 :D

civic
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Re: Preço da bateria de substituição 40kWh

Mensagem por civic » 18 mai 2020, 17:50

jfr2006 Escreveu:
18 mai 2020, 17:44
Mas para quê se chatear com a Nissan, quando a partir de 7750€ já se pode substituir a bateria por uma nova e com mais capacidade? :roll:

A nissan que se lixe..Eu vou fazer o upgrade ao meu, assim que sair da garantia. Era para ser lá para o Verão do próximo ano, mas com o confinamento, a minha média de kms desceu e muito...Agora, se calhar só lá para 2022 :D
Compreendo quem tem estes problemas dentro da garantia e a marca fuja deles.
Mas não vi ainda os contornos deste problema, pois quem colocou aquele orçamento não especifica nada, aliás, nem acredito que este orçamento seja no seguimento de alguma reparação, pois nunca vi nenhum documento oficial refente a uma reparação de um carro sem constar os kms, seja em que marca for. ;)
Aliás, mesmo que tenha algum alarme de bateria que imobilize o carro, a Nissan tem 2 centros de reparações para essas situações, não acredito que do nada seja necessária uma bateria completa, mas gostava de saber mais sobre esta questão.
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Re: Preço da bateria de substituição 40kWh

Mensagem por frankesousa » 19 mai 2020, 12:09

civic Escreveu:
18 mai 2020, 17:03
Nop, no meu foram bem específicos em afirmar que tenho 8 anos ou 160 000kms em todo o sistema elétrico que comprometa a capacidade da bateria e 3 anos no resto do carro e no caso de avaria de algum modulo da bateria apenas mudam os avariados. Aliás, a Nissan é bem especifica ao afirmar que garante o sistema até ao fim da garantia com os cerca de 70% (as tais 9 barras), mesmo no anterior caso polémico voltaram a afirmar isso, apenas mudam os avariados, nunca a bateria toda. A garantia apenas serve para avarias, não para a degradação normal, pois os casos que existem por degradação acentuada existem por avaria de algum modulo e é esse, ou esses, que são substituídos.
Civic acho que estas enganado e para combater a desinformação aqui vai:
2020-05-19 12_05_41-Economia e benefícios _ Veículo elétrico Nissan LEAF 2019 _ Nissan.png
2020-05-19 12_05_41-Economia e benefícios _ Veículo elétrico Nissan LEAF 2019 _ Nissan.png (30.13 KiB) Visto 3812 vezes
https://www.nissan.pt/veiculos/novos-ve ... icios.html

Não há duvida para mim, nem nunca houve, que avarias de qualquer parte do EV (motor, transmissão, bateria, inversor, etc) têm 5 anos 100.000km de garantia.

Os 8 anos 160.000km são exclusivamente para retenção de capacidade igual ou superior a 9 barras (seja lá qual % de SoH isso represente). Avarias na bateria ou acessórios envolventes não estão nesta garantia de 8anos!

Podes ir ler ao manual se quiseres, está lá isso igualmente escrito.

Concordas? Não ligues aquilo "que te disseram" que isso não tem qualquer validade legal.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Preço da bateria de substituição 40kWh

Mensagem por civic » 19 mai 2020, 13:43

Acho que estamos a dizer a mesma coisa, o que eu queria dizer é que a garantia cobre durante 8 anos ou 160 000kms a capacidade da bateria, ou seja, se tiveres um ou mais modulos (celulas) avariados que levam a essa quebra de capacidade a marca substitui-os em garantia e essa é de 160 000kms, aliás, até faz muita publicidade a esse facto, é a unica marca de EVs em Portugal que possui 2 centros de reparações de baterias. E já houve muitos casos que tiveram essa substituição bem além dos 100 000kms. ;)
O que percebi do teu tópico é que se tiveres algum modulo (celula) avariado que a marca não cobre em garantia e aí não concordo, não falei de controladores, motor, transmissão,...
A perda de capacidade de uma bateria antes do fim da garantia (160 000 kms ou 8 anos) só ocorre por avaria de alguma, ou algumas celulas, isso é inquestionável na minha opinião e é aí que se alica essa garantia apenas, pois a capacidade do pack é a capacidade da celula mais fraca. ;)

Resumindo: a Nissan não tem lá baterias completas para substituir em garantia, tem celulas para substituir celulas avariadas, isso é o que tem feito até aqui e nunca o escondeu. Por isso me faz tanta confusão este caso. ;)
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Re: Preço da bateria de substituição 40kWh

Mensagem por frankesousa » 19 mai 2020, 14:50

civic Escreveu:
19 mai 2020, 13:43
Acho que estamos a dizer a mesma coisa, o que eu queria dizer é que a garantia cobre durante 8 anos ou 160 000kms a capacidade da bateria, ou seja, se tiveres um ou mais modulos (celulas) avariados que levam a essa quebra de capacidade a marca substitui-os em garantia e essa é de 160 000kms, aliás, até faz muita publicidade a esse facto, é a unica marca de EVs em Portugal que possui 2 centros de reparações de baterias. E já houve muitos casos que tiveram essa substituição bem além dos 100 000kms. ;)
O que percebi do teu tópico é que se tiveres algum modulo (celula) avariado que a marca não cobre em garantia e aí não concordo, não falei de controladores, motor, transmissão,...
A perda de capacidade de uma bateria antes do fim da garantia (160 000 kms ou 8 anos) só ocorre por avaria de alguma, ou algumas celulas, isso é inquestionável na minha opinião e é aí que se alica essa garantia apenas, pois a capacidade do pack é a capacidade da celula mais fraca. ;)

Resumindo: a Nissan não tem lá baterias completas para substituir em garantia, tem celulas para substituir celulas avariadas, isso é o que tem feito até aqui e nunca o escondeu. Por isso me faz tanta confusão este caso. ;)
No entanto a bateria pode simplesmente avariar (imagina o BMS diz ao carro "não estou bem") e pronto, o carro não anda e a garantia não cobre.
Foi esse o meu entendimento deste caso do facebook, o carro simplesmente parou e não foi nenhuma "perda de capacidade".
Leaf Acenta 30kWh de 2016
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05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

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Re: Preço da bateria de substituição 40kWh

Mensagem por civic » 19 mai 2020, 15:05

frankesousa Escreveu:
19 mai 2020, 14:50


No entanto a bateria pode simplesmente avariar (imagina o BMS diz ao carro "não estou bem") e pronto, o carro não anda e a garantia não cobre.
Foi esse o meu entendimento deste caso do facebook, o carro simplesmente parou e não foi nenhuma "perda de capacidade".
Pois, eu também pensei nessa possibilidade, mas porque carga de água partes para uma bateria nova completa? Mesmo nesse caso a Nissan faz diagnosticos e não parte logo para uma bateria nova completa, já vi isso acontecer, seja em garantia seja fora dela. É o mesmo que num CI acender a luz do motor e vais logo para um motor novo? :?
E depois tens o facto de ele falar em factura e mostra uma estimativa que nem kms tem...
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Re: Preço da bateria de substituição 40kWh

Mensagem por frankesousa » 19 mai 2020, 15:22

civic Escreveu:
19 mai 2020, 15:05
frankesousa Escreveu:
19 mai 2020, 14:50


No entanto a bateria pode simplesmente avariar (imagina o BMS diz ao carro "não estou bem") e pronto, o carro não anda e a garantia não cobre.
Foi esse o meu entendimento deste caso do facebook, o carro simplesmente parou e não foi nenhuma "perda de capacidade".
Pois, eu também pensei nessa possibilidade, mas porque carga de água partes para uma bateria nova completa? Mesmo nesse caso a Nissan faz diagnosticos e não parte logo para uma bateria nova completa, já vi isso acontecer, seja em garantia seja fora dela. É o mesmo que num CI acender a luz do motor e vais logo para um motor novo? :?
E depois tens o facto de ele falar em factura e mostra uma estimativa que nem kms tem...
Pois não sei! Realmente é estranho.

Mas acredito bem que muitas "oficinas" não passam de simples locais de troca de peças pelo que podem muito bem ter dito, "ora isto tem de ser tudo novo!". É complicado de perceber, mas todos sabemos que a Nissan nos EV só quer vender carros novos inteiros, o resto é miragem!
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Re: Preço da bateria de substituição 40kWh

Mensagem por civic » 19 mai 2020, 15:29

frankesousa Escreveu:
19 mai 2020, 15:22

Pois não sei! Realmente é estranho.

Mas acredito bem que muitas "oficinas" não passam de simples locais de troca de peças pelo que podem muito bem ter dito, "ora isto tem de ser tudo novo!". É complicado de perceber, mas todos sabemos que a Nissan nos EV só quer vender carros novos inteiros, o resto é miragem!
Concordo contigo, mas se isso acontece num concessionário e te pedem 21000€ para resolveres um problema não falas sequer com a Nissan? Vais logo a correr para o Facebook com letras garrafais a dizer que todas as baterias só duram até aos 150000kms?
Por isso o pessoal lhe fez algumas perguntas sem qualquer resposta, nestas coisa gosto de pelo menos ouvir os dois lados do problema.

Alem disso, na outra crise da Nissan com as baterias foi bem clara em afirmar que tinha os tais dois centros de reparação de baterias, será que um concessionário oficial daria uma estimativa depois de uma reparação/diagnóstico sem sequer dizer qual o problema da bateria? Apenas dá o preço da bateria nova??? :? Avariou tudo dentro da bateria? :? Até a carcaça; que custa uns 2000€? :?
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Re: Preço da bateria de substituição 40kWh

Mensagem por rimsilva » 20 mai 2020, 09:37

A Nissan precisa urgentemente de rever a sua politica de comunicação relativamente a este tema, está a dar constantes tiros nos pés e a prejudicar a credibilidade da marca e da ME.

A Nissan não é caso unico, mas o assunto é exponenciado por causa dos TVDE's e o uso "assassino" que fazem dos carros, isso tem de ser muito bem gerido, para não provocar esta constante repetição de orçamentos absurdos.

Em tempos fiz questão de ter um orçamento na BMW e foi um "circo" para o obter, a oficina não sabia de nada, tinha de ser tratado directamente com a BMW Portugal, o concessionário até me agradeceu, porque seria uma forma de eles ficarem mais a par da situação.

No final tive um orçamento dado pela oficina, foi uma forma de garantir a centralização da gestão do tema e a informação ser a mesma em todos os concessionários, mas não deixa de parecer mal um concessionário dizer que não sabe nada sobre o assunto.

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