Sistemas de 800V, sim ou não?

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
civic
Mensagens: 1592
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Sistemas de 800V, sim ou não?

Mensagem por civic » 27 nov 2023, 12:17

Nonnus Escreveu:
27 nov 2023, 10:52


Mas ai teríamos de criar dois sistemas distintos. Carros de uso diário, e carros para uso "profissional". Lembra-te se a ideia é substituir os VE´s pelos ICE´s tem de haver carros que consigam cobrir todos os usos. Existem muitas pessoas que apesar de comprarem carros como o ioniq 6 fazem muitos km por dia, é o carro de trabalho.

Um carro de 400v dá para ti, dá para mim porque os tempos de carga são mais que suficientes, mas pode não dar para o teu "vizinho" que quer fazer Lisboa/Porto/Lisboa num dia sem ter que estar a parar na área de serviço 20 minutos a carregar. Existem duas hipóteses para cobrir estes cenários. Ou instala-se baterias enormes, ou arranja-se maneira de ter carregamentos mais eficientes.

Em relação ao ainda não se ter esgotado a plataforma de 400v e já se trabalha na de 800v, é como tudo. A teoria diz-nos uma coisa, mas nada como a pratica para se perceber onde se pode melhorar e onde estão os problemas. Distribuir carros na plataforma de 800v as massas é a melhor maneira de perceber se faz sentido ou não. Quantas tecnologias tu vês implementadas todos os dias que depois acabam por morrer.

Olha o exemplo do Chademo, do CCS2 e do mennekes type2. Todas diferentes que servem o mesmo proposito, no entanto cada marca continua a defender o uso de determinada tecnologia.
Mas já temos 2 sistemas distintos, já existem os 2, a minha questão é se vale a pena a subida de custo de um sistema 800v para uma utilização normal quando estamos tão longe de chegar ao limite do sistema de 400v, a ideia de um carro cobrir todas as funções deixa de fazer sentido no mundo dos EVs, um citadino com uma bateria de 100kWh não faz sentido, tal como um estradista com bateria de 30kWh também não o faz, no mundo dos EVs o foco é diferente dos CIs, na minha opinião, claro.
Vou dizer outra vez, assistimos a carros com sistema de 800v que não vão mais longe do que os que têm 400v porque as limitações são as mesmas, faz sentido isso?
E sim, assistimos todos os dias a tecnologias que morrem à partida, estamos apenas a discustir a sua aplicação na vida real se faz sentido, só isso.
Como disse antes, com celulas melhores teriamos uma curva de carregamento plana, tipo a 250kW entre os 20 e os 80%, isto dá um tempo de carga brutal, isto em carregadores de 400v que já existem, ou seja, um Tesla LR em cerca de 10 minutos, será que precisamos mesmo dos 800v?...
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”