Instalação de wallbox

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Instalação de wallbox

Mensagem por pbaptista » 17 nov 2020, 12:05

rimsilva Escreveu:
11 nov 2020, 12:09

Boa explicação para tótós, como é o meu caso... Pensava que tinha a "coisa" mais preparada, porque durante muitos anos tive luz de obra, mas certamente que só estava ligado a uma das fases, sendo o meu quadro monofásico.

Nesse caso está esclarecido, mais tarde quando precisar de mais potência para o carregamento, faço a mudança.

Agora julgo ter tudo preparado para carregar até mais acima daquilo que pretendo (max. 20A), será só uma questão de ligar e colocar os equipamentos de protecção.
No ramal que abastece a minha casa, a EDP Distribuição deixou um cabo com um neutro e 3 fios para passar 3 fases, mas eu só tenho uma fase ligada porque contratei o fornecimento monofasico, assim da caixa de entrada para dentro de casa vai apenas uma fase e o neutro.
Se um dia quiseres ter corrente trifasico, o teu quadro de entrada deverá ter algumas alterações de forma a acomodar a distribuição da corrente que vai passar a estar dividida por 3 fases.

Exemplificando, com uma potencia de 6,9 KW, se for monofasica recebes 30A num só condutor, a mesma potência em trifasico significa receberes 10A em cada fase, logo tens que ter cuidado na distribuição do consumo tendo a limitação de não conseguires ter mais do que 10A como consumo máximo em cada fase, por exemplo, se tiveres um equipamento monofasico que gaste 15A, no caso de ser fornecimento monofasico não tens problemas em ligar, se for no caso de fornecimento trifasico já não consegues utilizar porque cada fase só permite no máximo 10A.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Instalação de wallbox

Mensagem por BrunoAlves » 17 nov 2020, 12:16

Aliás, esse é o problema de praticamente toda a gente que conheço que tem trifásico e compra um VE com carregador interno monofásico: normalmente têm 10,35kVA com 15A por fase, normalmente têm azar e a tomada onde queriam ligar o carro está na fase mais sobrecarregada da casa e normalmente pufffff nunca conseguem carregar o carro :(
Em casa da minha irmã a distribuição está tão má que numa fase chegava a ter apenas 200V e as outras nos 220+ (também é um fim de linha numa aldeia, não ajuda). Claro que também era essa fase que tinha ligado todo o quadro parcial da garagem :( Mas como têm furo, tem de ter trifásico.

Com trifásico em casa, ter um VE com carregador interno trifásico é quase factor de exclusão.

Voltando ao caso do rimsilva, se a instalação existente não estiver preparada minimamente para trifásico (i.e. com cargas já distribuídas em circuitos separados, por exemplo as tomadas da cozinha não podem estar todas no mesmo circuito), vai-te acontecer como a minha irmã: uma fase toda "borrada" e as outras virtualmente sem carga.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

pbaptista
Mensagens: 428
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Instalação de wallbox

Mensagem por pbaptista » 17 nov 2020, 12:33

BrunoAlves Escreveu:
17 nov 2020, 12:16
Aliás, esse é o problema de praticamente toda a gente que conheço que tem trifásico e compra um VE com carregador interno monofásico: normalmente têm 10,35kVA com 15A por fase, normalmente têm azar e a tomada onde queriam ligar o carro está na fase mais sobrecarregada da casa e normalmente pufffff nunca conseguem carregar o carro :(
Em casa da minha irmã a distribuição está tão má que numa fase chegava a ter apenas 200V e as outras nos 220+ (também é um fim de linha numa aldeia, não ajuda). Claro que também era essa fase que tinha ligado todo o quadro parcial da garagem :( Mas como têm furo, tem de ter trifásico.

Com trifásico em casa, ter um VE com carregador interno trifásico é quase factor de exclusão.

Voltando ao caso do rimsilva, se a instalação existente não estiver preparada minimamente para trifásico (i.e. com cargas já distribuídas em circuitos separados, por exemplo as tomadas da cozinha não podem estar todas no mesmo circuito), vai-te acontecer como a minha irmã: uma fase toda "borrada" e as outras virtualmente sem carga.
Se o quadro estiver bem feito é possível tentar equilibrar as fases, não é um problema do outro mundo, já passar de um quadro monofásico para trifasico é mais complexo, é necessário mais espaço para reorganizar os disjuntores e pode não existir.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Instalação de wallbox

Mensagem por BrunoAlves » 17 nov 2020, 12:54

Sim, claro, quase tudo é possível de optimizar. No caso da minha irmã (que foi o que acompanhei de perto) foi possível identificar e mudar de fase os circuitos do AC, bomba de calor, etc. Mas por exemplo todas as tomadas da cozinha (o exemplo que dei antes) estão no mesmo circuito. E aí não podes fazer nada. O forno tem ligação directa ao quadro, mas placa de indução, micro ondas, chaleira, exaustor, máquina da louça, até a Bimby :mrgreen: está tudo na mesma fase. E não podes fazer nada :(

E depois continuas com o problema de ter apenas 15 ou 20A por fase, é relativamente fácil sobrecarregar uma fase mesmo equilibrando as cargas. Ter um EVSE regulável é muito importante.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Instalação de wallbox

Mensagem por rnlcarlov » 17 nov 2020, 14:06

BrunoAlves Escreveu:
17 nov 2020, 12:16
Com trifásico em casa, ter um VE com carregador interno trifásico é quase factor de exclusão.
Heim? :think:
Acho que querias dizer ao contrário, certo?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Instalação de wallbox

Mensagem por BrunoAlves » 17 nov 2020, 14:54

Isso :mrgreen: Com trifásico em casa é quase obrigatório ter VE com carregador interno trifásico. :mrgreen:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

quimbarreiros
Mensagens: 9
Registado: 26 fev 2022, 23:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Instalação de wallbox

Mensagem por quimbarreiros » 16 mar 2022, 23:30

Ainda bem que vi este tópico:)

Tenciono comprar uma wallbox da Tesla de 3a geração que é trifasica. O meu quadro é monofásico. O VE é um Ioniq ev 38. Posso comprar está wallbox sem receio de compatibilidade quer com o quadro elétrico quer com o carregamento do Ioniq? Será que alguém me consegue esclarecer?

Obrigado

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Instalação de wallbox

Mensagem por frankesousa » 17 mar 2022, 17:04

Pode, liga em monofásico ou trifásico como quiser:

https://www.tesla.com/sites/default/fil ... uguese.pdf

Mas atenção, isto não tem regulação dinâmica de carga, se configurar a 20A por exemplo, é 20A sempre sem regulação.
Na minha opinião, para uma casa "normal" com potência disponível limitada, uma wallbox sem regulação dinâmica é um erro para dar dores de cabeça.

Pode ficar curto para a casa, mas se achar que não tem problema essa parte, não será o monofásico que lhe vai dar problemas.
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

quimbarreiros
Mensagens: 9
Registado: 26 fev 2022, 23:17
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Instalação de wallbox

Mensagem por quimbarreiros » 18 mar 2022, 00:59

…pensei que tinha regulação dinâmica….e há forma de fazer com que passe a ter? Algo que deva comprar para instalar no quadro? Já está comprada e aguardo a sua chegada. De qualquer forma, com 10,35kw contratados não estou à espera de falta de energia para a restante casa com o VE a carregar de noite. Obrigado pela opinião.

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Instalação de wallbox

Mensagem por Brunus » 18 mar 2022, 10:10

As WB da Tesla, não tendo regulação dinâmica, dão para regular para a potência disponível ou pretendida para carregamento no momento da instalação.
É sempre possível alterar esta configuração mais tarde.
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”