Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Apr » 21 jun 2021, 18:55

Fui supreendido pela obrigatoriedade em apresentar o cabo de carregamento numa inspeção periódica, em que medida isto traz mais segurança quando se circula numa estrada pública?

O cabo de carregamento é o que? o EVSE? o cabo dos postos publicos?
Como atestam a funiconalidade do mesmo?
O inspetor até desabafou que nem sabe o que verificar!


Não estou a compreender isto, parece ter havido alterações em Novembro de 2020, alguém tem acompanhado estas alterações às regras? Creio tratar-se de uma medida abusiva, eu como utilizador de VE de bateria "curta" que apenas circula na cidade não costumo trazer no carro nenhum EVSE nem cabo, o carro carrega exclusivamente em casa, se ficar apeado, problema meu, igual a um CI ficar sem combustivel, sujeito a uma coima se for apanhado.

Alguém anda a gozar com isto, do ponto de vista da saude coletiva local o diesel é o pior que há, quando vão às inspeções, todos alterados no que toca às emissões, passam com distinção, e as regras das inspeções "apertam" para os VE???


Em todo o caso fica o alerta, se forem à inspeção não se esqueçam de por lá qualquer coisa na mala com uns fios à mostra e uns cabos enrolados e tal para não chumbarem por falta da cabo de carregamento!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por BrunoAlves » 21 jun 2021, 20:20

Sim, lembro-me de ver isso a ser discutido no fb há uns tempos. Sim, eu sei que tu és uma pessoa sã e não tens FB :mrgreen:

Mas basicamente é isso, desde Novembro passado é obrigatório mostrar o cabo de carregamento. Qual, acho que o diploma não especifica.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Nonnus » 21 jun 2021, 20:50

Fui este fim de semana a inspecção com o meu carro pela primeira vez e ninguém me perguntou por isso. :roll:

Alias nem viram metade do carro. O inspector estava tão entusiasmado por ser o primeiro electrico que ia inspeccionar que estava mais interessado em perceber como o carro funcionava do que propriamente fazer a inspecção.

Viu as luzes da frente, travões, suspensão, direcção, e a parte debaixo do carro. Ficou por ver, luzes de trás (todas), limpa para brisas frente e trás, buzina, cintos. Foi uma maravilha para ele e para mim. :mrgreen:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por FullElectric » 22 jun 2021, 01:06

Também me deparei com essa aberração à dias na inspeção do meu primeiro Leaf (que ainda mantenho) e que já circula cá em casa desde 2011.
"Tem os cabos de carregamento?" :o :o :o Não, tenho uma WB com cabo fixo na garagem. "Mas tem que ter cabo senão chumba..."
Liguei de imediato à minha esposa que foi lá a correr com o outro carro e mostrei o cabo do outro...

Que grande palhaçada. Um VE até nem precisa de cabo!!! pode perfeitamente carregar em casa numa WB e na rua nos PCR com mangueira.
Para que C*****O é que temos que levar o cabo? Um ICE leva a mangueira da bomba ou a pistola?
Ainda perguntei ao inspetor se tinha que mostrar o cartão CEME :lol:... pois sem cartão o cabo que lhe mostrei não serve para merda nenhuma.

Enfim, é o que temos. Isto é bem revelador dos brilhantes idiotas que regulam esta coisa da ME

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por cfvp » 22 jun 2021, 01:38

FullElectric Escreveu:
22 jun 2021, 01:06
Também me deparei com essa aberração à dias na inspeção do meu primeiro Leaf (que ainda mantenho) e que já circula cá em casa desde 2011.
"Tem os cabos de carregamento?" :o :o :o Não, tenho uma WB com cabo fixo na garagem. "Mas tem que ter cabo senão chumba..."
Liguei de imediato à minha esposa que foi lá a correr com o outro carro e mostrei o cabo do outro...
E não arrancaste a WB para mostrar ao senhor?? Não pode ser... :lol:

Agora falando a sério, isto é estranho. Eu até consigo perceber o porquê, mas há gente que tem WB em casa e carrega sempre assim ou mesmo que usem a rede pública, podem só usar PCRs...

Lembro-me de uma vez no Fórum Coimbra, uma pessoa que queria carregar no posto que há lá e até me perguntou o que era preciso para carregar ali, então chegámos à conclusão que nem tinha o cabo para isso! Se fosse à inspeção agora se calhar mandavam-lhe comprar o cabo. :lol:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Nerusonu
Mensagens: 807
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Nerusonu » 22 jun 2021, 08:41

É das decisões mais idiotas que conheço... Enfim

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Nonnus » 22 jun 2021, 09:03

FullElectric Escreveu:
22 jun 2021, 01:06
Ainda perguntei ao inspetor se tinha que mostrar o cartão CEME :lol:... pois sem cartão o cabo que lhe mostrei não serve para merda nenhuma.
:lol: :lol: :lol:

Se fosse um gajo entendido no assunto tinha respondido: - não, basta a app Miio. :lol: :lol: :lol: :lol:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

anolsi
Mensagens: 207
Registado: 20 mar 2017, 16:20
Data de fabrico: 0- 1-2019
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por anolsi » 22 jun 2021, 09:07

Eu por acaso também não sabia. Apesar de o meu precisar de ainda mais 1 ano e meio para lá ir, para mim é realmente uma decisão muito estúpida... :(

Se alguém ficar apeado porque não encheu o o tanque de combustível, é igual a ficar apeado porque não carregou o suficiente... Será que agora nos CIs deviam também começar a verificar se o pessoal anda com um funil, para caso se esqueçam de ir à bomba e fiquem apeados se possa encher combustível com um garrafão? :?

Ainda vão ver que quem teve a ideia foi algum governante que num dia de viagem o seu carro elétrico conduzido por um motorista não tinha carga suficiente para ir a uma inauguração porque se esqueceram de colocar a carregar, e ele não andava com o cabo, e vai daí ele pensou: "Era mesmo boa ideia que isto fosse verificado na inspecção assim o meu motorista ganhava o hábito de andar sempre com ele..."

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por rimsilva » 22 jun 2021, 12:02

Às vezes as medidas não são tão absurdas quanto isso, a sua implementação ou a preparação de quem tem de as executar é que levam a essas conclusões:

https://www.wattson.pt/2020/09/10/ev-e- ... inspecoes/

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Nonnus » 22 jun 2021, 12:22

A questão é que nem os inspectores conhecem essas diretrizes, basta ver o meu caso.

Na questão do cabo pode fazer sentido haver uma inspecção ao cabo pois este pode apresentar degradação devido ao mau uso ou uso intensivo. Vamos supor que o cabo tem a ficha partida e os bornes a mostra. Como é um equipamento que é para usar na via publica e que pode causar danos a terceiros acaba por ser uma norma de segurança.

Agora aqui levanta-se outra questão de haver pessoas que não carregam na via publica e como tal não tem de ter o cabo. Como sabemos o cabo nem sequer faz parte do equipamento de serie do carro. É estupido ter que comprar um cabo só para apresentar na inspecção, quando nem sequer faço uso do carregamento na via publica.

Fica aqui a dica para UVE intervir junto da entidades responsáveis por este assunto. Também era bom a UVE enviar um email aos seus associados a explicar esta situação para não haver surpresas. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”