Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Apr » 23 jun 2021, 23:35

Devia haver pressão para baixar a regularidade da inspeção nos VE. Não justifica ir todos os anos mostrar luzes e pneus na inspeção. De 2 em 2 anos até é demais. O VE não desafina, o meu leaf tem as mesmas prestações que quando o comprei, consome o mesmo e emite a mesma poluição, tudo o resto são coisas que não desafinam num periodo de 1 ano.

Mais! O VE não usa todos os equipamentos das inspeções, o mais importante é o das emissões do escape que deve ser o que custa mais a manter. é mais barato e mais rápido de inspecionar e devia custar menos.

Infelizmente não há voz dos utilizadores de VE nos sitios onde se definem as regras que lhes tocam diretamente. Mas aposto que a industria legacy está muito bem representada, basta ver o que alterou para carros a combustão.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Nonnus » 24 jun 2021, 10:27

Apr Escreveu:
23 jun 2021, 23:35
Devia haver pressão para baixar a regularidade da inspeção nos VE. Não justifica ir todos os anos mostrar luzes e pneus na inspeção. De 2 em 2 anos até é demais. O VE não desafina, o meu leaf tem as mesmas prestações que quando o comprei, consome o mesmo e emite a mesma poluição, tudo o resto são coisas que não desafinam num periodo de 1 ano.

Mais! O VE não usa todos os equipamentos das inspeções, o mais importante é o das emissões do escape que deve ser o que custa mais a manter. é mais barato e mais rápido de inspecionar e devia custar menos.

Infelizmente não há voz dos utilizadores de VE nos sitios onde se definem as regras que lhes tocam diretamente. Mas aposto que a industria legacy está muito bem representada, basta ver o que alterou para carros a combustão.
Faltou dizer que não sujam o chão, e a cabeça dos inspectores com pingas de óleo e de combustível. 8-)

Concordo que intervalos de um ano para VE´s não se justifica pelo pouco desgaste que estes carros apresentam em comparação com os ICE´s. Mesmo alegando questões de segurança, todos sabemos que os nossos carros até os travões tem mais longevidade.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Brunus » 24 jun 2021, 15:34

Apr Escreveu:
23 jun 2021, 23:35
Devia haver pressão para baixar a regularidade da inspeção nos VE. Não justifica ir todos os anos mostrar luzes e pneus na inspeção. De 2 em 2 anos até é demais. O VE não desafina, o meu leaf tem as mesmas prestações que quando o comprei, consome o mesmo e emite a mesma poluição, tudo o resto são coisas que não desafinam num periodo de 1 ano.

Mais! O VE não usa todos os equipamentos das inspeções, o mais importante é o das emissões do escape que deve ser o que custa mais a manter. é mais barato e mais rápido de inspecionar e devia custar menos.

Infelizmente não há voz dos utilizadores de VE nos sitios onde se definem as regras que lhes tocam diretamente. Mas aposto que a industria legacy está muito bem representada, basta ver o que alterou para carros a combustão.
É que se ao menos houvesse uma associação que defendesse os interesses dos UVEs e chamasse a atenção dos responsáveis políticos para isto... :mrgreen:
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Nonnus » 24 jun 2021, 16:15

Brunus Escreveu:
24 jun 2021, 15:34
É que se ao menos houvesse uma associação que defendesse os interesses dos UVEs e chamasse a atenção dos responsáveis políticos para isto... :mrgreen:
Tente junto da DECO :mrgreen:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por pemifer » 24 jun 2021, 16:17

A inspeção não serve só para avaliar a emissão de gases, aliás, isso até é uma verificação secundária ao objetivo inicial das inspeções que sempre foi o de garantir que os carros mais antigos circulam em condições de segurança!
Se não me falha a memória, não sei se ainda é assim, as inspeções à emissão de gases eram feitas com base em legislação antiquada e praticamente inuteis!
Há outros componentes do carro que são avaliados e tambem são válidos para os carros elétricos.
Exemplo de alguns dos itens que são avaliados: o estado dos pneus, o estado das suspensões, o estado dos travões...
Se os locais de inspeção aonde vão só analisam as luzes, é porque são locais de inspeção pouco sérios!

Só é realmente pena que seja obrigatório mostrar o cabo e eles não saibam para o que estão a olhar.
Se calhar a intenção do legislador é que seja verificado que as fichas não estão partidas, que não há cabos descarnados, que não há cortes no isolamento do cabo, entre outros problemas que um cabo de carregamento pode apresentar...
Quando houver um incidente com um cabo de carregamento danificado aposto que vai logo aparecer quem aponte o dedo!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por mjr » 24 jun 2021, 16:29

Fui hoje fazer a IPO dos 10 anos do meu Leaf mk1. Tudo tranquilo e não pediram nada sobre o cabo de carregamento… nem pediram para ver qualquer equipamento obrigatório, como o triângulo.

Aqui a questão não é se um eventual cabo de carregamento deve ser verificado. É a questão da obrigatoriedade de ter esse cabo, que me parece ser muito excessivo. E isso devia ser clarificado: se tem cabo, deve ser verificado. Se não tem… siga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por Nonnus » 24 jun 2021, 16:43

mjr Escreveu:
24 jun 2021, 16:29
Aqui a questão não é se um eventual cabo de carregamento deve ser verificado. É a questão da obrigatoriedade de ter esse cabo, que me parece ser muito excessivo. E isso devia ser clarificado: se tem cabo, deve ser verificado. Se não tem… siga.
Mas sabes que dessa maneira o que vai acontecer é que quem tem o cabo danificado não o vai levar, vai dizer que não tem e, depois chega a casa e volta por no carro. Se tenho solução para isso? Não, e concordo que não faz sentido exigir uma coisa que muitos nem usam e, como já foi dito, nem sequer faz parte do equipamento de serie do carro.

Edit:

Talvez a solução passa-se por em vez de ser na inspecção a verificação do cabo pudesse ser feita por um agente da autoridade quando te mandam parar. Da mesma maneira que as vezes pedem para mostrar o colete e o triangulo, no caso dos electricos pediam para mostrar o cabo e, em caso de estar danificado haver então uma coima. Em caso de não haver cabo no carro é deixar passar.
Última edição por Nonnus em 24 jun 2021, 16:52, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1254
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por mafgod » 24 jun 2021, 16:48

Devia ser como o pneu suplente :-)
A existir, tem de estar em condições de ser usado.

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por LuisG » 24 jun 2021, 18:02

Também fiz a 1.a inspeção em abril passado e não pediram o cabo.
Não faz qualquer sentido!
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Obrigatório mostrar cabo de carregamento na Inspeção Periódica

Mensagem por mjr » 24 jun 2021, 18:50

mafgod Escreveu:
24 jun 2021, 16:48
Devia ser como o pneu suplente :-)
A existir, tem de estar em condições de ser usado.
Isso!

O estado do cabo não tem implicação na segurança dos outros utilizadores da via pública, pelo que exigir a sua presença, mesmo que a pessoa não o tenha, é manifestamente, a meu ver, como disse, excessivo.

Existindo, deve ser verificado. Se a pessoa mentir e disser que não tem, é esta que fica a perder.

Para mim isto é muito claro, como parece ser, de certo modo, o consenso neste espaço.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”