Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por rnlcarlov » 28 out 2021, 10:40

Nonnus Escreveu:
27 out 2021, 19:53
Its true, é o chamado dumping. Lembra-te do caso do Pingo Doce que foi multado porque vendia produtos abaixo do preço de mercado.
Tenho a impressão que ninguém controla dumping no mercado de eletricidade. Aliás, começa logo pela tarifa regulada. Querem dumping mais óbvio que esse? Usa os impostos que pagamos todos no liberalizado e canaliza esses milhões junto com os de outras "almofadas" para manter a tarifa regulada na mesma?

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Entrevista ao presidente do ACP

Mensagem por rimsilva » 28 out 2021, 11:28

BrunoAlves Escreveu:
25 out 2021, 20:52
Sobre esse texto do director da Turbo, no TCP discutia-se que há boas probabilidades de isto ser fake. Ninguém viu o post original, nem prints sequer. Foi numa suposta publicação que se tornou viral no WhatsApp e sem nunca ter sido mostrada qualquer prova da publicação original.
Ainda não vi também nenhuma reacção a este tema, que obviamente já lhes chegou porque já chegou a todo o lado.

Há uma boa probabilidade de ser de facto fake.
O TCP quase parece um "O juiz decide..." :D Por acaso o texto já foi publicaddo na revista TURBO.

Agora que até a Tesla está a sofrer com este "modelo" absurdo, era bom pensarem numa "Task force" de combate, já dei esse "toque" ao Hugo e apesar de não fazer parte desse mundo que é o grupo TPC, alinho no movimento :lol:
Seria bom também, que aos carregamentos juntassem os incentivos fiscais (mesmo que isso posso "doer" a alguns), tudo para bem de uma mobilidade mais sustentável.

Mesmo por aqui já vamos numas boas páginas de conversa, na 2ª pagina já tinha referido que a questão foi claramente pela (má) escolha do CEME, pouco importa se era fake ou não, se o carro carregou a 74 KW ou a 350 kW, o que foi descrito é um cenário possivel, agora querer "desculpar" esta figura ou outro utilizador qualquer só porque o "coitado" não estava informado, vai uma grande diferença.

Espero muito sinceramente que este senhor esteja no mercado regulado em casa, caso contrário pode ter uma surpresa e depois lá vem ele para o Facebook dizer que "alguém lhe quer impingir alguma coisa..." :doh:

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por BrunoAlves » 28 out 2021, 11:48

Sim, eu sei, isso foi afirmado aqui um pouco mais tarde (e até fui eu que depois dei essa informação no tal tópico onde se discutiu isso no TCP). Numa altura de tanta desinformação e até alguns casos de linchamento público (ou glorificação, dependendo do lado que tiver mais adeptos,)pareceu-me bem fazer a ressalva.
rimsilva Escreveu:
28 out 2021, 11:28
Agora que até a Tesla está a sofrer com este "modelo" absurdo, era bom pensarem numa "Task force" de combate, já dei esse "toque" ao Hugo
No tópico do TCP de onde roubei esta informação
viewtopic.php?f=67&t=3739&start=1090#p144955
Obviamente que esse tema foi levantado. O que o Hugo transmitiu foi que, após perguntar à Tesla se a comunidade devia fazer alguma coisa, a resposta que obteve foi que não, para já não se pede à comunidade para fazer nada e, inclusivamente, que fazer alguma coisa pode ser contraproducente.

Este gráfico que o RJSC recuperou do artigo do autoblogue está mesmo a deixar-me intrigado. Alguém sabe de onde é que veio?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por rimsilva » 28 out 2021, 12:17

BrunoAlves Escreveu:
28 out 2021, 11:48
Sim, eu sei, isso foi afirmado aqui um pouco mais tarde (e até fui eu que depois dei essa informação no tal tópico onde se discutiu isso no TCP). Numa altura de tanta desinformação e até alguns casos de linchamento público (ou glorificação, dependendo do lado que tiver mais adeptos,)pareceu-me bem fazer a ressalva.
rimsilva Escreveu:
28 out 2021, 11:28
Agora que até a Tesla está a sofrer com este "modelo" absurdo, era bom pensarem numa "Task force" de combate, já dei esse "toque" ao Hugo
No tópico do TCP de onde roubei esta informação
viewtopic.php?f=67&t=3739&start=1090#p144955
Obviamente que esse tema foi levantado. O que o Hugo transmitiu foi que, após perguntar à Tesla se a comunidade devia fazer alguma coisa, a resposta que obteve foi que não, para já não se pede à comunidade para fazer nada e, inclusivamente, que fazer alguma coisa pode ser contraproducente.

Este gráfico que o RJSC recuperou do artigo do autoblogue está mesmo a deixar-me intrigado. Alguém sabe de onde é que veio?
Este tema não é exclusivo da Tesla ou de outras "capelinhas", mas se é essa a posição do grupo, de actuar com uma "extensão" da marca, tudo bem.

Esse gráfico é muito "famoso" já surgiu nos FB e noticias, logo após a cobrança do fee da EGME.

PS:

Aqui aparece a mesma tabela com idicação que os dados foram fornecidos pela ERSE
https://wattson.pt/2021/04/17/custo-par ... r-em-maio/

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por BrunoAlves » 28 out 2021, 12:30

rimsilva Escreveu:
28 out 2021, 12:17
Este tema não é exclusivo da Tesla ou de outras "capelinhas", mas se é essa a posição do grupo, de actuar com uma "extensão" da marca, tudo bem.
Eia estamos mesmo off-topic :mrgreen:
Há muitas formas de olhar para isso. Este tipo de acção diria que é mais "em coordenação com a marca" do que "como uma extensão".
Mas a discussão era sobre o bloqueio no avanço dos SuC por pressões dos players da rede pública, não sobre o modelo em si (ainda que possam estar ligados).
Sobre a rede pública, lá como na generalidade dos grupos que conheço a maioria dos utilizadores mostra-se satisfeito com o modelo e dão muito valor ao cartão único. Há algumas pessoas que têm uma opinião contrária, mas a maioria é favorável. Por isso, a menos que o modelo da rede pública venha a "lixar" os SuC, não será um grupo de utilizadores diferente dos outros grupos de utilizadores de veículos eléctricos.
rimsilva Escreveu:
28 out 2021, 11:28
Por acaso o texto já foi publicaddo na revista TURBO.
Só agora é que vi o que é que querias dizer com isto. Já não é só a posição pessoal do director, passou a conteúdo da revista. Boa.
Aliás não me surpreende nem um pouco. Com a atenção que aquele texto teve, era de esperar que fossem capitalizar onde faz render ;-)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por cfvp » 28 out 2021, 12:31

BrunoAlves Escreveu:
28 out 2021, 11:48
Este gráfico que o RJSC recuperou do artigo do autoblogue está mesmo a deixar-me intrigado. Alguém sabe de onde é que veio?
Daqui, presumo eu: https://www.erse.pt/media/ugvl0jzm/comu ... e-2021.pdf
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por BrunoAlves » 28 out 2021, 12:53

cfvp Escreveu:
28 out 2021, 12:31
Daqui, presumo eu: https://www.erse.pt/media/ugvl0jzm/comu ... e-2021.pdf
Obrigado. Pois, esse exemplo é claramente trabalhado :doh:
Quer mostrar que o preço do PCR e PCN é equilibrado e que, sobretudo, a parcela da taxa EGME é pouco significativa no preço.
Cruzes canhoto :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2479
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Apr » 28 out 2021, 13:08

https://finance.yahoo.com/news/more-exp ... 23451.html

Mesmo carro mesma conclusão... Coincidências.... :roll:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por rimsilva » 28 out 2021, 14:29

BrunoAlves Escreveu:
28 out 2021, 12:30
rimsilva Escreveu:
28 out 2021, 12:17
Este tema não é exclusivo da Tesla ou de outras "capelinhas", mas se é essa a posição do grupo, de actuar com uma "extensão" da marca, tudo bem.
Eia estamos mesmo off-topic :mrgreen:
Há muitas formas de olhar para isso. Este tipo de acção diria que é mais "em coordenação com a marca" do que "como uma extensão".
Mas a discussão era sobre o bloqueio no avanço dos SuC por pressões dos players da rede pública, não sobre o modelo em si (ainda que possam estar ligados).
Sobre a rede pública, lá como na generalidade dos grupos que conheço a maioria dos utilizadores mostra-se satisfeito com o modelo e dão muito valor ao cartão único. Há algumas pessoas que têm uma opinião contrária, mas a maioria é favorável. Por isso, a menos que o modelo da rede pública venha a "lixar" os SuC, não será um grupo de utilizadores diferente dos outros grupos de utilizadores de veículos eléctricos.
Naturalmente que a questão do bloqueio e o "modelo" estão ligados, e quer se goste ou não, se houve "players" da rede publica por detrás, estão legitimados pela lei e é essa lei que tem de ser combatida.

Quanto à questão do cartão, quem acha que o "cartão único ou acesso unico à rede" está dependente deste "modelo" está do meu ponto de vista errado.
Era perfeitamente possivel ter um acesso unico à rede sem os CEMEs e é neste ponto que (além da falta de concorrência que existe) está a principal razão de queixa dos utilizadores, os preços elevados dos carregamentos e o outro ponto fundamental - cobrança ao minuto em 99% dos postos - muito por influência dos OPC não poderem a "vender" energia e apenas se centrarem na utilização do posto.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por BrunoAlves » 28 out 2021, 15:58

rimsilva Escreveu:
28 out 2021, 14:29
Era perfeitamente possivel ter um acesso unico à rede sem os CEMEs
Desde que não haja MobiE e eu não tenha de ser obrigado a pagar por esse acesso único, tudo bem :mrgreen:
Quem quer acesso único, paga ao agregador. Quem não quer, usa os recursos e preços do operador.

Sabem quanto é que a MobiE tem no seu plano e orçamento para dinheiro recebido do fundo ambiental? 5 MILHÕES de 2020 a 2022.
5 milhões davam para postos, ATMs para toda a rede (isso sim o verdadeiro cartão único, agora até já NFC e MBWAY está integrado para quem for mais tech savvy) e mais um par de botas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”