Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

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BrunoAlves
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por BrunoAlves » 27 out 2021, 22:20

rnlcarlov Escreveu:
27 out 2021, 18:04
confesso que estou espantado que tenham conseguido uma redução
Também fiquei de queixo caído. Na sexta passada comentei com o nosso responsável financeiro "epá devemos estar a levar na boca à grande com o preço da electricidade...". Ao que ele me respondeu que não senhor, 2 semanas antes tinha fechado um contrato de 1 ano com o mesmo fornecedor (não me recordo o nome, mas é um fornecedor que não tem oferta residencial) com uma redução de preço.

Como disse:
BrunoAlves Escreveu:
27 out 2021, 17:54
Confesso que quanto mais olho para o mercado de energia menos percebo
Mas sei que tudo isto podia ser usado pelos operadores dos postos, não havendo modelo, não havendo CEMEs, não havendo nada disto

edit: ah, a empresa tem 2 escritórios pequenos, com fornecimento de 13,8kVA (naturalmente em BTN). Estes escritórios têm o mesmo fornecedor e o mesmo preço da sede (obviamente com os devidos ajustes nas taxas que se pagam em BTN e não em MT, e vice-versa). Portanto tudo isto estaria à disposição dos donos dos postos, assim lhes permitissem operar como todo o mundo opera.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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zeuz
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por zeuz » 27 out 2021, 23:24

BrunoAlves Escreveu:
27 out 2021, 15:16
Mas fiquei curioso com o capítulo das ciclovias, até porque também ando de bicicleta. É um bocadinho off-topic mas cá vai
E nos casos em que não é possível fazer ciclovias então os ciclistas andam no ambiente rodoviário, como andam as motas e toda a gente. É o que acontece lá fora.
É mesmo assim? Eu nas poucas cidades europeias que conheço a maior parte dos ciclistas não anda "misturada" indiscriminadamente com os carros, há no mínimo faixas estreitas.
Aqui na parvónia de facto não há qualquer preparação para ciclistas. Por exemplo quem precisar de andar no IC2 nesta zona nem bermas cicláveis tem em boa parte do percurso que atravessa a cidade. Não é confortável nem para carros nem para ciclistas.
E para quem é de Lisboa, o que é que tem a referia ciclovia da Av. Almirante Reis?
Em Portugal, andar de bicicleta numa estrada partilhada com carros é um convite ao acidente!
O condutor comum, português, ainda não está devidamente sensibilizado para proteger os mais fracos com quem partilha a estrada!

Ciclovias sim, mas separadas do restante trânsito!
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

cfvp
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por cfvp » 27 out 2021, 23:52

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BrunoAlves
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por BrunoAlves » 28 out 2021, 00:13

Que bagunça de artigo :? Até tenho pena de ter dado um clique "à causa" :mrgreen:
Além dos erros, a tentativa de linguagem mordaz (no final apenas parola). É curioso que o autor até tem VE, parece.
Já estou como num comentário que li hoje no FB: sim os eléctricos são uma porcaria, caros e não dão para ir a lado nenhum. Não comprem que é para podermos continuar a ter isenção de IUC, carregamento barato em casa e outras benesses :lol:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por cfvp » 28 out 2021, 00:25

BrunoAlves Escreveu:
28 out 2021, 00:13
Que bagunça de artigo :? Até tenho pena de ter dado um clique "à causa" :mrgreen:
Além dos erros, a tentativa de linguagem mordaz (no final apenas parola). É curioso que o autor até tem VE, parece.
Já estou como num comentário que li hoje no FB: sim os eléctricos são uma porcaria, caros e não dão para ir a lado nenhum. Não comprem que é para podermos continuar a ter isenção de IUC, carregamento barato em casa e outras benesses :lol:
Muito bom. :lol:

Agora no grupo TCP, no facebook, apareceu mais um a queixar-se da fatura do carregamento. Acho que vamos ter uma enchente de "reclamações". :lol:

Edit: Neste caso do TCP, carregou com a miio e deixou o carro chegar aos 100%, num PCR (foram 2h16m de carregamento). O autor já admitiu que não está muito por dentro do assunto, portanto estas situações são de esperar. Dito isto, a fatura de cerca €62 podia ter ficado por metade, escolhendo outro CEME e não deixando o carro chegar aos 100%.
Última edição por cfvp em 28 out 2021, 00:42, editado 1 vez no total.
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por BrunoAlves » 28 out 2021, 00:38

Também vi. Há todo um misto de desinformação e a tal falta do preço final à frente dos olhos.

No TCP fico abismado com a falta de preparação daquela malta para a rede pública (é uma porcaria de funcionamento mas é o que temos enquanto não houver outro...). Quando os SuC começaram a ser pagos era uma enchente de malta que não fazia a mais pálida ideia de como usar a rede pública para carregar. Zero, bola.
Entretanto passámos (todos, eu incluído) meses e meses a responder a tudo "Miio", pronto ficou e andou, não voltam a olhar para preços nem nada, chega passa cartão e siga. Depois levam aquele stick :?
Atenção continuo a achar que o culpado é o modelo e a falta de preço final à vista, a fim de defender os menos informados em vez de os deixar comer de cebolada. Mas catano, tantos? :o
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Nonnus » 28 out 2021, 08:43

BrunoAlves Escreveu:
28 out 2021, 00:38
Mas catano, tantos? :o
Ando a dizer isso a tanto tempo. O UVE, comum dos mortais não faz ideia do que é um CEME, o que é o OPC, que pode ter vários CEMES, que existe diferença de preços, que fora de casa não se deve carregar até aos 100% (a não ser que tenha um Leaf de 30 :mrgreen: ), resumindo, não sabem nada.

A e tal tudo o que é novo leva tempo aprender. Pois estão aprender da pior maneira :doh:
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por RJSC » 28 out 2021, 09:37

cfvp Escreveu:
27 out 2021, 23:52
Mais achas para a fogueira :twisted: :
https://autoblogue.pt/2021/10/26/%EF%BF ... -que-paga/
Infelizmente é tudo verdade.

Temos é a escapatória de carregar em casa!
taxas.png
taxas.png (242.56 KiB) Visto 1867 vezes
Fica também patente neste gráfico que os OPC andam a cobrar demasiado nos PCN.
Um PCN custa uma fração do que custa um PCR, no entanto o OPC está a cobrar 96% do preço do PCR pela tuilização do PCN. :roll:

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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por BrunoAlves » 28 out 2021, 10:15

Não consigo fazer sentido desde gráfico. Com tanta variável como é que se chega a essa conclusão? Valores médios dos carregamentos registados?
É que eu, no PCN que uso mais vezes, pago ao OPC cerca de 60cts para carregar esses 12,5kWh. Dói-me muito mais, e é muito mais mal empregue, os 40cts que dou à MobiE.

Aliás, esse gráfico encaixa que nem uma luva nesse artigo. Conclusões genéricas que dão origem a comentários génericos, num modelo que é todo feito de particularidades :?
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Nonnus » 28 out 2021, 10:23

Assim que comecei a ler o artigo perdi o interesse. Alguém que escreve um artigo e não sabe a diferença entre potência (kW) e energia (kWh).
Se carregar 50 kW de energia na bateria do seu carro vai gastar 18,33 euros. Ou seja, 0,3666 euros/kW. Até aqui…
Até aqui já estamos a escrever asneiras.

Tal e qual o artigo do senhor da Turbo este sofre do mesmo mal. Para ser honesto tinha de mencionar os preços para vários CEMES, que tipo de carregadores é que usou, o tempo que carregou e a que percentagem e, mostrar que existem diferenças.

50kWh = 220km, para utilizador poupadinho, bom isto explica muita coisa. Andamos todos de Model X.
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