Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

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cfvp
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por cfvp » 26 out 2021, 17:24

mjr Escreveu:
26 out 2021, 13:28
- Não indica, mas para demorar tanto tempo muito provavelmente carregou até um SOC elevado, o que num posto que cobra ao tempo faz aumentar ainda mais a fatura. À potência de carga média do Taycan de 20-80% (150kW), entrariam em 40m 100kW.h, logo de certeza que carregou a uma potência inferior a esse valor e por isso (bem) acima de 80% de SOC.
Tendo em conta que carregou na ionity não interessa o tempo ou está-me a escapar alguma coisa? Só se carregou com o CEME Prio.
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por mjr » 26 out 2021, 20:56

Tens razão, a Ionity cobra OPC por energia e não por tempo! Nesse caso retiro esse ponto pois não faz sentido.

O que continua a não fazer sentido são os 79kW de potência média de carga, passou uma grande parte do tempo acima dos 80% de SOC.
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Nonnus » 26 out 2021, 22:06

79kW ou 74kW?

Tinha feito as contas dava-me 74.145kW :oops:
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por mjr » 27 out 2021, 07:05

49,43x60/40 = 74,145kW de facto. Tenho (literalmente) de começar a usar óculos para ver ao perto, confundi o 4 com um 9, ainda por cima beneficiando a potência média de carga para o Taycan…
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Nonnus » 27 out 2021, 09:20

mjr Escreveu:
27 out 2021, 07:05
49,43x60/40 = 74,145kW de facto. Tenho (literalmente) de começar a usar óculos para ver ao perto, confundi o 4 com um 9, ainda por cima beneficiando a potência média de carga para o Taycan…
Não leves a mal o meu reparo, mas como tinha feito as contas e tinha-me dado um resultado diferente e, como tu não costumas falhar nestas coisas, acabei por ficar na dúvida.

Pois, os 74kW de média num Taycan vem mesmo mostrar que houve algo de errado nesse carregamento.
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por BrunoAlves » 27 out 2021, 09:36

Eu acho que não houve "nada de errado" no carregamento, no sentido em que a única opção que ele podia ter tomado diferente que impactava o preço era usar outro CEME (ou usar outro posto, vá :mrgreen: - mas então este posto não é para ser usado sob pena de poder ser usado para criticar a ME?)

O que ele diz ter feito foi algo "à lá combustão": encher o tanque para repor o que gastou - que até é a melhor forma de fazer uma média num ICE
Em 40 minutos “meti” 49,43kWh ou seja, aquilo que tinha gasto para fazer 190 km
Ou seja, atestou até ao gargalo. Deve ter saído do Porto carregado, chegou ali e "atestou" para repor e fazer a média.

Como não há nenhuma parcela cobrada por tempo naquele carregamento, a potência média só nos diz que carregou num PCUR até um SOC muito alto, mas neste caso não teve qualquer impacto a não ser no tempo que demorou e que podia e devia ter sido muito menos - que é um problema do qual ele não se queixa.

O que está errado nesse post é "apenas" a forma como tenta pegar numa situação pontual e tratá-la como se fosse a norma, aproveitando para colocar termos que são nitidamente pejorativos e tendenciosos na análise, obviamente com uma intenção clara de denegrir a ME.
Porque de resto, se quisermos nós não ser demasiado tendenciosos, ele tem alguma razão: aquele carregamento foi um assalto e qualquer outra pessoa pode ser "entalada" da mesma forma por não estar preparada. E, obviamente, o "pormenor" de não ter no posto preço final, à vista.
Se ele chegasse ao posto e lá dissesse CLARAMENTE 1,158€/kWh, se calhar ele pensava "oh diabo, tenho autonomia para muito mais, deixa mas é procurar outro posto" :roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Nonnus » 27 out 2021, 09:59

BrunoAlves Escreveu:
27 out 2021, 09:36
O que está errado nesse post é "apenas" a forma como tenta pegar numa situação pontual e tratá-la como se fosse a norma, aproveitando para colocar termos que são nitidamente pejorativos e tendenciosos na análise, obviamente com uma intenção clara de denegrir a ME.
Porque de resto, se quisermos nós não ser demasiado tendenciosos, ele tem alguma razão: aquele carregamento foi um assalto e qualquer outra pessoa pode ser "entalada" da mesma forma por não estar preparada. E, obviamente, o "pormenor" de não ter no posto preço final, à vista.
Se ele chegasse ao posto e lá dissesse CLARAMENTE 1,158€/kWh, se calhar ele pensava "oh diabo, tenho autonomia para muito mais, deixa mas é procurar outro posto" :roll:
Concordo com a tua analise.

Num grupo de petrolheads tive o cuidado de explicar por A + B tudo o que envolve o nosso sistema de carregamentos e até agora parece ter sido bem compreendido.

O que tentei explicar foi isso mesmo. A intenção do post do senhor da Turbo não é mostrar a realidade e o senhor não foi honesto. Para ele ser honesto tinha que fazer a comparação com outros locais e outros CEMES e mostrar as pessoas que é preciso estar atento aos locais que se escolhe para carregar, que aquele local não é o mais indicado para se carregar um VE. Escrever isto tinha o efeito inverso. Ajudava as pessoas a evitar aquele posto e assim talvez o preço baixa-se :idea:
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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por JLMF » 27 out 2021, 10:13

Este post, em minha opinião acaba por ser positivo se retirarmos a eventual intenção de pegar num exemplo para servir interesses obscuros sobretudo quando redigido por alguém que sabemos ter conhecimento sobre o funcionamento da rede de carregadores e do "melhor Modelo do mundo".

A Turbo tem acompanhado de certa forma a mobilidade eléctrica, ao contrário do ACP que é manifestamente contra, o que aliás me fez deixar de ser sócio e a mais alguns.

A positividade destes relatos é pôr a nu as consequências deste Modelo existente em Portugal e alertar para as suas ineficiências e até ilegalidades.
É provável acontecer a qualquer utilizador de veículo elétrico carregar e circular mais caro com um VE que com um equivalente gasóleo ou mesmo gasolina com várias agravantes uma das quais a que ele frisa, a de consumir um serviço desconhecendo o preço final.

Com este Modelo será sempre "caro" e cada vez mais comparativamente, é uma relação desequilibrada entre os vários "donos" do negócio que mistura Estado e particulares cada qual com os seus interesses, em alguns domínios, divergentes.

É um monopólio anti concorrência que visa aniquilar a iniciativa privada alimentando os interesses protegidos de alguns, feito e criado para estes sem ter em conta os consumidores e a mobilidade eléctrica como objetivos principais. Nem sequer houve a vontade de adaptar a legislação sobre a comercialização de eletricidade ás novas realidades colocadas pela mobilidade eléctrica o que é garantia de lucro para alguns e prejudicial para o utilizador e consumidor.

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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Apr » 27 out 2021, 10:27

Vinha aqui dizer que até concordo com o post da revista Turbo, a unica coisa que não concordo é a generalização da experiencia, carregmento rápido não é necessariamente mais caro. Mas os carissimos foristas que escreveram antes de mim ja manifestaram essa opinião bem melhor do que eu.

o texto deste senhor chegou a muita gente e acaba por ser um bom motivo para assinalar as deficiencias do modelo de carregamento portugues.

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Re: Entrevista ao presidente do ACP / post da revista Turbo

Mensagem por Nonnus » 27 out 2021, 10:31

JLMF Escreveu:
27 out 2021, 10:13
A Turbo tem acompanhado de certa forma a mobilidade eléctrica, ao contrário do ACP que é manifestamente contra, o que aliás me fez deixar de ser sócio e a mais alguns.
Como escrevi mais atrás estaremos cá para ver a posição desses senhores daqui alguns anos. Como tu fizeste e mais alguns, num futuro próximo se calhar muito mais irão fazer. Forçosamente, ou o senhor do ACP muda de atitude (como já vimos para ele é simples), ou corre o risco de acabar com a galinha dos ovos de ouro.
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