Consumo carro VS carregamento

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Nerusonu
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por Nerusonu » 24 fev 2024, 00:23

Energia reportada pelo carregador-- 37kWh
Km percorridos-- 229
Consumo reportado pelo CB-- 14.1 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 13 aos 80)
Temperatura exterior 12°
Temperatura máxima do pack 16°
Velocidade máxima de carga 70kW(DC)
Carregador(Alpitronic hypercharger 75)
Odometro 52865

pbaptista
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 25 fev 2024, 09:57

.
Última edição por pbaptista em 25 fev 2024, 15:00, editado 2 vezes no total.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 25 fev 2024, 14:31

civic Escreveu:
23 fev 2024, 09:29
Há carregamentos que não entendo as diferenças, no teu caso consegues explicar o desvio do primeiro registo para os outros?
Se estás a referir-te à tua coluna "Deviation %", não percebo como fazes os cálculos, se é "Real average Wh/Km" a dividir por "Car average Wh/km", os ultimos 3 registos não estão certos.

Como já referi, ao contrário de um carro a combustível que o deposito tem sempre a mesma capacidade, num carro elétrico não.
Na minha tabela não há diferenças relevantes, porque utilizo o valor da real da energia que fica na bateria após o carregamento.
No meu primeiro registo, o SOC a 80% começou com 53,83kWH e quando voltou a carregar o SOC 80% foi de 53,05kWh, assim o desvio foi mais baixo do que seria se tivesse carregado até aos 53,83kWh, nos restantes registos, o SOC a 80% foi quase idêntico, 52,80kWh, 52,90kWh e 52,55kWh, assim o desvio que calculaste foi semelhante.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 25 fev 2024, 20:01

pbaptista Escreveu:
25 fev 2024, 14:31
civic Escreveu:
23 fev 2024, 09:29
Há carregamentos que não entendo as diferenças, no teu caso consegues explicar o desvio do primeiro registo para os outros?
Se estás a referir-te à tua coluna "Deviation %", não percebo como fazes os cálculos, se é "Real average Wh/Km" a dividir por "Car average Wh/km", os ultimos 3 registos não estão certos.

Como já referi, ao contrário de um carro a combustível que o deposito tem sempre a mesma capacidade, num carro elétrico não.
Na minha tabela não há diferenças relevantes, porque utilizo o valor da real da energia que fica na bateria após o carregamento.
No meu primeiro registo, o SOC a 80% começou com 53,83kWH e quando voltou a carregar o SOC 80% foi de 53,05kWh, assim o desvio foi mais baixo do que seria se tivesse carregado até aos 53,83kWh, nos restantes registos, o SOC a 80% foi quase idêntico, 52,80kWh, 52,90kWh e 52,55kWh, assim o desvio que calculaste foi semelhante.
Como explicas esses desvios de SoC em cerca de 100kms? Ainda por cima fazendo sempre a mesma viagem sem grandes diferenças de consumo?

Os calculos é a energia que meteste da ficha/carregador para fazer esses kms vs energia declarada, o valor de SoC é só a janela de trabalho, a questão é a mesma, o que origina esse desvio? Sendo pela energia como tu fazes ou sendo pelo SoC como eu faço?

Eu acho é que o SoC é o mesmo, e a diferença nesses carregamentos é a energia gasta em algo periferico, como a gestão termica da bateria, se for como tu dizes não encontro qualquer explicação para essa mudança tão brusca em tão pouco tempo. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

pbaptista
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 26 fev 2024, 00:31

civic Escreveu:
25 fev 2024, 20:01
pbaptista Escreveu:
25 fev 2024, 14:31
civic Escreveu:
23 fev 2024, 09:29
Há carregamentos que não entendo as diferenças, no teu caso consegues explicar o desvio do primeiro registo para os outros?
Se estás a referir-te à tua coluna "Deviation %", não percebo como fazes os cálculos, se é "Real average Wh/Km" a dividir por "Car average Wh/km", os ultimos 3 registos não estão certos.

Como já referi, ao contrário de um carro a combustível que o deposito tem sempre a mesma capacidade, num carro elétrico não.
Na minha tabela não há diferenças relevantes, porque utilizo o valor da real da energia que fica na bateria após o carregamento.
No meu primeiro registo, o SOC a 80% começou com 53,83kWH e quando voltou a carregar o SOC 80% foi de 53,05kWh, assim o desvio foi mais baixo do que seria se tivesse carregado até aos 53,83kWh, nos restantes registos, o SOC a 80% foi quase idêntico, 52,80kWh, 52,90kWh e 52,55kWh, assim o desvio que calculaste foi semelhante.
Como explicas esses desvios de SoC em cerca de 100kms? Ainda por cima fazendo sempre a mesma viagem sem grandes diferenças de consumo?

Os calculos é a energia que meteste da ficha/carregador para fazer esses kms vs energia declarada, o valor de SoC é só a janela de trabalho, a questão é a mesma, o que origina esse desvio? Sendo pela energia como tu fazes ou sendo pelo SoC como eu faço?

Eu acho é que o SoC é o mesmo, e a diferença nesses carregamentos é a energia gasta em algo periferico, como a gestão termica da bateria, se for como tu dizes não encontro qualquer explicação para essa mudança tão brusca em tão pouco tempo. ;)
A minha formação base é na area das ciencias tecnologicas e como tal acredito no metodo cientifico, isso explica porque tenho registado todos os carregamentos que fiz desde que o carro me foi entregue (este é o meu primeiro carro eletrico e quero saber a dinamica da degradação da bateria, eficiencia de carga, etc...), ao fim de um ano adquiri um ODB2 e registei durante vários meses, não só o que o carro carregava, como um conjunto de outros paramentos e pode parecer estranho para algumas pessoas mas pelo que vou lendo aqui no forum, nos kias, teslas, hyundais, etc..parece que só os Nissan e o meu carro é que têm degradação da bateria. :D

Se fores ver o meu DB, verificarás que a 12 de fevereiro referi que a degradação no ultimo ano tinha sido residual , porque os valores da bateria e da energia ao mesmo SOC(essencialmente 80%), eram regulares, acontece que a ultima vez que o valor de energia com SOC a 80% esteve no intervalo do ultimo ano foi a 18/02/2024, dai que o primeiro registro que partilhei (19/02/2024) apanhou esse diferencial, nos carregamentos posteriores nunca mais chegou sequer aos 53kWh, adicionalmente o valor total da bateria a partir dessa data nunca mais ultrapassou os 71 kWh, anda entre os 70,8 e os 71 por isso sim, estou certo do motivo que leva a que haja uma variação com o teu metodo porque ele não contempla a redução de energia para o mesmo SOC. No meu metodo, medindo a energia que fica na bateria não houve variação significativa, a eficiencia na carga para o SOC de 80% em minha casa oscila entre os 85 a 87%, como já era no passado.
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civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 26 fev 2024, 09:43

pbaptista Escreveu:
26 fev 2024, 00:31

A minha formação base é na area das ciencias tecnologicas e como tal acredito no metodo cientifico, isso explica porque tenho registado todos os carregamentos que fiz desde que o carro me foi entregue (este é o meu primeiro carro eletrico e quero saber a dinamica da degradação da bateria, eficiencia de carga, etc...), ao fim de um ano adquiri um ODB2 e registei durante vários meses, não só o que o carro carregava, como um conjunto de outros paramentos e pode parecer estranho para algumas pessoas mas pelo que vou lendo aqui no forum, nos kias, teslas, hyundais, etc..parece que só os Nissan e o meu carro é que têm degradação da bateria. :D

Se fores ver o meu DB, verificarás que a 12 de fevereiro referi que a degradação no ultimo ano tinha sido residual , porque os valores da bateria e da energia ao mesmo SOC(essencialmente 80%), eram regulares, acontece que a ultima vez que o valor de energia com SOC a 80% esteve no intervalo do ultimo ano foi a 18/02/2024, dai que o primeiro registro que partilhei (19/02/2024) apanhou esse diferencial, nos carregamentos posteriores nunca mais chegou sequer aos 53kWh, adicionalmente o valor total da bateria a partir dessa data nunca mais ultrapassou os 71 kWh, anda entre os 70,8 e os 71 por isso sim, estou certo do motivo que leva a que haja uma variação com o teu metodo porque ele não contempla a redução de energia para o mesmo SOC. No meu metodo, medindo a energia que fica na bateria não houve variação significativa, a eficiencia na carga para o SOC de 80% em minha casa oscila entre os 85 a 87%, como já era no passado.
Se a tua formação base é nas ciências tecnologicas saberás que a energia não é medida neste caso, é calculada, para ser medida terias que fazer ciclos completos para teres em conta o impacto da degradação e temperatura na bateria, o SoC é direto, X tensão com Y corrente dará um valor de SoC a atualização deste é que puderá ter velocidades diferentes consoante a corrente.
Mas como posso estar errado explica como medes a energia resisual da bateria. ;)
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 26 fev 2024, 12:38

civic Escreveu:
26 fev 2024, 09:43
pbaptista Escreveu:
26 fev 2024, 00:31

A minha formação base é na area das ciencias tecnologicas e como tal acredito no metodo cientifico, isso explica porque tenho registado todos os carregamentos que fiz desde que o carro me foi entregue (este é o meu primeiro carro eletrico e quero saber a dinamica da degradação da bateria, eficiencia de carga, etc...), ao fim de um ano adquiri um ODB2 e registei durante vários meses, não só o que o carro carregava, como um conjunto de outros paramentos e pode parecer estranho para algumas pessoas mas pelo que vou lendo aqui no forum, nos kias, teslas, hyundais, etc..parece que só os Nissan e o meu carro é que têm degradação da bateria. :D

Se fores ver o meu DB, verificarás que a 12 de fevereiro referi que a degradação no ultimo ano tinha sido residual , porque os valores da bateria e da energia ao mesmo SOC(essencialmente 80%), eram regulares, acontece que a ultima vez que o valor de energia com SOC a 80% esteve no intervalo do ultimo ano foi a 18/02/2024, dai que o primeiro registro que partilhei (19/02/2024) apanhou esse diferencial, nos carregamentos posteriores nunca mais chegou sequer aos 53kWh, adicionalmente o valor total da bateria a partir dessa data nunca mais ultrapassou os 71 kWh, anda entre os 70,8 e os 71 por isso sim, estou certo do motivo que leva a que haja uma variação com o teu metodo porque ele não contempla a redução de energia para o mesmo SOC. No meu metodo, medindo a energia que fica na bateria não houve variação significativa, a eficiencia na carga para o SOC de 80% em minha casa oscila entre os 85 a 87%, como já era no passado.
Se a tua formação base é nas ciências tecnologicas saberás que a energia não é medida neste caso, é calculada, para ser medida terias que fazer ciclos completos para teres em conta o impacto da degradação e temperatura na bateria, o SoC é direto, X tensão com Y corrente dará um valor de SoC a atualização deste é que puderá ter velocidades diferentes consoante a corrente.
Mas como posso estar errado explica como medes a energia resisual da bateria. ;)
Eu não estou preocupado com a energia residual da bateria, quero saber quanta energia gasto para carregar a bateria e desta quanta fica na bateria e que fatores podem influenciar esta relação e quero saber a degradação da bateria.

Assim, o que para mim conta é que energia tenho na bateria quando tenho o SOC a 80% e como este valor varia o longo do tempo, que valor de capacidade total tenho na bateria e como este varia ao longo do tempo e os dados que tenho obtido são consistentes com a energia gasta a carregar a bateria e os km que consigo andar, no mesmo percurso, partindo do mesmo SOC.

Não tenho incoerências relevantes, se o o carscanner diz que a bateria tem mais 20kWh e o carro diz que andei 100km e gastei 20kWh, quando vou ver a energia na bateria esta tem +/- menos 20kWh, as variações até agora têm sido entre 0,1 e 0,2 /100km. Até agora está tudo certo, infelizmente até a degradação.

Aquela diferença que referes foi um salto da degradação, como já aconteceu anteirormente, está muitos meses dentro de um intervalo e depois cai um pouco e nunca mais sobe aos valores anteriores, que conclusão tiras destes factos? Eu gostava que não fosse degradação, mas se tiveres outra explicação força. :)
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civic
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 26 fev 2024, 13:58

A energia que tens quando está a 80% é a energia residual nesse SoC, como não te interessa? É só o que interessa para o que estamos a discutir. ;)

O facto é que a energia nesse ponto, tal como noutro qualquer é disponibilizada por um calculo, o SoC é um valor dinâmico e real, pode é estar desfasado consoante o valor de atualiação do carro (por norma definido pela corrente utilizada), por isso é que se fores a apertar com o carro notas isso logo no SoC mas mas em termos de energia demora bem mais, também é por isso é que depois de algum tempo vê mais energia do que quando paraste, porque o SoC é real (Tensão/corrente) a energia é calculada conforme a situação e tal como dizes mete um valor teórico de degradação e temperatura.
Eu confio mais no SoC do que na energia declarada pelo BMS, basta ver que para teres o SoC baste definires um valor minimo e maximo de tensão para o confrontares com a corrente, depois só tens que definir patamares e tens a tua escala de SoC, a energia é preciso fazeres calculos e colocares cenários teoricos para chegares a um valor, tal como o SoH, basta ver o videos do Bjorn e ver que ele vai sempre ao valor mais baixo possivel da bateria para que dessa forma contabilizar a energia, pois é uma calibração que faz ao sistema, quanto menos energia tiveres na bateria menor o erro. De outra forma simplesmente não confia nos numeros indicados, podes fazer o teste de levar a bateria ao fundo e depois confronta o antes e o depois.

Por outro lado, não é facil pedir valores de energia ao pessoal, só pensei na tabela com dados faceis de adquirir. ;)
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 26 fev 2024, 19:16

civic Escreveu:
26 fev 2024, 13:58
A energia que tens quando está a 80% é a energia residual nesse SoC, como não te interessa? É só o que interessa para o que estamos a discutir. ;)

O facto é que a energia nesse ponto, tal como noutro qualquer é disponibilizada por um calculo, o SoC é um valor dinâmico e real, pode é estar desfasado consoante o valor de atualiação do carro (por norma definido pela corrente utilizada), por isso é que se fores a apertar com o carro notas isso logo no SoC mas mas em termos de energia demora bem mais, também é por isso é que depois de algum tempo vê mais energia do que quando paraste, porque o SoC é real (Tensão/corrente) a energia é calculada conforme a situação e tal como dizes mete um valor teórico de degradação e temperatura.
Eu confio mais no SoC do que na energia declarada pelo BMS, basta ver que para teres o SoC baste definires um valor minimo e maximo de tensão para o confrontares com a corrente, depois só tens que definir patamares e tens a tua escala de SoC, a energia é preciso fazeres calculos e colocares cenários teoricos para chegares a um valor, tal como o SoH, basta ver o videos do Bjorn e ver que ele vai sempre ao valor mais baixo possivel da bateria para que dessa forma contabilizar a energia, pois é uma calibração que faz ao sistema, quanto menos energia tiveres na bateria menor o erro. De outra forma simplesmente não confia nos numeros indicados, podes fazer o teste de levar a bateria ao fundo e depois confronta o antes e o depois.

Por outro lado, não é facil pedir valores de energia ao pessoal, só pensei na tabela com dados faceis de adquirir. ;)
Deixo-te duas fotos de leituras, há muitos mais sensores, no ecra principal tenho esses.
Imagem WhatsApp 2024-02-26 às 17.05.25_6ab8c763.jpg
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Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 26 fev 2024, 19:20

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