Consumo carro VS carregamento

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
civic
Mensagens: 1598
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 17 fev 2024, 18:27

pbaptista Escreveu:
17 fev 2024, 14:57
2º carregamento

17/02/2024
SOC partida:87% (CB)
SOC chegada:17% (CB)
Km saida:65414 (CB)
Km chegada: 65750 (CB)
km percorridos: 336 (CB)
Media/100: 14,2 kWh (CB)
KWh saida: 58,05 (ODB2)
kWh chegada: 10,78 (ODB2)
Media/100:14,1kWh (calculada com os valores retirados do ODB2, via carscanner)
Casa: potencia nominal 6,9kW
Eletricidade gasta: 25,13 kWh (leitura do carregador, via telegram )
Eletricidade carregada: 22,48kWh (calculada com os valores retirados do ODB2, via carscanner)
Eficiência: 89%
temperatura exterior:18º (CB)
temperatura "media" da bateria:15,5º (calculada somando o valor da temperatura mais elevada com o valor mais baixo de temperatura das células, dividindo por 2, valores retirados do ODB2, via carscanner)
temperatura "inlet" bateria:15 (ODB2)
SOC saida:50% (CB)
Tens aí qualquer coisa mal, vamos lá ver se eu estou a ver bem a coisa, fizeste 336kms e gastaste da tomada 25,13kW para voltar ao SoC inicial, isso dá uma media de 7,5kWh/100'kms, quase metade do declarado pelo carro. Aliás, pelo OBD gastaste 48kWh e só carregaste 25 da ficha?

Mesmo no carregamento anterior, fiqeui sem perceber se a energia que colocaste nestes dados se foi a total ou a que estava aos 80%, já que disseste que carregaste até aos 87%.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 17 fev 2024, 18:47

civic Escreveu:
17 fev 2024, 18:27
pbaptista Escreveu:
17 fev 2024, 14:57
2º carregamento

17/02/2024
SOC partida:87% (CB)
SOC chegada:17% (CB)
Km saida:65414 (CB)
Km chegada: 65750 (CB)
km percorridos: 336 (CB)
Media/100: 14,2 kWh (CB)
KWh saida: 58,05 (ODB2)
kWh chegada: 10,78 (ODB2)
Media/100:14,1kWh (calculada com os valores retirados do ODB2, via carscanner)
Casa: potencia nominal 6,9kW
Eletricidade gasta: 25,13 kWh (leitura do carregador, via telegram )
Eletricidade carregada: 22,48kWh (calculada com os valores retirados do ODB2, via carscanner)
Eficiência: 89%
temperatura exterior:18º (CB)
temperatura "media" da bateria:15,5º (calculada somando o valor da temperatura mais elevada com o valor mais baixo de temperatura das células, dividindo por 2, valores retirados do ODB2, via carscanner)
temperatura "inlet" bateria:15 (ODB2)
SOC saida:50% (CB)
Tens aí qualquer coisa mal, vamos lá ver se eu estou a ver bem a coisa, fizeste 336kms e gastaste da tomada 25,13kW para voltar ao SoC inicial, isso dá uma media de 7,5kWh/100'kms, quase metade do declarado pelo carro. Aliás, pelo OBD gastaste 48kWh e só carregaste 25 da ficha?

Mesmo no carregamento anterior, fiqeui sem perceber se a energia que colocaste nestes dados se foi a total ou a que estava aos 80%, já que disseste que carregaste até aos 87%.
Não tenho nada mal, está tudo bem explicado, talvez demais. :D
Saí de VillaFranca dos Barros com SOC a 87%(CB), leitura via ODB2 indicava 58,05kWh.
Cheguei às Caldas da Rainha com SOC 17%(CB), leitura via ODB2 indicava 10,78kWh
Gastei para fazer os 336km 58,05-10,78, ou seja 47,27kWh, o que dá uma média de 14,1kWh/100km, o CB indica 14,2kWh.

Depois coloquei à carga até 50% de SOC, tendo carregado a bateria dos 17%SOC até aos 50% SOC, tendo esta passado dos 10,78kWh para 33,25kWh, ou seja carregou 22,48kWh, tendo para esse efeito gasto 25,13kWh ou seja eficiência de 89%.

Se queremos saber a eficiência de carregar a bateria de uma forma correta é saber quanto energia gastamos e dessa quanta fica na bateria, foi isso que fiz.
Do que recolhi em 2022, conclui que para o caso do meu carro, os factores que influencia mais é o SOC a que se faz as cargas, quando passamos os 80% começa a haver uma queda relevante na eficiência. Outra é que as cargas em DC são mais eficientes que as de AC. EM relação à temperatura também verifiquei uma redução acima dos 30º no entanto como só tive duas amostras, penso que não é suficiente para tirar conclusões.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

civic
Mensagens: 1598
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 17 fev 2024, 19:34

pbaptista Escreveu:
17 fev 2024, 18:47


Não tenho nada mal, está tudo bem explicado, talvez demais. :D
Saí de VillaFranca dos Barros com SOC a 87%(CB), leitura via ODB2 indicava 58,05kWh.
Cheguei às Caldas da Rainha com SOC 17%(CB), leitura via ODB2 indicava 10,78kWh
Gastei para fazer os 336km 58,05-10,78, ou seja 47,27kWh, o que dá uma média de 14,1kWh/100km, o CB indica 14,2kWh.

Depois coloquei à carga até 50% de SOC, tendo carregado a bateria dos 17%SOC até aos 50% SOC, tendo esta passado dos 10,78kWh para 33,25kWh, ou seja carregou 22,48kWh, tendo para esse efeito gasto 25,13kWh ou seja eficiência de 89%.

Se queremos saber a eficiência de carregar a bateria de uma forma correta é saber quanto energia gastamos e dessa quanta fica na bateria, foi isso que fiz.
Do que recolhi em 2022, conclui que para o caso do meu carro, os factores que influencia mais é o SOC a que se faz as cargas, quando passamos os 80% começa a haver uma queda relevante na eficiência. Outra é que as cargas em DC são mais eficientes que as de AC. EM relação à temperatura também verifiquei uma redução acima dos 30º no entanto como só tive duas amostras, penso que não é suficiente para tirar conclusões.
Ok, já percebi, só que não é dessa forma que tenho a tabela, os testes que vês na tabela são com a carga até ao SoC inicial, ou seja, arrancas a 80%, consomes até 50% e voltas a carregar até 80%, desta forma fazes os calculos sem usares nada do que o carro indica, é só fazer a comparação do que o carro gastou e o que ele indica, pois fazendo como dizes, basta o arrefecimento arrancar em algum ponto da carga e já muda as contas, como fizeste podes não contemplar isso, sei que a 50kW não deverá acontecer, mas o que pretendo é bem mais simples, tal como num CI, metes gasolina andas com ele e voltas a meter gasolina até ao mesmo ponto.
Eu sei que se pode fazer como dizes, mas a ideia é bem mais simples, e também apanhar a cena do arrefecimento, temperatura da bateria, nivel de SoC, da forma como dizes não apanhamos essas coisas, a ideia desta tabela é mais a comparação entre diversos carros/marcas e como eles mostram as coisas, tu consegues ver isso porque usas a porta OBD2, a ideia é ver apenas o que o display indica. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 17 fev 2024, 20:21

civic Escreveu:
17 fev 2024, 19:34

Ok, já percebi, só que não é dessa forma que tenho a tabela, os testes que vês na tabela são com a carga até ao SoC inicial, ou seja, arrancas a 80%, consomes até 50% e voltas a carregar até 80%, desta forma fazes os calculos sem usares nada do que o carro indica, é só fazer a comparação do que o carro gastou e o que ele indica, pois fazendo como dizes, basta o arrefecimento arrancar em algum ponto da carga e já muda as contas, como fizeste podes não contemplar isso, sei que a 50kW não deverá acontecer, mas o que pretendo é bem mais simples, tal como num CI, metes gasolina andas com ele e voltas a meter gasolina até ao mesmo ponto.
Eu sei que se pode fazer como dizes, mas a ideia é bem mais simples, e também apanhar a cena do arrefecimento, temperatura da bateria, nivel de SoC, da forma como dizes não apanhamos essas coisas, a ideia desta tabela é mais a comparação entre diversos carros/marcas e como eles mostram as coisas, tu consegues ver isso porque usas a porta OBD2, a ideia é ver apenas o que o display indica. ;)
A gasolina enchemos o deposito para ver os consumos porque não temos forma de saber quantos litros lá estão, se tivéssemos essa informação não precisavas de encher o deposito. :)
Aqui tenho a informação de quantos eletrões entram na bateria e quanto gastei para os colocar lá, esta é a forma mais correta de o fazer.
Carregar o carro até o mesmo SOC não te garante exatidão, primeiro não sabes qual é degradação da bateria, segundo não sabes quanto é que ele carrega a determinado SOC, por experiência própria (via ODB2) sei que a 80%, durante o ano o passado tive variações de +/-1kWh, assim como noutros valores de SOC e todos os que andam nesta vida há anos sabem que estas variações são normais.
Em relação ao impacto da temperatura da bateria, temperatura exterior, SOC inicial e SOC final, tipo de carregador, etc.. qual o impacto que tem na eficiência da carga, ao fim de umas dezenas de cargas tens essa visibilidade, tal como eu tive quando mantive os registos durante +/- 8 meses, até mais fidedigna do que a opção que propões. Compreendo que nem toda a gente tem ODB2, nem está para ter trabalho mas não conheço forma mais exacta de fazer o estudo que pretendes.
Agora vou recolher os registos mais uns meses, com o parâmetro adicional da temperatura exterior e temperatura media da bateria e depois já fico com registos suficientes para tirar mais conclusões.

Em relação ao arrefecimento arrancar e consumir mais energia, também não és assertivo com o teu método, vejamos carregar dos 20 aos 80% não é o mesmo que carregar dos 60% aos 80%, no primeiro caso é quase certo que o arrefecimento vai acontecer várias vezes, no segundo não. Por isso carregar até ao mesmo SOC não te garante nada.
Com a leitura exacta da energia carregada, um eventual gasto extra para arrefecer as baterias vai manifestar-se porque vai gastar mais energia para atingir o SOC desejado. Se fores ver à tabela que partilhei e fizeres um filtro por PCR verifica a que temperaturas é que estes foram menos eficientes.

Resumindo, queres que te envie a informação que recolho ou não? :)
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

civic
Mensagens: 1598
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 18 fev 2024, 12:00

O que tento fazer é mesmo ter a certeza se o carro diz é a realidade, ou seja, conforme faço também dá para ver o desvio que o proprio OBD dá, porque a energia residual da bateria será sempre um calculo feito pelo BMS e isso varia de carro para carro, de utilização para utilização, temperatura e também com a idade, por isso é que pretendo desta forma.
Por exemplo, lembro-me de ler que os Ioniq 28 que marcavam sempre os 100%, com a idade o que acontecia à autonomia é que os ultimos valores do Soc iam embora num instante, embora ele continuasse a marcar sempre a mesma autonomia a energia que a bateria guardava era diferente, já o LEAF vai mudando comforme muda o SoH, mas mesmo assim esse numero pode ser muito fora da realidade conforme a utilização que se lhe dá.
Mas o que quero é uma tabela que fique fora dos calculos do carro. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

Nerusonu
Mensagens: 812
Registado: 13 mar 2018, 11:51
Data de fabrico: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por Nerusonu » 18 fev 2024, 20:46

Energia reportada pelo carregador-- 22.75
Km percorridos-- 135
Consumo reportado pelo CB-- 14.9 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 38 aos 80)
Temperatura exterior 10°
Temperatura máxima do pack 15°
Velocidade máxima de carga 11kW(3F não 1F como está no anterior registo)
Carregador(wallbox Moon)
Odometro 52534

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 18 fev 2024, 23:55

civic Escreveu:
18 fev 2024, 12:00
O que tento fazer é mesmo ter a certeza se o carro diz é a realidade, ou seja, conforme faço também dá para ver o desvio que o proprio OBD dá, porque a energia residual da bateria será sempre um calculo feito pelo BMS e isso varia de carro para carro, de utilização para utilização, temperatura e também com a idade, por isso é que pretendo desta forma.
Por exemplo, lembro-me de ler que os Ioniq 28 que marcavam sempre os 100%, com a idade o que acontecia à autonomia é que os ultimos valores do Soc iam embora num instante, embora ele continuasse a marcar sempre a mesma autonomia a energia que a bateria guardava era diferente, já o LEAF vai mudando comforme muda o SoH, mas mesmo assim esse numero pode ser muito fora da realidade conforme a utilização que se lhe dá.
Mas o que quero é uma tabela que fique fora dos calculos do carro. ;)
Epá, já não sei o que queres, perdi-me algures.... :D
Vejamos, do que me recordo pretendias saber a eficiência das cargas. Assim, explica-me como é que com os dados que o Nerusonu tem estado a colocar chegas a esse valor?
E já agora, não confias no carro mas o SOC inical, SOC final e o odometro são dados pelo carro, em que ficamos? :)
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

civic
Mensagens: 1598
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por civic » 19 fev 2024, 10:39

pbaptista Escreveu:
18 fev 2024, 23:55


Epá, já não sei o que queres, perdi-me algures.... :D
Vejamos, do que me recordo pretendias saber a eficiência das cargas. Assim, explica-me como é que com os dados que o Nerusonu tem estado a colocar chegas a esse valor?
E já agora, não confias no carro mas o SOC inical, SOC final e o odometro são dados pelo carro, em que ficamos? :)
Duvido muito que haja muitas alterações de grande monta no calculo do SoC numa viagem, já ao longo do tempo sim, aliás, em algumas marcas nem mexe, é sempre o mesmo, como acontece com os Teslas, mas é para ver esses desvios que possam existir que faço a tabela. Quero fazer esta tabela para ver os desvios que existem entre o que o carro mostra e a realidade, nem é tanto a eficiência, como estou a referir desde o inicio, mas podia fazer uma tabela para ver os desvios que existem em termos de energia residual numa bateria, mas não o fiz, conforme podes ver nos videos que o Bjorn fez para aferir a energia residual quando o carro chegasse a 0% podes ver que isso pode variar muito com varios fatores, mas não foi essa a ideia da tabela. Nem tenho como o fazer, tu consegues dar esses dados, mas a maioria não tem essa hipotese.
A eficiência das cargas tem a ver com a energia gasta entre os 2 pontos (carro e ficha), só isso, varia entre marcas e carros, é essa eficiência que quero ver não a do carro a andar, os dados do Nerusonu mostra precisamente a eficiência em varios patamares de carga, potências, temperaturas, ...
E dos carregamentos do Nerusonu ainda não dá para tirar muitas conclusões porque ainda existem poucos dados, se houvesse outro ID3 até daria para melhorar isso, assim temos que aguardar por mais dados dele. ;)

É muito simples o que quero, consumo declarado, consumo na ficha/carregador e kms, são 3 coisas muito simples. Podes colocar os outros registos para podermos tirar mais conclusões.
Nissan LEAF 2018 40kWh
148 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
42 000Km's

https://www.dropbox.com/scl/fi/zuncqojg ... o58f8&dl=0

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 19 fev 2024, 21:12

Ok, vou tentar contribuir, esta semana vou carregar até 5ª feira a 80% todos os dias.
Ontem carreguei a 80% e hoje também, assim deixo os dados do carregamento de hoje:

Data:19/02/2024
Energia reportada pelo carregador:36,08kWh
Km percorridos: 194
Consumo reportado pelo CB: 16,6 kWh/100km
Percentagem adicionada(dos 32 aos 80)
Temperatura exterior 18°
Temperatura média do pack 19,19°
Velocidade máxima de carga 6,9kW
Carregador: Wallbox Apr
Odometro: 65984

Adicionalmente, via ODB2:
energia carregada:31,30kWh
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

pbaptista
Mensagens: 434
Registado: 26 mar 2015, 00:21
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Consumo carro VS carregamento

Mensagem por pbaptista » 19 fev 2024, 23:30

Com esta história da recolha dos dados tenho andado quase sempre com a app carscanner ligada e nos últimos tempos apercebi-me de alguns "fenómenos" e hoje confirmei algo que já suspeitava, talvez consigam explicar o sucedido.
Vou de casa a 80%, faço 95 km até Lisboa, paro o carro e passado 4 horas quando chego ao carro tenho menos kWh na bateria, hoje tinha menos 1,75 kWh na bateria ( a ideia que tenho é que é sempre um valor desta grandeza). Sai de Lisboa com 56%, fiz 95 km até às Caldas da Rainha, estacionei em casa e passado 3 horas antes colocar o carro à carga, fui ver a bateria e esta tinha mais 1,775 kWh na bateria.
O civic já explicou que no caso de aumentar é o BMS a ajustar a bateria, mas a redução também é? E porque reduz sempre quando vou para Lisboa e recupera quando volto? Porque não o oposto? Alguém consegue explicar? :roll:
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”