Corrente alterna com polaridade?

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Nonnus
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Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por Nonnus » 22 fev 2025, 08:24

Já não é a primeira vez que vejo a recomendação de trocar a fase com o neutro quando um carro não carrega em corrente alterna.

Nos poucos conhecimento que tenho, na corrente alterna não existe polaridade, a corrente alterna entre o "positivo e o negativo" (fase/neutro).

Alguém me consegue explicar de que maneira isto pode impedir o carregamento, ou vice-versa se rodar a ficha schuko?

Mal comparado é a mesma coisa que ter uma lâmpada que não acende mas se trocar a fase e neutro já acende. Nunca vi tal coisa em corrente alterna.

Isto acontece na corrente contínua 🤔

Estou a ver mal a coisa, ou existe uma explicação para que tal aconteça?
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por civic » 22 fev 2025, 11:51

Um instalação elétrica AC só tem polaridade quando não existe corrente, ou seja, circuito aberto, a questão de sinalizar bem a fase em relação ao neutro numa instalação é apenas por questões de segurança, ligar algum equipamento eletronico de uma forma ou de outra não faz qualquer diferença pois a primeira coisa que tens na fonte de alimentação é uma ponte retificadora logo a seguir ao transformador, que vai tornar a corrente alterna em continua, independentemente da posição da fase e do neutro. ;)

É um bocado como a falácia que se andou a dizer durante muito tempo para não ter os cabos enrolados, pois criavam o efeito de transformador, só mesmo de quem não via nada de eletricidade. :D
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por Filipe » 22 fev 2025, 15:45

Os cabos enrolados não se recomenda porque aquecem um pouco mais. :roll:
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por civic » 22 fev 2025, 17:23

Filipe Escreveu:
22 fev 2025, 15:45
Os cabos enrolados não se recomenda porque aquecem um pouco mais. :roll:
Sim, mas para isso acontecer precisas de muita temperatura e pouco arejamento, o que não me parece que aconteça num carregamento normal com os tipicos EVSEs que existem. ;)
Mas falava do efeito bobine que o pessoal costumava dizer, que é impossivel neste caso.
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por Nonnus » 23 fev 2025, 07:28

Esta recomendação causou-me estranheza porque vi várias vezes ser dada a quem se queixa no grupo Hyundai electric que o carro não carrega.

O @Telmo Azevedo é uma das pessoas que dá esta recomendação e acredito que ele saiba que na corrente alterna não existe polaridade como na corrente continua.

Questionei-o no Facebook mas ele não me respondeu.

Podia ser que houvesse alguma coisa do lado do carro que fizesse que tal acontecesse.

Quanto a parte do enrolador do cabo. Sim, o problema prende-se com a temperatura quando a secção do cabo não é indicada para a quantidade de energia durante X horas. Como é de fácil compreensão o cabo que fica no interior do enrolador tem mais dificuldade em dissipar a temperatura e acaba por derreter.
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por civic » 23 fev 2025, 13:21

Obviamente que falo das recomendações quando o pessoal enrolava o cabo EVSE, uns 6 metros no maximo, não faz qualquer sentido em termos de temperatura. ;)

Quanto à polaridade ainda faz menos sentido, pois tal como disse antes, um dos primeiros componentes dos sistemas eletrónicos é uma ponte retificadora que faz precisimente a conversão da corrente alternada para uma corrente muito prerto da continua, ou seja, usa os 2 condutores sem polaridade para criar uma corrente com polaridade. ;)
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por RS232CSerialUser » 23 fev 2025, 14:57

Nonnus Escreveu:
22 fev 2025, 08:24
Já não é a primeira vez que vejo a recomendação de trocar a fase com o neutro quando um carro não carrega em corrente alterna.
Nos poucos conhecimento que tenho, na corrente alterna não existe polaridade, a corrente alterna entre o "positivo e o negativo" (fase/neutro).
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No UK e na Bélgica, e salvo erro na França também, a fase L e o Neutro têm que estar no pino certo e não há "volta a dar" à ficha...
No EVSE UMC Gen1 da Tesla é conhecido que o EVSE quer a fase obrigatoriamente L num dos pinos e o N no outro, no UK, Bélgica e França isso não é problema porque a ficha só encaixa na tomada de uma forma só.
Cá é o tanto faz e se o UMC Gen1 Tesla encontra o L no pino errado acende um aviso vermelho e não liga.
Roda-se a ficha 180º e o EVSE já liga.

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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por Nonnus » 23 fev 2025, 16:53

RS232CSerialUser Escreveu:
23 fev 2025, 14:57
No UK e na Bélgica, e salvo erro na França também, a fase L e o Neutro têm que estar no pino certo e não há "volta a dar" à ficha...
No EVSE UMC Gen1 da Tesla é conhecido que o EVSE quer a fase obrigatoriamente L num dos pinos e o N no outro, no UK, Bélgica e França isso não é problema porque a ficha só encaixa na tomada de uma forma só.
Cá é o tanto faz e se o UMC Gen1 Tesla encontra o L no pino errado acende um aviso vermelho e não liga.
Roda-se a ficha 180º e o EVSE já liga.
OK! Se percebo estás-te a referir em especifico aos Tesla com o EVSE da Tesla, certo?

O meu Niro é francês e nunca dei por esse problema. O meu e2008 é alemão e também não.

Eu não sei como é agora que os Tesla tem CCS2 mas lembro-me uma vez, ainda no tempo que os Tesla usavam a ficha americana falar sobre como os Tesla carregavam e era diferente de todos os outros. Aquilo na mesma ficha carregava em corrente alterna, monofásico, trifásico, e corrente continua.

Não sei, mas do lado do carro há qualquer coisa diferente dos outros.
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por civic » 23 fev 2025, 18:14

Isso também acontece cá com as fichas CE, não é por qualquer interação do equipamento, mas sim por questões de segurança, ou seja, quando cortas um circuito deve ser pela fase, por isso se respeita a cor castanha, pois se não respeitares podes estar a mexer no circuito com tensão no fio, isto nas instalações, no equipamento não entendo para que serve isso, em termos eletricos não faz qualquer diferença.
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Re: Corrente alterna com polaridade?

Mensagem por t3lmo » 23 fev 2025, 19:51

Nonnus Escreveu:
23 fev 2025, 07:28
Questionei-o no Facebook mas ele não me respondeu.
A resposta foi no mesmo dia e no mesmo local.
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