Nikola - camiões a hidrogênio faliu.
Enviado: 04 set 2025, 14:29
Há dias postei aqui um vídeo sobre os camiões da Iveco a hidrogênio que são os mesmos desta empresa. Hoje apareceu-me esta notícia. Não confirmei.
Os anos vão passando e o hidrogênio está difícil de se afirmar como muitos esperam.113 tractores a hidrogénio e os restos de uma empresa falida vendidos por 3,3 milhões de euros
Por 3,85 milhões de dólares, ou aproximadamente 3,3 milhões de euros, a empresa americana Hyroad comprou 113 tratores movidos a hidrogénio, 55 milhões de dólares em matérias-primas, software para o desenvolvimento de camiões movidos a hidrogénio, equipamento de reabastecimento de hidrogénio e várias instalações de teste. É preciso admitir que parece um ótimo negócio.
Todo o caso faz referência à falida Nikola. Era uma nova marca americana de camiões especializada em veículos elétricos e a hidrogénio. Durante vários anos, a empresa trabalhou também em estreita colaboração com a Iveco, adquirindo, entre outras coisas, cabines completas aos italianos. E embora a Nikola tivesse inúmeros pedidos, incluindo de clientes de frotas, a empresa estava afundada em enormes despesas e num escândalo alimentado pelo seu antigo CEO. Consequentemente, na primavera de 2025, foi declarada a falência.
A empresa falida deixou para trás uma fortuna substancial. O seu ativo mais importante, a unidade de produção no Arizona, foi adquirida pela empresa americana Lucid, que desenvolve automóveis elétricos de passageiros. Entretanto, os restantes activos, incluindo 113 tractores a hidrogénio concluídos, inúmeras matérias-primas, software, equipamento especializado e instalações de teste, foram leiloados. Foram colocados em leilão como uma oferta única e massiva, a ser adquirida sem ser dividida em partes.
O leilão foi ganho pela empresa americana Hyroad Energy, fundada em 2022 e também especializada em camiões a hidrogénio. No entanto, não se trata de um fabricante de veículos, mas sim de uma empresa que pretende alugar veículos a hidrogénio a transportadoras em regime de "camião como serviço". Isto envolve a cobrança por quilómetro percorrido, sem entrada ou outros custos fixos. Por conseguinte, a Hyroad Energy estava particularmente interessada na referida frota de 113 veículos, composta por 103 tractores novos e totalmente operacionais, bem como 10 veículos de demonstração.
Os organizadores do leilão estimaram o valor dos ativos à venda em mais de 150 milhões de dólares (mais de 130 milhões de euros). No entanto, havia tão poucos compradores interessados que a Hyroad Energy ganhou o leilão com uma licitação significativamente mais baixa. A oferta foi de 3,85 milhões de dólares (3,3 milhões de euros ou 14,1 milhões de PLN), representando menos de 10% do valor estimado!
Há um senão. Além da compra, a Hyroad Energy teve de concordar em assumir responsabilidades significativas. A empresa terá de prestar serviços de manutenção e peças de substituição às transportadoras que compraram tratores Nikola antes da falência. Terá de estabelecer centros de assistência para o efeito e gerir o seu fornecimento. É também possível que tenha de fazer uma parceria com a Iveco, por exemplo, para adquirir peças de carroçaria. Isto parece um desafio significativo e explica imediatamente porque é que a lista de interessados não era longa.