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Electric vehicles may work for the everyday commuter looking to cut fuel costs, but what about those EV owners looking for a road trip? How do you travel cross-country when you're tethered to your charging station?
Txchnologist, which is GE's new digital science and technology magazine, details a possible solution in this week's "The Road in 2030" issue. The Energy Dynamics Laboratory at Utah State University is working on an "electrified roads" concept, whereby taking your EV to the streets would charge the vehicle, rather than running out its battery.
EVs could gather electricity by driving over charging pads that would be buried under the road and connected to the electrical grid. This power supply could allow EVs to cut their battery size by as much as 80 percent.
Manufacturers are already showing wireless charging pads for EVs, but technology will need to be streamlined before this power transfer can take place between a moving vehicle and the road underneath it. The Korea Advanced Institute of Science and Technology is conducting a trial of electric roads, though with slow speeds and long charging pads.
Researchers at Utah State would hope eventually to enable charging at interstate speeds, the university's Hunter Wu said. It may eventually be possible to transfer up to 30 kilowatts of power at 80-percent efficiency while on the highway.
The magazine also tackles the issue of charging these cars at home; as the popularity of EVs grows, so will their demand on the electrical grid. Power companies must either provide more power or find a way to manage demands, Txchnologist says, or they could face blackouts and higher costs.
GE is developing "demand response" technology that will create communication between customers and electricity suppliers, said Jason Black, a systems engineer at GE Global Research. A customer can plug in and tell the utility service by what time his or her car needs to be charged. The utility would then charge the vehicle when demand is low, while still making sure the driver's need is met. Customers that use this system would get a discount, along with their boost in eco-friendly cred.
Parece-me uma solução óbvia mas os custos de instalação das placas de carga no asfalto é que me parece que podem atrasar o processo.
Re: Scientists work on in-road charging for EVs
Enviado: 04 mai 2011, 22:37
por RJSC
Obvia? Se a construção e manutenção de estradas só feitas de asfalto já é extremamente dispendiosa para o país de tal maneira que justifica a ridícula carga fiscal sobre veículos e combustíveis, nem quer imaginar os custos de tal coisa...
Re: Scientists work on in-road charging for EVs
Enviado: 04 mai 2011, 23:08
por mikexilva
Pois, implicava o carro descer o receptor para mais proximo do solo, e depois qualquer objecto no chão que podia passar entre as rodas podia ser um problema.
Mas não estou a imaginar Portugal ter dinheiro para construir mais que 100metros de autoestrada com esta tecnologia
Se tivesse um efeito mágnetico repelente até reduzia o atrito Mas será que as formas aerodinamicas dos carros não prejudicam no aumento do atrito? que todos são feitos a pensar em empurrar o carro para baixo quando este se desloca a maior velocidade... deviam ter uns flaps para nas curvas realmente carregar mais contra o piso (ou até flaps verticais para ajudar a curvar contra o vento), mas nas rectas não devia estar a empurrar o ar todo para cima...
Voltando ao assunto, talvez se fosse feito com impulsos mágneticos muito fortes de X em X metros e depois no carro uns condensadores para armazenar estes impulsos, mas era dispendioso na mesma, e não sei se seria preigoso campos magneticos tão fortes constantemente...
Mas a forma mais economica de transferir energia para o veiculo é com carris como o metroe os comboios pequenos
Re: Scientists work on in-road charging for EVs
Enviado: 05 mai 2011, 09:51
por ruimegas
Se calhar é melhor implementar um sistema tipo Troley...quando é necessário energia sai um sistema do tecto do Leaf para efectuar o contacto com uma linha eléctrica que se encontra pré-posicionada na auto estrada para fornecer energia suplementar e sem parar .
Já estou a ter ideias fora do comum graças e ti Mike
Re: Scientists work on in-road charging for EVs
Enviado: 05 mai 2011, 13:00
por mikexilva
Mas olha que em Coimbra existiam (não sei se ainda existem) uns autocarros eléctricos com um troley que vai buscar energia a um cabo por cima como os eléctricos.
Todas as tecnologias serão bem vindas, mas o futuro é isto
O primeiro caso não conhecia, mas refiro-me ao segundo! Não falta assim tanto tempo
Re: Scientists work on in-road charging for EVs
Enviado: 05 mai 2011, 14:53
por ruimegas
mikexilva Escreveu: Mas olha que em Coimbra existiam (não sei se ainda existem) uns autocarros eléctricos com um troley que vai buscar energia a um cabo por cima como os eléctricos.
Foi dai que me veio a ideia de facto e em termos de custo parece-me muito mais viável do que embutir dentro do asfalto
Re: Scientists work on in-road charging for EVs
Enviado: 05 mai 2011, 19:11
por jmiguel
mikexilva Escreveu: Mas olha que em Coimbra existiam (não sei se ainda existem) uns autocarros eléctricos com um troley que vai buscar energia a um cabo por cima como os eléctricos.
Ainda existem e circulam diariamente. Coimbra tem uma infraestrutura de alimentação eléctrica, composta por 2 cabos eléctricos paralelos, nas principais vias da cidade.
Re: Scientists work on in-road charging for EVs
Enviado: 05 mai 2011, 19:20
por batalha
Seria interessante saber dados desses motores? Quantos Km já rolaram e que tipo de avarias são mais frequentes?