Diário de bordo - Malm
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Re: Diário de bordo - Malm
Mais Ah, mas como o iMIEV tem menos células (88 vs 96 do Leaf), a bateria do OCasal ainda terá mais energia que a do Malm.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
Se assim for, a minha bateria deverá ter menos valor comercial para ser usado para armazenar energia em casa. Mas devido ao menor peso, possivelmente a minha autonomia já será maior. A minha utilização favorece bastante uma taxa de degradação baixa, dado que faço normalmente poucos quilómetros por dia, o que se traduz em pouco aquecimento diário. Quando faz uma viagem maior, recorre-se às cargas rápidas (na qual o carro liga a refrigeração) e à refrigeração em andamento para as baterias não ficarem muito quentes, de maneira que a taxa de degradação fica a valores satisfatórios. Não deve ser muito diferente de 1,5Ah/ano, no meu caso. Pelas minhas contas quando fizer 10 anos vai ter mais ou menos 55% da capacidade inicial, que deverá corresponder a um valor entre 65 a 70% da autonomia em novo (dado o carro não deixar utilizar toda a capacidade com que vem quando é novo). Enquadra-se no que eu tinha como espectativa quando o comprei.mjr Escreveu:Mais Ah, mas como o iMIEV tem menos células (88 vs 96 do Leaf), a bateria do OCasal ainda terá mais energia que a do Malm.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Sim, a autonomia do teu iMiEV já será superior à do Leaf do OCasal. A autonomia do meu deve ser ainda ligeiramente superior ao teu (ainda indica 40Ah, 60% SOH, mas tem 70% de SOH pelo teste da tomada).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
- figueiral
- Registado: 25 nov 2017, 23:58
- Data de fabrico: 24 abr 2015
- Capacidade bateria: 44,4 Ah
Meu livro de cabeceira deste momento: "O Diário do Malm, Uma Aventura Imievesca!"
O marcador já fica para lá do meio (125) e a minha mulher só me diz: Vai ali a Tábua e ele faz-te um resumo.
Por acaso não saiu nenhum resumo das Edições Europa América deste Diário pois não?
Ainda continuo na busca de um clone, mas já sei alguma coisa que não fazia ideia sobre eles.
Obrigado Malm e um bom ano!
O marcador já fica para lá do meio (125) e a minha mulher só me diz: Vai ali a Tábua e ele faz-te um resumo.

Por acaso não saiu nenhum resumo das Edições Europa América deste Diário pois não?

Ainda continuo na busca de um clone, mas já sei alguma coisa que não fazia ideia sobre eles.
É sorrir e carregar rapazes, sorrir e carregar.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
E foi tal e qual.Malm Escreveu:Estou nesta altura com 32,1Ah (66,88% da capacidade inicial). Tudo indica que vou acabar o ano com 31,9Ah. Iniciei o ano com 33.4Ah, o que quer dizer que vou perder este ano 1,5Ah, bem acima dos 0,6Ah do ano passado. O ano passado beneficiei de um acerto de 1,0Ah para cima a certa altura, e isso fez toda a diferença. Também já aqui tinha referido que me parecia que o carro teria feito, lá para março, uma atualização em relação ao tempo que reportava a perda de 0,1Ah, que anteriormente era sempre de 19/20 dias. Ora fazendo contas, mantendo esse ritmo, eu já deveria estar nos 31.9 agora. Sendo assim confirmo essa minha ideia, devendo estar agora o intervalo entre os 23/24 dias. Este valor já me parece ser mais de acordo com o que é indicado por outros utilizadores.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Obrigado pelas suas palavras e retribuo os votos de um bom ano. Talvez fizesse mas sentido dividir em capítulos: Diário do Malm - partes mais técnicas que realmente interessam, Diário do Malm - histórias familiares de viagem/peripécias, Diário do Malm - ideias parvas e divagações da imaginação, Diário do Malm - marcas e recordes.figueiral Escreveu:Meu livro de cabeceira deste momento: "O Diário do Malm, Uma Aventura Imievesca!"
O marcador já fica para lá do meio (125) e a minha mulher só me diz: Vai ali a Tábua e ele faz-te um resumo.![]()
Por acaso não saiu nenhum resumo das Edições Europa América deste Diário pois não?![]()
Ainda nesta sexta-feira recebi boleia de um IOn, também de 2011. O carro era de um concessionário e quem o conduzia disse que adorava o carro. Apenas se queixou da autonomia, que poderia não chegar para todas as voltas que tinha de fazer durante um dia. Eu comecei a falar de CaniOn, de voltagem de células, de ritmo de degradação, de controlo de temperatura da bateria feito pelo carro, de carregamentos rápidos,... Fiquei com a sensação que estive 20 minutos a falar chinês, para alguém que lida diariamente com o carro. Deste modo, nem avancei para a possibilidade de fazer a refrigeração quando queremos, da possibilidade de haver desaparecimento/aparecimento de barras após o carro estar algum tempo parado, de ter conhecimento do valor de capacidade restante, de conhecer o ritmo de degradação estipulado pelo carro e possíveis futuros acertos. Neste momento sinto-me completamente satisfeito com o que julgo saber sobre o carro, sei os defeitos, sei como lidar com eles e por isso não me deixa mal. Mesmo quando o levo aos limites (e levo-o mesmo).
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Se não acontecer nada fora da rotina e se não me distrair no momento, o próximo post vai ser uma fotografia com os 111111 km.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Malm
- Proprietário i-MiEV
Na viagem que hoje fiz de ida e volta até Coimbra, em que cheguei à marca dos 111.111km, captei este atropelamento de um gato, que lá perdeu mais uma das suas vidas, e desta vez também a cauda.
https://www.youtube.com/watch?v=XpSiYreiay8
Estranho, quando cheguei a Tábua tentei carregar no carregador da vila, mas deu cartão inválido ???? Ainda de manhã tinha usado o cartão no PCR de Coimbra e tudo funcionou devidamente.
https://www.youtube.com/watch?v=XpSiYreiay8
Estranho, quando cheguei a Tábua tentei carregar no carregador da vila, mas deu cartão inválido ???? Ainda de manhã tinha usado o cartão no PCR de Coimbra e tudo funcionou devidamente.
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Já me aconteceu algo parecido no IKEA Alfragide.
De um dia para o outro o cartão mobi-e deixou de funcionar e usei o da prio. No dia seguinte já funcionava o da mobi-e.
Há umas semanas atrás também me tinha acontecido noutros postos e pedi uma segunda via ao da mobi-e. Na altura o cartão antigo estava estalado... está que é o novo, aparenta estar ok. Tou a ver que tenho de mandar vir outro lol
De um dia para o outro o cartão mobi-e deixou de funcionar e usei o da prio. No dia seguinte já funcionava o da mobi-e.
Há umas semanas atrás também me tinha acontecido noutros postos e pedi uma segunda via ao da mobi-e. Na altura o cartão antigo estava estalado... está que é o novo, aparenta estar ok. Tou a ver que tenho de mandar vir outro lol