Hyundai Kona/Kauai EV

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da Hyundai
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2629
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por alexmol » 05 mar 2018, 15:51

migle Escreveu:Tem alguns erros o kit. Dá os mesmos 54 minutos para carregar para as duas versões (é para a de 64kWh).
O tempo de carregamento ser igual para a versão de 39,2 e a de 64kWh pode estar certo.

Vamos arredondar os 54 minutos para 1 hora para simplificar a explicação.
Se vamos carregar 80% em 1 hora significa que estamos a usar uma corrente de carga média de 0,8C.

Se a especificação das células usadas pelo fabricante da bateria obrigar a usar uma corrente de carga média de 0,8C o tempo de carga a 80% será sempre de 1 hora, quer seja uma bateria de 10 ou de 100kWh.

O que vai acontecer é que a versão de 39,2kWh não vai tirar grande partido dos carregadores DC 100kW, só usando mais de 50kW para SOC muito baixo. Enquanto a versão de 64kWh vai certamente beneficiar bastante com os carregadores de 100kW.

Basta ver o que acontece com o Tesla Model 3, a versão Standard carrega 59% em 30 minutos e a versão Long-range carrega 54% em 30 minutos. São 5% de diferença de SOC para o mesmo tempo de carga apesar da versão Long-range ter mais 36% de capacidade.

Até pode ser erro no presskit, mas na realidade não acredito que os tempos de carga até 80% sejam muito diferentes.
migle Escreveu:Tem alguns erros o kit. Dá também o mesmo valor de binário, embora com acelerações diferentes.
O mesmo valor de binário com acelerações diferentes pode estar certo.

Basta que o motor na versão long-range atinja uma rotação 50% mais alta, por exemplo 15000RPM em vez de 10000RPM, para que a potência passe de 100 para 150kW mantendo o mesmo binário.
Usando uma relação da caixa redutora mais baixa na versão long-range fará com que a velocidade máxima seja exactamente a mesma mas com muito mais binário entregue às rodas.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por migle » 06 mar 2018, 11:51

Olá, e obrigado pelas correcções.
alexmol Escreveu:Vamos arredondar os 54 minutos para 1 hora para simplificar a explicação.
Se vamos carregar 80% em 1 hora significa que estamos a usar uma corrente de carga média de 0,8C.
Mas o Ioniq, com uma bateria do mesmo fabricante, embora com menos nickel, NCM 6-2-2 vs NCM 8-1-1, carrega a 1,6C (80% em 30' certinho, em qualquer circunstância)...

Mas sim, claro, é possível, faz todo o sentido.
alexmol Escreveu:Basta que o motor na versão long-range atinja uma rotação 50% mais alta, por exemplo 15000RPM em vez de 10000RPM, para que a potência passe de 100 para 150kW mantendo o mesmo binário.
Claro, certíssimo. Torna ainda mais inútil publicarem o número do torque à rotação do motor do que já era para CIs...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2629
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por alexmol » 06 mar 2018, 23:33

Só para clarificar que não estou a dizer o press-kit está certo, estou apenas a dizer que os números podem fazer sentido ;)

Também achei estranho a carga ser tão lenta, pois o ioniq é bem rápido a carregar e chega aos 70kW!
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

cfvp
Mensagens: 1759
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por cfvp » 22 mar 2018, 20:40

Este carro já aparece no site PT da Hyundai: https://www.hyundai.pt/automoveis/kauai-eletric/
Ainda não há preço. No entanto acham que a disponibilidade vai ser melhor que a do ioniq?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por mjr » 22 mar 2018, 21:04

Acho que será semelhante, ou seja muito má.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por BrunoAlves » 22 mar 2018, 22:04

É ser perseverante se for essa a opção. Aqui em casa a disponibilidade do ioniq é total. Se foi só ir ao concessionário buscá-lo? Não, mas demorou menos que esperar pelo 2.0 :mrgreen:

Dito isto, sim, também concordo que quem estiver à espera do carro entregue em casa vai penar muitos, muitos meses.
Depois entra-se naquele registo do "o Kona é o melhor que o mercado tem, logo não quero o Leaf". Daqui a um ano, quando o Kona ainda não tiver sido entregue "epa entretanto chega o TM3. Tesla uuuuuuhhh". Nisto estamos em 2020 e ainda andamos de fumarento, não é?....

É o mal destes anúncios sem metas de entrega realistas ou interessantes...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3478
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por RJSC » 23 mar 2018, 03:24

Para Portugal a espera ainda vai ser pior, uma vez que não basta desviar um carro do stock habitual, têm que fazer o rebranding de Kona para Kauai.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por mjr » 23 mar 2018, 06:07

Mas quem importar usado vai importar como Kona, certo?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por jasmim » 23 mar 2018, 07:34

Exatamente. Só por isso vai valer mais! :lol:
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Hyundai Kona EV

Mensagem por Orlando » 23 mar 2018, 09:00

mjr Escreveu:Mas quem importar usado vai importar como Kona, certo?
És púdico Mjr, :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: ????
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Hyundai”