Ora fui a Santarém...
Adorei falar com o Sr. ele percebe da coisa à séria.
A ver se me consigo lembrar de tudo como ele disse, levei um injecção em poucos minutos e fomos montes de vezes interrompidos.
Então não fiz nada, na opinião dele apenas ia gastar dinheiro mas que podia fazer o teste à vontade.
Contei tudo incluindo o que fiz com leaf Spy, ele perguntou se tinha e esteve a ver.
Diz que para uma bateria de um MK1 com 5 anos está muito boa, analisou as células a voltagem, o SOH disse que a voltagem está muito razoável, apenas o balanceamento das células poderia estar melhor.
Recomendou vivamente fazer só cargas a 80% e de duas em duas semanas 100% para balanceamento das células.
Explicou como funcionava de forma a eu perceber.
Em relação à martelada para ficar com as 12 barras ele diz que é a coisa mais fácil do mundo de fazer. Mas no meu caso com o número de cargas não ia chegar a lado nenhum porque na revisão podiam ter apagado o contador que é perfeitamente legal e normal.
Regra geral o contador é limpo por revisão, não quer dizer que todos os stand os façam.
Mas para controlar como são feitas as cargas.
E também que por ex o carro podia ser de serviço e a bateria não ter sido registada, apenas quando foi vendido, aí apenas aparece no registo as cargas desse registo para a frente.
Diz que se por ex a bateria for trocada, também não aparece registo de cargas bem como a substituição de módulos.
Substituição de módulos?
Sim, a sua bateria pode ser reparada.
A sério, pensei que era substituída por uma do MK2
Esqueça isso, o Mk1 não pode levar bateria do MK2, nem com adaptadores que falam por aí.
Vim ontem da formação e falamos muito sobre as baterias.
Atualmente só temos uma oficina em Sintra que repara baterias, a oficina é nível 2 (Salvo erro)
A (não me lembro o nome) "Centralina", não tem capacidade para ter outra bateria diferente, do Mk2 por ex ou de maior capacidade.
Mas prevejo dentro de um ano podermos fazer isso aqui também.
Há 3 coisa que podem avariar bateria, os módulos, o (não me lembro do nome) e o (não me lembro do nome)
O seu carro tem (salvo erro) 48 módulos e à medida que vão "morrendo", entram em curto circuito, entrando em conflito com os outros, não permitindo um balanceamento correto, pois os que estão avariados estão a absorver corrente dos bons.
(Espero não estar a meter nenhuma calinada, acho que foi isto que ele me disse)
O que é feito, são substituídos os módulos avariados e toda a bateria vai aguentando mais tempo.
Em relação à sua, aproveite o carro e respeita a bateria, ainda tem carro para algum tempo.
Muito obrigado, adeus e até à próxima revisão.
Podem me dizer o que quiserem, mas precisava disto para descansar esta cabecinha, por isso, encerrei o capitulo.
Santanamos, logo já vejo a minha vida a ver se amanhã consigo te ir ter contigo
Agora vou-me embora, tenho o gato doente e vou gastar dinheiro