mjr Escreveu:É perfeitamente plausível num quadro ser colocado um disjuntor de 25A ou 32A no lugar de um de 16A.
O eletricista só deve fazer isso se os cabos e ligadores que instalou o permitirem, senão está a fazer asneira.
Normalmente num sub-circuito com tomadas de 16A (só são permitidas 8 pelas regras técnicas) o disjuntor é de 16A na mesma não vá alguém tentar puxar mais que 16A só por uma tomada e apesar de não derreter os condutores, derreter a tomada.
Esses disjuntores de mais de 16A até hoje só os vi instalados em circuitos dedicados a fogões e fornos elétricos (por exemplo a placa vitrocerâmica da minha casa tem 5.6 kW de potência máxima e quando a instalámos coloquei um disjuntor só para ela no quadro).
Quando se pertende consumir 16A em todas as tomadas em simultâneo, todas devem ter condutores até ao quadro e um disjuntor individual, obviamente que quase ninguém o faz porque quase ninguém consome 16A ao mesmo tempo em todas as tomadas e a maioria das pessoas até só tem 15A contratados à EDP.
Se alguém tem disjuntor de 25A ou 32A a ir dar a uma tomada de 16A é porque fez um "desenrrasque" à Portuguesa e tem que ter muito juizinho para não puxar mais de 16A por uma tomada ou arrsica-se a queimar tudo.
Mas aí já entramos no território da "estupidez" porque quase todas as tomadas têm escrito 16A ou 3500W (só as antigas é que não). E se vamos falar de coisas "fool-prof", então também temos que proibir a venda de fichas triplas sem fusível ou disjuntor (ter um fusível na ficha como os ingleses) porque já muito tolo ligou um aquecedor de 2500W mais um forno de 2500W numa ficha tripla ou um aquecedor de 2500W e o aspirador aí de 1300W, e tudo isto ultrapassa 16A. Já para não falar nos que ligam triplas em série umas às outras e nunca param para pensar se os aparelhos lá ligados consomem mais de 16A.
Nesse caso, ou se proíbem as fichas triplas, ou então tem que, como é feito numa instalação que siga as regras, haver um disjuntor que não permita quem em tomada nenhuma se puxem mais de 16A.
Não estou a ver como é que este fenómeno das fichas triplas com aquecedores e fornos e aspiradores é diferente de ligar um VE para carregar.
Desculpem o "rapazito" estar sempre a incomodar, mas eu não posso com que me queiram obrigar a pagar aos outros por trabalho que eu sei fazer ou pagar valores 5 a 10 vezes mais caros por um EVSE. É claro que há aquelas pessoas que não se querem incomodar e preferem pagar para não ter preocupações e merecem todo o respeito, mas isso deve ser opção para quem o quer e tem disponibilidade monetária para tal, não deve ser obrigatório para quem não pode e não quer ou msmo podendo tem melhor destino a dar aos seus rendimentos. É imperativo manter a segurança, mas tentar "espremer a teta" é que não.