civic Escreveu:Não acho que seja preciso fazer muitas contas, acima de 150 kms diários acho que o elétrico não é opção, nem só pelo aspeto de autonomia, mas também pelo facto desta baixar com a utilização.
Acredito que com o de 60 kWh se comesse a pensar nisso de outra forma, até lá não vejo porque será preciso fazer muitas contas, porque ou dá sem grandes contas, ou se precisas de contas é porque não dá.

Boas,
também não concordo nada com essa afirmação. Vim directamente de um CI para o Leaf. A principal razão que me levou a compra de um carro eléctrico foi o facto de a minha mulher ter de fazer 120km diários. Hoje por motivos que não estava-mos a espera o Leaf faz 180km/190km diários e continuo achar que a compra de um carro eléctrico foi a melhor opção que tomamos.
Portanto aquilo que apontas como aspecto negativo eu acho que é o ponto mais positivo. Estas a ver quanto é que eu poupo por mês em combustível?
Sim, fiz muitas contas antes de optar por esta compra, por exemplo: preço do carro versus dinheiro gasto em combustível, chegando a conclusão que ao fazer 120km diários ao fim de oito anos tinha o carro pago só com o que poupava em combustível.
Eu continuo a dizer que nós somos de hábitos e criamos o habito de fazer viagens de 600km de seguida, o que temos de aprender é a fazer viagens de 600km com intervalos. Eu sei para quem faz 600km a trabalho, não pode gastar 2 horas a carregar o carro, mas para esses os eléctricos talvez ainda não estejam no ponto ideal, seja pela capacidade das baterias, seja pelos posto de carregamentos, agora para a maioria dos portugueses um carro eléctrico chega bem para os gastos.
Por norma a única conta que as pessoas fazem quando compram um carro é o preço do carro, esquecendo-se o que podem poupar ao longo dos anos. Mesmo comprando um carro que tem o preço mais elevado se fizerem bem as contas vão ver que passado alguns anos o carro esta mais que pago com o que se poupou.
Sim, já estou a pensar em trocar o meu Leaf de 30KWh por um de 40KWh. Ainda ontem vi aquela reportagem da exame informática que esta a criar tanto alarido, e na minha opinião é muito barulho por nada. Se o carro tem uma autonomia de 300km num misto e de 200km em AE, supondo que o carro limite o carregamento a 22kw a partir do segundo carregamento rápido, estamos a falar de cerca de 400km em auto-estrada (metade do pais) e de 600km num misto até termos que lidar com essa limitação.
Isto não é mais que suficiente para a maioria das viagens que nós fazemos?