Mensagem
por Atb » 30 abr 2018, 10:37
Passados 1000 kms e 6€ de custo de eletricidade em casa, aqui vão algumas considerações não apenas do Leaf mas da experiência.
Tenho pena do Leaf não apresentar o valor em kWh que carrega em cada carga à semelhança do que fazem os Teslas, e do GPS não apresentar a altimetria associada aos percursos que escolhemos.
A app é muito lenta a atualizar mas é uma boa ferramenta, acredito que no futuro será melhor. Ainda em relação à app, tinha uma carga programada mas fiz o teste de iniciar antes para ver se ele se desligaria no fim do horário definido mas não, acho que deveria haver forma de desligar remotamente a carga.
Tenho conduzido sem ECO, o carro fica muito mais confortável e ao meu gosto, honestamente não me parece que gaste muito mais (média global 13.2 kWh/!00) o embalo que permite andar sem ECO faz com que não esteja em permanente aceleração como com o ECO.
Se quiser ir para algum sítio mais longe não há como confiar na rede Mobi.E, ou a viagem é muito bem planeada ou é melhor não arriscar. O planeamento não me incomoda, gosto disso, mas há variáveis que não podemos controlar (disponibilidade do posto quer seja por avaria ou ocupado por tempo indeterminado). Ainda não tive "coragem" para ir sequer até à Ericeira (ida e volta 90kms) sem ser com uma percentagem que me garanta esse conforto.
Dentro de Lisboa já me sinto à vontade porque há sempre um posto ou como as distâncias são curtas há sempre a minha casa. Com isto acho de valor a coragem de quem compra um VE sem ter a possibilidade de o carregar em casa.