
SOC carro vs SOC real
- mjr
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SOC carro vs SOC real
Logo em Fevereiro quando fiz o TD ao Leaf 40 reparei que o SOC apresentado difere significativamente do indicado pelo Leaf Spy (supostamente o real). De 100% a mais ou menos 70% são semelhantes, mas depois o indicado pelo carro começa a divergir atingindo 11% de diferença por volta dos 20% indicados no carro.
Estou a fazer uma compilação destes valores no fim das minhas viagens diárias. O que tenho para já é o seguinte:
SOC carro // SOC real // Gids // % Gids/502 Gids
85% // 85.6% // 434 // 86.5%
77% // 78.2% // 397 // 79.1%
72% // 74.3% // 376 // 74,9%
65% // 69.0% // 350 // 69.7%
40% // 47.2% // 239 // 47.6%
27% // 36.8% // 187 // 37.3%
18% // 27.7% // 140 // 27,9%
10% // 18.3% // 92 // 18,3%
6% // 14.3% // 72 // 14,3%
1% // 9.8% // 49 // 9,8%
1% // 8.8% // 44 // 8,8%
0% // 5,4% // 27 // 5,4%
Basicamente o carro torna-se muito pessimista com SOCs baixos. Vou preenchendo estes dados conforme for andando com o carro para depois fazer um gráfico.
502 gids (1 gid = 80W.h) foi o máximo que o meu carro deu numa carga a 100%. Só é válido para baterias novas...
O gráfico é qualquer coisa assim:
Estou a fazer uma compilação destes valores no fim das minhas viagens diárias. O que tenho para já é o seguinte:
SOC carro // SOC real // Gids // % Gids/502 Gids
85% // 85.6% // 434 // 86.5%
77% // 78.2% // 397 // 79.1%
72% // 74.3% // 376 // 74,9%
65% // 69.0% // 350 // 69.7%
40% // 47.2% // 239 // 47.6%
27% // 36.8% // 187 // 37.3%
18% // 27.7% // 140 // 27,9%
10% // 18.3% // 92 // 18,3%
6% // 14.3% // 72 // 14,3%
1% // 9.8% // 49 // 9,8%
1% // 8.8% // 44 // 8,8%
0% // 5,4% // 27 // 5,4%
Basicamente o carro torna-se muito pessimista com SOCs baixos. Vou preenchendo estes dados conforme for andando com o carro para depois fazer um gráfico.
502 gids (1 gid = 80W.h) foi o máximo que o meu carro deu numa carga a 100%. Só é válido para baterias novas...
O gráfico é qualquer coisa assim:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- BrunoAlves
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Re: SOC carro vs SOC real
E esse teste da tomada? 

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Apr
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Re: SOC carro vs SOC real
Precisas de fazer um timelapse com o leaf spy e quadrante do carro como fiz no tópico do evse. Desde a tartaruga até 100% ficas com isso tudo documentado. Amanhã já comparo esses dados com os que tenho para o mk2
- mjr
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Re: SOC carro vs SOC real
Teste da tomada só quando tiver EVSE de 16A. A 10A são 20 horas!
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- Filipe
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Re: SOC carro vs SOC real
Para isso é que serve teres ficado com o mk1 

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Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
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Re: SOC carro vs SOC real
Se desse...Continuo a não entender a Nissan a entregar EVSE de 10A quando, nos de 24 kW facultava os de 16A.Filipe Escreveu:Para isso é que serve teres ficado com o mk1
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- mjr
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Re: SOC carro vs SOC real
Sim, o do mk1 não serve para o Leaf 40.
A Nissan só deu o de 16A com os mk1 porque na altura era a maneira de carregar na rede Mobi.e com a ficha azul. Depois, com a introdução dos postos com conetor tipo 2 passaram a fornecer EVSE de 10A e o cabo tipo 2. Em algumas condições percebe-se que 16A durante várias horas poderia ser perigoso em algumas instalações, daí a precaução.
A Nissan só deu o de 16A com os mk1 porque na altura era a maneira de carregar na rede Mobi.e com a ficha azul. Depois, com a introdução dos postos com conetor tipo 2 passaram a fornecer EVSE de 10A e o cabo tipo 2. Em algumas condições percebe-se que 16A durante várias horas poderia ser perigoso em algumas instalações, daí a precaução.
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Re: SOC carro vs SOC real
Não creio que fosse isso que o Filipe quis dizer
Ficaste com o mk1, logo podes deixar o Leaf2 a carregar 20h a fazer o teste da tomada e andas com o velhinho

Ficaste com o mk1, logo podes deixar o Leaf2 a carregar 20h a fazer o teste da tomada e andas com o velhinho

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Re: SOC carro vs SOC real
mjr, dos ultimos dados que pude recolher a regra entre SOC's no mk2 é a seguinte
Usando duas das tuas amostragens o declive é de 0.890 que é muito próximo do meu
Para calcular com exatidão a regra precisas de registar a transição de SOC, porque no quadrante a precisão é de 1% e no Leaf Spy é de 0,1%
Aqui fica o meu setup e um video mais completo mas que termina antes de chegar aos 100% por falha na bateria da action cam:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/z9UbB ... 36-h593-no[/img]
https://youtu.be/yfCglWPENtQ
Código: Selecionar todos
SOC_real = 0.863 * SOC_quadrante + 11
Para calcular com exatidão a regra precisas de registar a transição de SOC, porque no quadrante a precisão é de 1% e no Leaf Spy é de 0,1%
Aqui fica o meu setup e um video mais completo mas que termina antes de chegar aos 100% por falha na bateria da action cam:
[img]https://lh3.googleusercontent.com/z9UbB ... 36-h593-no[/img]
https://youtu.be/yfCglWPENtQ
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Re: SOC carro vs SOC real
O Leaf 1 tem dona, que não o larga!BrunoAlves Escreveu:Não creio que fosse isso que o Filipe quis dizer![]()
Ficaste com o mk1, logo podes deixar o Leaf2 a carregar 20h a fazer o teste da tomada e andas com o velhinho
Entretanto atualizei os dados, já me aventurei a zonas perto da tartaruga

Com 8,8% ainda indica 1%, por isso a fórmula do APR não se aplica. A diferença entre o SOC real e o indicado pelo carro é quase nula perto dos 100%, vai aumentando até 11% por volta dos 20% indicados e depois diminui. Não é linear.
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