DB Flecha Prateada
-
- Registado: 25 mai 2018, 20:06
- Data de fabrico: 12 nov 2001
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: DB Flecha Prateada
Xiiii. Grande documento. Hehe.
Há que o ler.
Há que o ler.
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
O batteryuniversity é de confiança. É escrito por um só autor, por gosto. Vale a pena ler todo (e infelizmente, pode não chegar). Podemos encontrar gráficos semelhantes nos datasheets das baterias. Ao mesmo tempo, menor profundidade de descarga, significa que se extraiu menos energia da bateria. A vida da bateria tem mais ciclos, mas os ciclos renderam menos energia. Se eu medir a vida útil pela energia descarregada total, em vez de número de cíclos, então existe um óptimo. Os microciclos, que não rendem nada, não são particularmente úteis.
Um ciclo tipicamente recomendado é o 80%-20%.
-
O 80%-20% deve ser o que faço diariamente, se não me falham as contas.migle Escreveu: ↑04 jul 2018, 14:41O batteryuniversity é de confiança. É escrito por um só autor, por gosto. Vale a pena ler todo (e infelizmente, pode não chegar). Podemos encontrar gráficos semelhantes nos datasheets das baterias. Ao mesmo tempo, menor profundidade de descarga, significa que se extraiu menos energia da bateria. A vida da bateria tem mais ciclos, mas os ciclos renderam menos energia. Se eu medir a vida útil pela energia descarregada total, em vez de número de cíclos, então existe um óptimo. Os microciclos, que não rendem nada, não são particularmente úteis.
80% deverá representar +/- 32Kw
Se eu faço entre os 110-120kms por dia, se for a um média de 12Kw/100, dá um consumo de cerca de 25Kw, portanto 32-25=7kw que é cerca de 17,5%, portanto esse ciclo recomendado deve estar salvaguardado na maioria dos dias.
- migle
- Registado: 01 set 2017, 00:21
- Data de fabrico: 25 set 2017
- Capacidade bateria: 78Ah
O ponto 3 é simples. 4V (volts) significa bateria bastante carregada, tipo acima de 80% (falo genericamente, não sei a que % correspondem os 4V, só no meu carro). Por um lado sabemos que as baterias se degradam mais depressa se estiverem expostas a temperaturas mais altas (tipo 35 graus em vez de 25). Por outro, sabemos que elas suportam melhor essa temperatura se não estiverem muito carregadas. Está nesse artigo do batteryuniversity.
O teste de tomada significa descarregar muito a bateria e depois carregá-la completamente para saber a sua capacidade actual, o seu estado de saúde (SoH). Naturalmente, não é por nós conhecermos o estado de saúde que a saúde melhora (nunca melhora, a bateria está sempre a caminhar para velha). Encontra-se muito este conselho na net aplicado a baterias de telemóveis. No caso de carros, diria que não há necessidade de o fazer propositadamente, ou com frequência.
O teste de tomada significa descarregar muito a bateria e depois carregá-la completamente para saber a sua capacidade actual, o seu estado de saúde (SoH). Naturalmente, não é por nós conhecermos o estado de saúde que a saúde melhora (nunca melhora, a bateria está sempre a caminhar para velha). Encontra-se muito este conselho na net aplicado a baterias de telemóveis. No caso de carros, diria que não há necessidade de o fazer propositadamente, ou com frequência.
-
Ok. Percebido. Obrigado.
-
A nissan pôs mãos à obra e o meu carro chega a PT para a semana.
3,5 meses antes do previsto.
Lá se vai o incentivo, mas ok. São mais 3 meses com o carro:)
3,5 meses antes do previsto.
Lá se vai o incentivo, mas ok. São mais 3 meses com o carro:)
Quando é que o encomendaste? Será que o meu também vem depressa? 

Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018
-
Encomendei em Junho e dava entrega para janeiro.
Quero lá saber do incentivo... que venha o meu também 

Nissan Leaf Tekna 40kWh desde 26-Set-2018