Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Rapidgate, polémica leva a cancelar reservas

Mensagem por civic » 06 jul 2018, 10:28

Como estou com algum tempo, vou dar a minha opinião com base no que se vai vendo por ai, tenho como exemplo o Hyundai, que conforme se pode ver pela imagem a disposição das baterias deixa um espaço minúsculo de dissipação térmica.

Imagem

Tendo uma entrada de ar obrigando este a circular pelo pack e saindo por outra, penso que não é do Ioniq mas é da Hyundai, não será muito diferente.

Imagem

O que me deixaria de pé atrás em relação às leituras de temperatura deste pack, pois o ar irá arrefecer mais depressa os sensores do que propriamente as celulas, que se encontrando encostadas umas às outras deixam apenas a periferia para arrefecer, o que me diz que a temperatura lida pelos sensores será bem mais baixa do que a verdadeira.
Neste caso não tenho duvidas em afirmar que preferia não ter arrefecimento do que ter um destes, pois estou a ser enganado em relação à temperatura real interna de cada célula.
Isto não tem nada de cientifico, apenas olho para estas coisas com alguma experiência, por exemplo, mudei o pack de baterias da minha scooter em 2010, coloquei 16 módulos da Winston LiFePO4 40Ah, andei 2 anos com problemas nas duas baterias da frente do pack, tive que fechar a entrada de ar para o pack, pois estas 2 células trabalhavam a menores temperaturas que as restantes (levavam directamente com o ar), com isso tinham sempre menos tensão do que as restantes, depois de isolar melhor termicamente o pack deixei de ter desiquilibrios entre elas.

E não concordo que um sistema que tenha um ventilador a atirar ar para dentro do caixote das baterias possa ser chamado de controlo ativo, pois não tem qualquer controlo, no limite pode ser chamado também de segurança, pois não existe nenhum controlo na temperatura do ar que é injetado para o pack, apenas tem um termostato que a x temperatura liga e a y desliga, controlo ativo será como o caso da Tesla ou do Ampera que varia a temperatura do arrefecimento consoante a temperatura do pack.
O facto de ter um ventilador não é muito diferente do que não tem, pois funciona da mesma forma por segurança, na minha opinião ainda poderá ser pior, pois acho que esconde a verdadeira temperatura das células.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 06 jul 2018, 10:39

O facto de as baterias estarem seladas penso que não tem propriamente a ver com a questão da temperatura ser homogênea em todo o pack, mas sim mais por razões de segurança. Basta ver o que acontece a uma bateria de telemóvel quando sofrem algum dano, agora imagina o que pode acontecer a uma bateria de 40KW se as células por algum motivo ficassem expostas.

Posso-te dizer por exemplo que as tesouras dos bombeiros utilizadas para desencarceramento tem muita dificuldade para cortar a blindagem do pack.

Se 30º é considerado temperatura elevada para baterias de litio então todos os packs de baterias sofrem muito, ainda ontem, que nem esteve um dia muito quente estive a ver no LS a temperatura do pack enquanto carregava em casa a 10A, estava nos 32º com uma temperatura exterior de 24º. :roll:

Eu sinceramente não dou muito valor a este aspecto, nem me preocupo muito com isto. Como o BrunoAlves já disse, e eu concordo, se andarmos sempre a pensar nisto, não conseguimos tirar partido do carro. Na minha opinião é dar uso ao carro como de um ICE se trata-se, pois só assim podemos usufruir do carro a 100%. Quando as baterias derem o estoiro, há-de haver uma solução, se for dentro da garantia tanto melhor, se for fora da garantia, que no meu caso ainda vai levar algum tempo, o preço das baterias já deve estar bem mais em conta, ou haver outro tipo de bateria.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

civic

Mensagem por civic » 06 jul 2018, 10:43

É claro que não devemos ligar nada a isto, falo porque tenho curiosidade nestas coisas e até vou metendo a mão na massa. ;)
Quanto ao isolamento, se fosse como dizes não precisava de ser isolamento térmico, bastava o "ferro". :lol:
Para se ter uma ideia, o teste térmico destas baterias é feito a 75º durante 6 horas. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus » 06 jul 2018, 11:10

Existe um meio termo entre em não ligar nada e viver preocupado com a questão. Nós não somos todos iguais. Existem pessoas que não conseguem deixar o carro aberto e ir a uma caixa multibanco que fica a 10 metros, porque na ideia dessas pessoas na esquina ao lado esta um gajo a ver e vai roubar o carro, e existem pessoas como eu que conseguem deixar o carro destrancado e com os vidros abertos.

Quem é que esta certo ou errado? Ninguém, apenas são pessoas com maneiras de pensar e viver diferentes.

A questão do invólucro do pack, não percebeste o que eu quis dizer. Acredito que a primeira preocupação é a segurança e depois claro esta, optimizar o pack.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah

Mensagem por pemifer » 06 jul 2018, 11:50

Eu sou dos que deixa o carro aberto mas NUNCA, NUNCA deixo as chaves. ;)
Excelente raciocínio acerca do arrefecimento das baterias, obrigado civic! :clap: :clap:

civic

Mensagem por civic » 06 jul 2018, 11:59

Nonnus Escreveu:
06 jul 2018, 11:10
Existe um meio termo entre em não ligar nada e viver preocupado com a questão. Nós não somos todos iguais. Existem pessoas que não conseguem deixar o carro aberto e ir a uma caixa multibanco que fica a 10 metros, porque na ideia dessas pessoas na esquina ao lado esta um gajo a ver e vai roubar o carro, e existem pessoas como eu que conseguem deixar o carro destrancado e com os vidros abertos.

Quem é que esta certo ou errado? Ninguém, apenas são pessoas com maneiras de pensar e viver diferentes.

A questão do invólucro do pack, não percebeste o que eu quis dizer. Acredito que a primeira preocupação é a segurança e depois claro esta, optimizar o pack.
Eu parto do principio que quem frequenta um forum destes deverá ter o mínimo de preocupações em relação a todos os sistemas que compõem o carro, não quero pensar que só andam aqui para mostrar as suas máquinas. :lol:
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
69 000Km's

migle
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Mensagem por migle » 06 jul 2018, 14:43

civic Escreveu:
06 jul 2018, 10:28
E não concordo que um sistema que tenha um ventilador a atirar ar para dentro do caixote das baterias possa ser chamado de controlo ativo, pois não tem qualquer controlo, no limite pode ser chamado também de segurança, pois não existe nenhum controlo na temperatura do ar que é injetado para o pack, apenas tem um termostato que a x temperatura liga e a y desliga, controlo ativo será como o caso da Tesla ou do Ampera que varia a temperatura do arrefecimento consoante a temperatura do pack.
O facto de ter um ventilador não é muito diferente do que não tem, pois funciona da mesma forma por segurança, na minha opinião ainda poderá ser pior, pois acho que esconde a verdadeira temperatura das células.
São do IONIQ, sim, essas imagens. A parte mais baixa é por baixo dos assentos traseiros, a parte mais alta é por baixo da bagageira. Dizer "penso que não é do Ioniq mas é da Hyundai, não será muito diferente", é não estar bem a ver quanta engenharia é precisa para fazer estes carros. É do IONIQ, é diferente do Kona de 40 e diferente do Kauai de 64.

Eu concordo contigo quando dizes que mais saudável que ter um sistema de arrefecimento, é não chegar a aquecer a bateria. Já disse por aqui que gostava de ter um botão "#rapidgate on/off". Melhor que um remédio, é um estilo de vida saudável. Tem os seus inconvenientes, como é óbvio, daí a parte do "off".

Um sistema destes é activo porque usamos energia para extrair o calor. Seria passivo se fosse a própria energia térmica a ser utilizada no arrefecimento (e.g. correntes convectivas). Aqui há uma circulação forçada. Dizer que é apenas uma ventoinha a atirar com ar para cima da bateria... Não há nenhuma circulação de ar num carro que seja assim tão simples. Tem controlo, sim, e não deve ser profundamente diferente do Tesla e do Ampera, estamos fundamentalmente a falar da velocidade de circulação do fluido. Já agora, a Hyundai orgulha-se bastante da circulação de ar, é um dos pontos sublinhados no novo Kona, que diz que consegue ainda melhor eficiência em tempo muito frio que o Ioniq, graças a mais um modo de circulação de ar (se vais dizer que essa nova eficiência é uma tanga, eu diria para teres cautela e esperares pelos resultados, já que o IONIQ se porta tão bem em tempo frio).

Também ia dizer que "the proof of the pudding is in the eating". Que a eficácia do TMS do IONIQ se vê pelos resultados. E, como sempre quando se arrefece a ar, verifica-se uma demora no arrefecimento, enquanto que com líquido muitas vezes se verifica que não chega a aquecer, e as variações de temperatura são mais rápidas. Ou seja, vemos o lado negativo, sim, e vemos o lado positivo também, que foi o lado de que falou o BrunoAlves.

Agora tu introduzes outra questão: os sensores de temperatura do IONIQ são enganadores, porque estão a medir uma temperatura intermédia entre o ar e a bateria.

É mais um sensor mentiroso no IONIQ. Desde o início tenho encontrado esta atmosfera de descrença generalizada em relação ao IONIQ e aos resultados todos. Podia ser bairrismo do Leaf, mas não é, porque essa descrença não se estende a outros modelos não-Nissan. Por exemplo, não há descrença quanto ao Ampera-e. Presumo que tenha a ver com o facto da Hyundai em Portugal não ser uma marca tão reconhecida.

É como as médias que o IONIQ apresenta: não são de fiar, o número está aldrabado. Daquela bateria está é a sair mais do que os 27-28kWh anunciados, apesar de depois apenas se carregar 28.5-29.5kWh... Deve ser a eficiência energética da bateria que é superior a 95%. Enganaram-nos! Deram-nos uma bateria maior do que anunciaram, mas que carrega com menos energia.

Tenho que dizer que eu desconfio das nossas leituras de temperatura desde o início. Não pela mesma razão que tu. Basicamente, estás a dizer que eles são pouco competentes, tiram medidas em que não se pode confiar e baseiam nessas medidas a redução de potẽncia do carro. Já temos verificado que é aos 45 graus que o IONIQ começa a cortar na potência, eu próprio já vi a potência de carregamento/descarregamento reduzida para 72kW com a bateria nos 47 graus (segundo CR ao sol, à hora do calor, em Abrantes, 34 graus). Segundo dizes, esses 47 era uma subestimação grosseira da verdadeira temperatura da bateria, e eles ao terem cortado a potência apenas para os 72kW estão a colocar a bateria em risco imediato. Bem, eu acho que não, que eles sabem o que andam a fazer, e que teriam muitos problemas com a garantia de 8 anos/200 mil km.

Eu sempre desconfiei porque o sensor de temperatura não é legível no tablier. Nós lemos o valor da porta OBD com PIDs que foram transportados do Kia Soul e que tivemos a sorte de funcionarem com o IONIQ. Ou seja, não temos garantia nenhuma da escala desses valores. Ou seja, eu não desconfio que o BMS tenha os valores correctos, como tu, eu só desconfio que nós os estejamos a ler correctamente.

A minha postura em relação ao carro tem sido sempre cartesiana. Mas cada vez mais tenho segurança em confiar nos valores que estamos a ler.
  • Confirmei os valores de tensão e corrente por comparação com os valores apresentados pelos PCRs. Num PCR de 50kW a corrente é limitada a 125A, é o valor que lemos. A potência corresponde.
  • Confirmei os acumuladores de energia IN/OUT fazendo eu próprio a integração numérica da potência. Energia medida pelo carro/integração numérica/valor apresentado por um posto Efacec estão dentro de um erro de 1%.
  • Confirmei os acumuladores de carga.
  • As tensões fazem sentido.
  • Confirmei a potência do carro em utilização.
Suponhamos que os valores da temperatura são intermédios, como dizes.
  • Em primeiro lugar, o valor indicado para nós é chinês, uma vez que o datasheet da bateria, que tem a sua longevidade a várias temperaturas, é um segredo. Qual é o valor certo, é-nos indiferente.
  • Verificamos sim, o andamento destes sensores. Sabemos que são temperaturas, sim. (Já agora, por métodos semelhantes, andamos a caçar a temperatura do líquido de refrigeração e a temperatura do motor; é fácil encontrar temperaturas). Verificamos que a bateria aquece quando o carro começa a andar, aquece muito num CR, e verificamos que logo a seguir arrefece. Verificamos que mesmo a andar a 120km/h em serra, a temperatura desce. Isto é positivo mesmo que o sensor esteja a medir uma temperatura intermédia como dizes. Se ao fim de meia hora, a temperatura da bateria já desceu dos 42 para os 36 graus, eu fico contente.
  • Se o valor lido pelo sensor é influenciado pela circulação de ar, então parece-me natural que quanto mais quente está a bateria (quanto mais distante está esta temperatura da temperatura do ar que entra na bateria), mais longe está o sensor da temperatura real. Mas isso significa que em vez dele ter descido dos 42 para os 36 graus em meia hora, a descida foi maior ainda! Por exemplo, teria sido dos 50 para os 42 ou para os 40... Fico mais contente ainda com a velocidade de extracção do calor.
  • Verificamos que existem alterações no modo de funcionamento da ventoinha em patamares óbvios. Até aos 30 graus, não há circulação forçada, a bateria está na sua zona óptima, em torno dos 25. Entre os 30 e os 35, a circulação é média, acima dos 35 é mais elevada. Se a situação da bateria entre o valor que lemos 30 e 35 fosse prejudicial, porque não estaria a circulação já a funcionar em pleno?
Portanto, eu acho que os teus argumentos não se aguentam em pé sozinhos.
Nonnus Escreveu:
06 jul 2018, 10:39
Se 30º é considerado temperatura elevada para baterias de litio então todos os packs de baterias sofrem muito, ainda ontem, que nem esteve um dia muito quente estive a ver no LS a temperatura do pack enquanto carregava em casa a 10A, estava nos 32º com uma temperatura exterior de 24º. :roll:
Essa é outra questão que sempre me coloquei. Quais são realmente as temperaturas adequadas? Os fabricantes testam as baterias para ver quantos ciclos sobrevivem em vários regimes. Os valores que aparecem nos datasheets não cobrem todas as possibilidades. São testes de laboratório servem para dar uma ideia.

Em relação ao IONIQ, temos um datasheet de um lote de baterias que foi entregue pela LG Chem a uma universidade, para um estudo. Existem razões para achar que as baterias do IONIQ são parecidas com estas, embora estas não fossem de produção industrial. Basicamente, o tempo, 2015, a capacidade, 43Ah, o peso, 966g/célula, e potência de descarga, 440W/célula (muito ligeiramente inferior). Este datasheet tem um gráfico do SoH ao longo da vida medida em ciclos a 10, 25, 35 e 45 graus.

ei-lo

O que se vê, é que, o ideal são os 25 graus, como habitualmente. Até aos 1000 ciclos, o SoH desce da mesma maneira a 10 graus e a 35 graus. Após os 1000 ciclos, a temperatura de 10 graus é significativamente mais prejudicial que a de 35. Ou seja, o calor faz mal, mas o frio faz pior. 45 graus faz bué da mal, mas o IONIQ não fica muito tempo por aí (ah, mas os sensores são mentirosos...).

É preciso dizer que estes gráficos não são comparáveis com os que estão no pushevs relativos às baterias SDI de 94Ah. Os SDI são com um ciclo de descarga/carga 0.5C/0.1C e tempos de descanso de 30 e 60'. Estes são com 1C/1C e tempos de descanso de 20'.

De novo em relação à Hyundai. Vá lá! Nós sabemos que o IONIQ não é o melhor carro do mundo. Não é o último VE que há de ser feito. A própria Hyundai vai lançar melhores. Tem defeitos e tem qualidades, como todos. Eu por mim, estou servido até aparecerem baterias de estado sólido.

Tem qualidades muitos boas para a estrada. É irónico que a capacidade da sua bateria seja tão boa para a cidade! A Hyundai diz que pensou em 40km, 5 dias por semana, ou coisa assim. Gozem por aí. Ao mesmo tempo, também acredito que se fosse maior, algumas das suas qualidades ficariam comprometidas.

Agora a postura de que o IONIQ é um embuste generalizado é meter a cabeça debaixo de terra.
Última edição por migle em 06 jul 2018, 14:55, editado 1 vez no total.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

hmendes
Registado: 19 mar 2017, 21:03
Capacidade bateria: 80,97 Ah

Mensagem por hmendes » 06 jul 2018, 14:51

civic Escreveu:
06 jul 2018, 10:28

Tendo uma entrada de ar obrigando este a circular pelo pack e saindo por outra, penso que não é do Ioniq mas é da Hyundai, não será muito diferente.

Imagem

...
Esta é a bateria do Kia Soul… é diferente da primeira imagem, que é de um Ioniq, embora o sistema de ventilação seja algo semelhante.

migle
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Mensagem por migle » 06 jul 2018, 14:56

Bem visto.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014