
EVSE inteligente
- migle
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Re: EVSE inteligente
Ok. Muito obrigado pelas respostas.
Ao mesmo tempo, depois de ver as fotos no guia de instalação do OpenEVSE, estou agora mais inclinado a arranjar um que possa ser usado portátil ou em casa. Eu antes pensava que a Mennekes era a tomada ideal, as industriais não são à prova de crianças. Porém, vou-me contentar com meter a tomada industrial mais alta, fora do alcance.
Se entretanto não houver outros interessados, provavelmente mando vir o kit do RU ou dos EUA (ainda não decidi, são versões diferentes).
Ao mesmo tempo, depois de ver as fotos no guia de instalação do OpenEVSE, estou agora mais inclinado a arranjar um que possa ser usado portátil ou em casa. Eu antes pensava que a Mennekes era a tomada ideal, as industriais não são à prova de crianças. Porém, vou-me contentar com meter a tomada industrial mais alta, fora do alcance.
Se entretanto não houver outros interessados, provavelmente mando vir o kit do RU ou dos EUA (ainda não decidi, são versões diferentes).
- Apr
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Re: EVSE inteligente
Migle, ainda bem que estás inclinado para um OpenEVSE, da minha experiencia com eles não houve nenhum que me falhasse, SW e HW é muito estável.
Entretanto tenho andado a testar as % de carga, no outro dia já com bateria fraca a 14% de SOC no quadrante do carro, pus à carga programada para terminar aos 85%. No dia seguinte cheguei ao carro e tinha precisamente 85% no quadrante

Mas foi uma situação que não voltei a replicar, ainda hoje à hora de almoço tinha 49% e programei para parar aos 81% e ele terminou aos 84%. Ainda há uns pozinhos que tenho que alinhar mas estou muito proximo de ter isto a funcionar bem.
Entretanto tenho andado a testar as % de carga, no outro dia já com bateria fraca a 14% de SOC no quadrante do carro, pus à carga programada para terminar aos 85%. No dia seguinte cheguei ao carro e tinha precisamente 85% no quadrante


Mas foi uma situação que não voltei a replicar, ainda hoje à hora de almoço tinha 49% e programei para parar aos 81% e ele terminou aos 84%. Ainda há uns pozinhos que tenho que alinhar mas estou muito proximo de ter isto a funcionar bem.
- migle
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Re: EVSE inteligente
Como é que funciona o carregamento da bateria de 12V no Leaf? É que no Ioniq, a carga normal é completamente previsível: potência constante com um minutinho transitório no princípio e no fim. Com o sabonete, a potência útil são 2.3kW, dá 8.2% da bateria por hora, 3x6=18, é fazer a conta... Geralmente, carrega mais 1-2% do que eu planeava, mas às vezes carrega menos porque ocorre um ciclo de carregamento da bateria de 12V (o carro acorda periodicamente para verificar o SoC da bateria de 12V e se estiver abaixo de 20% carrega-a até aos 80%, coisa que demora meia hora, além disso, também o faz oportunisticamente quando é posto a carregar). Não será uma coisa dessa tipo a acontecer aí?
Segundo percebi atrás, estás apenas a controlar a temporização, e não a monitorizar o SoC.
Sem contar que a estimativa que ele tem do SoC há de ser super-high-tech, mas também terá a sua muito ligeira imprecisão...
Segundo percebi atrás, estás apenas a controlar a temporização, e não a monitorizar o SoC.
Sem contar que a estimativa que ele tem do SoC há de ser super-high-tech, mas também terá a sua muito ligeira imprecisão...
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Re: EVSE inteligente
Talvez, já tenho dados novos de SOC que vou colocar no EVSE juntamente com a estimativa da capacidade da bateria, as contas que faço incluem tempo e energia, a carga vai parar quando o primeiro chegar ao limite definido.
- migle
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Re: EVSE inteligente
O ciclo de carregamento da bateria de 12V é fácil detectar quando gravamos dados, porque a tensão da dita, sobe dos 11.8V para os 14V...
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Re: EVSE inteligente
É possivel, mas não para o EVSE, esse cruzamento de dados fica para alguém que queira complicar noutro sistema.migle Escreveu:O ciclo de carregamento da bateria de 12V é fácil detectar quando gravamos dados, porque a tensão da dita, sobe dos 11.8V para os 14V...
Ultimamente tenho carregado o Leaf sem qualquer preocupação à hora de almoço e ao máximo da potencia, o controlo automático faz o seu trabalho e aproveita toda a energia que está permitida:
Há uma produção solar que ajuda a baixar o consumo. é possiver observar o tempo de reação do EVSE às mudanças de consumo da casa e dá para ver que teve que baixar ali para os 20A da carga do Leaf para garantir que tudo funciona sem problemas.
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Re: EVSE inteligente
Hoje à hora do jantar, o caos habitual e desta vez com o carro a bombar ao máximo

Laranja pintado é o consumo da casa, o azul são os amperes escolhidos no EVSE e o vermelho são os amperes reais que o carro está a puxar.
Ali a seguir às 20:50 o carro teve mesmo que parar de carregar. Resumiu automaticamente para continuar a sua carga aproveitando toda a potencia disponivel. Os picos de mais de 40A podem acontecer, desde que seja por pouco tempo.
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Re: EVSE inteligente
Tenho 2 EVSE disponiveis para quem quiser participar neste projeto. Estes são os últimos 2 OpenEVSE SMD que tenho disponiveis. Depois destes para continuar tem que se voltar a fazer mais placas.

Ambos são de até 32A monofasico, um é type2 outro é type1. Para tirar partido de todas as funcionalidades é preciso um dos meus medidores de energia.
Algumas screenshots interessantes das páginas de controlo (o EVSE está na bancada a simuar uma carga, as stats estão todas a zero!)
Pagina principal:

Historico de carregamentos:

Configuração do pack de bateria:

Ambos são de até 32A monofasico, um é type2 outro é type1. Para tirar partido de todas as funcionalidades é preciso um dos meus medidores de energia.
Algumas screenshots interessantes das páginas de controlo (o EVSE está na bancada a simuar uma carga, as stats estão todas a zero!)
Pagina principal:
Historico de carregamentos:
Configuração do pack de bateria:
- BrunoAlves
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Re: EVSE inteligente
Apr 5 estrelas!
Quem quiser o melhor evse que já alguma vez vi, faça um favor a si próprio e compre este;)
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