ATENÇÃO À EMISSÃO DA MANHÃ DA ANTENA 1

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Essiemme
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Re: ATENÇÃO À EMISSÃO DA MANHÃ DA ANTENA 1

Mensagem por Essiemme » 19 mai 2012, 21:17

Está fixe e coerente!

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

JAbrizida
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Re: ATENÇÃO À EMISSÃO DA MANHÃ DA ANTENA 1

Mensagem por JAbrizida » 21 mai 2012, 13:52

Aqui está a resposta da Quercus. Gostaria que comentassem.
"Estou bem familiarizado, quer no contexto português, quer no quadro da Federação Europeia de Transportes e Ambiente, com todos os custos e benefícios da utilização de veículos elétricos. Mais ainda, acho que já testei todos os que estão no mercado durante períodos longos e conheço uma dezena de utilizadores. Como professor, já estive no júri de algumas teses de mestrado envolvendo a mobilidade elétrica. Neste contexto, e de forma simples vou-lhe sintetizar a opinião da Quercus, que tendo discutido com vários colegas, tem sido aquela que temos procurado apresentar:
- os veículos elétricos são sem dúvida o futuro da mobilidade individual, tendo enormes vantagens ambientais do ponto de vista das emissões principalmente se a eletricidade for de origem renovável, mas também no evitar da poluição do ar nos centros urbanos;

- os veículos híbridos, e principalmente os veículos híbridos plug-in farão parte dessa transição;

- o anterior Governo exagerou as estimativas e financiou muito para além do razoável já em tempos de crise o veículo elétrico sem necessidade e sem estudos mínimos de base que lhe permitissem saber estrategicamente o caminho melhor a seguir – somando apoios do Fundo de Apoio à Inovação, Fundo de Carbono, apoios diretos, apoios em sede de IUV e IUC, entre outros, estamos a falar de mais de 50 milhões de euros; estamos também a falar de declarações do Secretário de Estado da Energia onde afirmava que se atingiria 10% da frota automóvel como veículos elétricos em 2020;

- todas as contas (do ponto de vista meramente económico) que são feitas mostram que a aquisição de um veículo elétrico é muito mais dispendiosa comparando com um veículo equivalente (fazendo as contas a custo de aquisição + máximo de 10000 km/ano – podemos ver as contas em detalhe se quiser), pelo que a sua aquisição tem sido feita principalmente por empresas, a maioria num quadro de responsabilidade social e ambiental, carregando as baterias nessas mesmas empresas; mais ainda, os particulares carregam o veículo à noite em casa em bi-horário. A autonomia média testada é de 100 Km e não os valores com requisitos finos que as marcas anunciam de 140 km.

- o projeto Mobi.E constitui uma inovação tecnológica de que Portugal se deve orgulhar, mas que deveria ter crescido de acordo com a procura de veículos elétricos, assumindo o seu caráter demonstrativo, e não ter uma política de assegurar um número de postos de carregamento em número excessivo face à procura e que não é assim utilizada por quem tem veículos elétricos, ao contrário por exemplo do modelo holandês, em que os postos de carregamento estão a ser instalados á medida que a procura esteja a aumentar, e sem problemas psicológicos dos utilizadores de não terem um posto de carregamento próximo e poderem ficar sem bateria; a carga rápida é desaconselhada pelos fabricantes dos veículos e o custo do kWh dispara.

- a Quercus discorda da posição do atual governo (e também da posição defendida pelo especialista da Ordem dos Engenheiros no programa da RTP2), dado que consideramos que está a passar do 80 para o 8 – em nosso entender os veículos elétricos devem continuar a receber incentivos que não deverão ser apenas o da utilização da faixa bus ou o estacionamento gratuito como se prevê nos Planos atualmente em discussão pública; isso não impede que a Quercus não critique, como o fez na altura, o anterior Governo, pela forma como conduziu o processo.

Esteja à vontade se quiser trocar impressões.

Cumprimentos,

Francisco Ferreira"

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mjr
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Re: ATENÇÃO À EMISSÃO DA MANHÃ DA ANTENA 1

Mensagem por mjr » 21 mai 2012, 16:21

Seria muito interessante se o Francisco Ferreira ou outro membro da Quercus se registassem aqui no fórum ou noutro para podermos trocar impressões mais eficientemente.

Sobre os pontos discutidos pelo FF:
- os veículos elétricos são sem dúvida o futuro da mobilidade individual, tendo enormes vantagens ambientais do ponto de vista das emissões principalmente se a eletricidade for de origem renovável, mas também no evitar da poluição do ar nos centros urbanos
Concordo a 100%
- os veículos híbridos, e principalmente os veículos híbridos plug-in farão parte dessa transição;
Os véiculos híbridos sem dúvida que iniciaram esta onde de eletrificação, mas deverão ser aos poucos substituídos por PHEV (Plug in hybrid EV, tipo Volt e Plug in Prius) e por VEs.
- o anterior Governo exagerou as estimativas e financiou muito para além do razoável já em tempos de crise o veículo elétrico sem necessidade e sem estudos mínimos de base que lhe permitissem saber estrategicamente o caminho melhor a seguir – somando apoios do Fundo de Apoio à Inovação, Fundo de Carbono, apoios diretos, apoios em sede de IUV e IUC, entre outros, estamos a falar de mais de 50 milhões de euros; estamos também a falar de declarações do Secretário de Estado da Energia onde afirmava que se atingiria 10% da frota automóvel como veículos elétricos em 2020;
Se fosse só aí o exagero... Os 50 M€ não devem ser referentes apenas aos apoios diretos aos VE pois os cerca de 250VEs vendidos dão pouco mais de 1M de Euros de apoio (os 5k€). Incluíram os apoios para a constituição da rede de carregamento?
- todas as contas (do ponto de vista meramente económico) que são feitas mostram que a aquisição de um veículo elétrico é muito mais dispendiosa comparando com um veículo equivalente (fazendo as contas a custo de aquisição + máximo de 10000 km/ano – podemos ver as contas em detalhe se quiser), pelo que a sua aquisição tem sido feita principalmente por empresas, a maioria num quadro de responsabilidade social e ambiental, carregando as baterias nessas mesmas empresas; mais ainda, os particulares carregam o veículo à noite em casa em bi-horário. A autonomia média testada é de 100 Km e não os valores com requisitos finos que as marcas anunciam de 140 km.
Aí é que discordamos... Claro que se for para os 10000km/ano então até concordo, mas eu no meu caso faço 30000km/ano (já tenho 24500...). Os estudos deveriam ser feitos para vários patamares de utilização do veículo. Para poucos km/ano a amostização é muito mais lenta obviamente. A autonomia média OBTIDA por mim é de cerca de 130km ao longo dos 24500km que já possuo, com mínimo de pouco mais de 100km e máximo de mais de 150km. Tudo depende da condução.
- o projeto Mobi.E constitui uma inovação tecnológica de que Portugal se deve orgulhar, mas que deveria ter crescido de acordo com a procura de veículos elétricos, assumindo o seu caráter demonstrativo, e não ter uma política de assegurar um número de postos de carregamento em número excessivo face à procura e que não é assim utilizada por quem tem veículos elétricos, ao contrário por exemplo do modelo holandês, em que os postos de carregamento estão a ser instalados á medida que a procura esteja a aumentar, e sem problemas psicológicos dos utilizadores de não terem um posto de carregamento próximo e poderem ficar sem bateria; a carga rápida é desaconselhada pelos fabricantes dos veículos e o custo do kWh dispara.
De facto a oferta de postos de carga lenta é exagerada, não a nível nacional mas na região de Lisboa (pelo menos é essa a percepção que tenho ao ver o mapa da Mobi.e). A carga rápida NÃO é desaconselhada pelos fabricantes e o custo do kWh dispara, mas não devia! Mesmo com o custo do kW.h a disparar, os PCR são úteis pois mesmo nessa situação o custo por km é melhor do que o de um CI equivalente. É opinião de entre os proprietários de VE equipados com conetor de carga rápida que esta é bastante mais útil do que a carga lenta. Em condições de mercado poucas pessoas utilizarão a carga lenta pois esta é mais cara do que a energia obtida em casa e também porque é... lenta.
- a Quercus discorda da posição do atual governo (e também da posição defendida pelo especialista da Ordem dos Engenheiros no programa da RTP2), dado que consideramos que está a passar do 80 para o 8 – em nosso entender os veículos elétricos devem continuar a receber incentivos que não deverão ser apenas o da utilização da faixa bus ou o estacionamento gratuito como se prevê nos Planos atualmente em discussão pública; isso não impede que a Quercus não critique, como o fez na altura, o anterior Governo, pela forma como conduziu o processo.
Concordo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: ATENÇÃO À EMISSÃO DA MANHÃ DA ANTENA 1

Mensagem por JAbrizida » 21 mai 2012, 17:48

Parece-me que as tuas respostas devem ser do consenso geral, pelo que, caso concordes, vou utilizá-las como resposta, dizendo que resultam da ideia geral do Fórum. Era no entanto interessante que se alguém tiver alguma coisa com que não concorde ou a acrescentar que se manifeste.
Vou também sugerir que alguém da Quercus que se inscreva aqui no Fórum.

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Re: ATENÇÃO À EMISSÃO DA MANHÃ DA ANTENA 1

Mensagem por ruimegas » 21 mai 2012, 17:54

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Re: ATENÇÃO À EMISSÃO DA MANHÃ DA ANTENA 1

Mensagem por jfreire » 21 mai 2012, 20:25

Não sei se os 50 milhões de euros tem incluído os 5 000€ de incentivo, porque se tem é enganador.

Os 5 000€ é menos do que o IVA pago, logo não é dinheiro que sai dos cofres do estado mas sim dinheiro que não entra.

Na minha opinião, quem deixou de comprar um carro eléctrico não é para comprar outro tipo de carro, logo o estado ainda ficou a perder, porque em vez de ganhar 6700€ - 5000€ de IVA, fica com 0€.
JAbrizida Escreveu: - o anterior Governo exagerou as estimativas e financiou muito para além do razoável já em tempos de crise o veículo elétrico sem necessidade e sem estudos mínimos de base que lhe permitissem saber estrategicamente o caminho melhor a seguir – somando apoios do Fundo de Apoio à Inovação, Fundo de Carbono, apoios diretos, apoios em sede de IUV e IUC, entre outros, estamos a falar de mais de 50 milhões de euros; estamos também a falar de declarações do Secretário de Estado da Energia onde afirmava que se atingiria 10% da frota automóvel como veículos elétricos em 2020;

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Re: ATENÇÃO À EMISSÃO DA MANHÃ DA ANTENA 1

Mensagem por Filipe » 21 mai 2012, 20:43

Concordo 100% com mjr, seria muito bom ter o Eng. Francisco da Quercus ( da qual sou sócio ) aqui no Forum. 8-)
Última edição por Filipe em 22 mai 2012, 02:52, editado 1 vez no total.
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Re: ATENÇÃO À EMISSÃO DA MANHÃ DA ANTENA 1

Mensagem por mjr » 21 mai 2012, 23:19

JAbrizida Escreveu:Parece-me que as tuas respostas devem ser do consenso geral, pelo que, caso concordes, vou utilizá-las como resposta, dizendo que resultam da ideia geral do Fórum. Era no entanto interessante que se alguém tiver alguma coisa com que não concorde ou a acrescentar que se manifeste.
Vou também sugerir que alguém da Quercus que se inscreva aqui no Fórum.

Estás à vontade para utilizar as minhas declarações, com as eventuais correções/acrescentos por outros utilizadores do fórum.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: ATENÇÃO À EMISSÃO DA MANHÃ DA ANTENA 1

Mensagem por mikexilva » 21 mai 2012, 23:57

jfreire Escreveu:Não sei se os 50 milhões de euros tem incluído os 5 000€ de incentivo, porque se tem é enganador.

Os 5 000€ é menos do que o IVA pago, logo não é dinheiro que sai dos cofres do estado mas sim dinheiro que não entra.

Na minha opinião, quem deixou de comprar um carro eléctrico não é para comprar outro tipo de carro, logo o estado ainda ficou a perder, porque em vez de ganhar 6700€ - 5000€ de IVA, fica com 0€.
JAbrizida Escreveu: - o anterior Governo exagerou as estimativas e financiou muito para além do razoável já em tempos de crise o veículo elétrico sem necessidade e sem estudos mínimos de base que lhe permitissem saber estrategicamente o caminho melhor a seguir – somando apoios do Fundo de Apoio à Inovação, Fundo de Carbono, apoios diretos, apoios em sede de IUV e IUC, entre outros, estamos a falar de mais de 50 milhões de euros; estamos também a falar de declarações do Secretário de Estado da Energia onde afirmava que se atingiria 10% da frota automóvel como veículos elétricos em 2020;
Só um reparo que é no IRS ainda reavemos mais 0,8k€ de qq forma continua a sobrar algum para o estado, mas se não fosse pelo incentivo dos 5k€ não me tinha metido na compra de nenhum carro, e se tivesse mesmo que comprar seria daqui a uns 3 ou 4 anos um carro de metade do valor do LEAF (ou quem sabe um Renault ZOE).

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Re: ATENÇÃO À EMISSÃO DA MANHÃ DA ANTENA 1

Mensagem por santanamos » 22 mai 2012, 14:37

olhó off topic :P
mikexilva Escreveu:
... carro de metade do valor do LEAF (ou quem sabe um Renault ZOE).
renault zoe a ganhar adeptos.. estou a gostar disso :mrgreen:

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