Seleccionem dois pontos, e ele vai dizer-vos onde parar, com quanta bateria vão chegar, quanto tempo, o tempo total de viagem. Tenta encontrar o melhor caminho tendo em conta o tempo despendido nos carregamentos (adiciona 5 minutos por cada paragem). Dá para indicar a degradação de bateria que se tem.
A previsão do consumo do carro é muito sofisticada. A energia gasta tem em conta velocidade e altitude. A velocidade é indicada como uma percentagem do limite de velocidade de cada estrada (tipo, eu ando a 90%, ou eu ando a 200%). O consumo é estimado para cada carro específico: felizmente que há poucos modelos de VEs.
É aqui que muitos já terão ouvido falar do ABRP. Recentemente, saiu um artigo no insideevs que aponta o Tesla Model 3 como campeão no consumo entre os Teslas. Os dados vinham precisamente do ABRP, foram recolhidos por utilizadores dos vários modelos Tesla.
O ABRP faz um modelo do consumo de cada carro em função da velocidade e também da temperatura exterior. Para isso, ele recolhe dados instantâneos de x em x segundos para detectar momentos de velocidade constante. Quando detecta um intervalo de 30s em velocidade constante, ele faz a média da potência instantânea, e constitui assim um data point, um par velocidade, potência. Depois encaixam o modelo deles nesses pontos. Quando o número de pontos se torna muito grande, efeitos como o vento, etc, acabam por cancelar-se. Faz também um modelo para a potência de carregamento.
Ora, eles começaram com Teslas, mas estão agora a alargar as opções para outros VEs. O modelo do BMW i3 já tem centenas de milhar de data points, o Bolt também vai adiantado. E nisto, apareceu um deles no github a ver como era no Ioniq, e a tentar testar uns ficheiros para o Torque Pro. Então, eu dei uma mãozinha, e tenho a honra de ser a fonte dos primeiros data-points do Ioniq. Ando a recolher dados para eles desde a semana passada.
No imediato, o Ioniq já está a consumir menos que o TM3, mas os valores ainda são um pouco altos. Houve uns bugs, e perderam-me dados de uma viagem na A1 em direcção ao sul. Portanto, ainda estão um bocado enviesados por vento contra. Ok, mas este tópico não era para fazer outra corrida.
O que é que eu vinha dizer:
- Experimentem. Ainda está muito verde, mas é fixe. Quanto a exactidão das previsões, não tem comparação com o GreenRace. Ao clicar num ponto de percurso também se vê o perfil de elevação. https://abetterrouteplanner.com/
- Vejam o blog, https://abetterrouteplanner.com/blog/
- Experimentem a versão beta.
- Para quem possui um Ioniq, ou um Opel Ampera-e, juntem-se a recolher dados, seguindo estas instruções.
- Para quem quiser dar as marteladas necessárias para suportar outro carro, fale comigo (ou com eles directamente, mas eu sei o que é preciso).
Claro que o que era interessante agora era conseguirmos ter lá o Leaf. Afinal, quem é que anda por essas montanhas fora preocupado com as barras de degradação?
O que é que seria preciso?
- As instruções deles baseiam-se no Torque Pro. Ora, eu acho que não dá para usar o Torque Pro com o Leaf, né, porque acho que os autores do Leaf Spy mantém o conhecimento dos PIDs fechado entre eles, ou não? Nesse caso é preciso que o Leaf Spy possa fazer logging de dados para um servidor web. Em último caso, podemos mandar os logs à mão.
- Basicamente precisamos de registos com a potência instantânea, a velocidade GPS/carro, e a temperatura ambiente (coisa que não se consegue no Ioniq).