
Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
- BrunoFonseca
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Ajudem-me lá.... o pdf que está no site da mobi.e apenas contem os custos com os OPC, certo?
Onde conseguimos os custos dos CEME?
Onde conseguimos os custos dos CEME?
- BrunoFonseca
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Com isto os Zoe sem carregamento rápido ficam proibidos de carregar nas AE, que apenas possuem PCR... e aí sim existe uma grande injustiça.
Exemplo:
Imaginemos que necessito de carregar em Abrante (CEPSA). Chego com 20% e quero carregar até aos 80%. Pela minha experiência demoro 65 minutos e ignorando as perdas de energia, carrego 25kWh (que dará para 200 Km a uma média de 12,5kWh)
Como neste PCR o OPC cobra por tempo, temos 0,15€*65min = 9.75€ para o OPC (UAU!!!)
Depois vem o CEME... como ainda não encontrei nada sobre os preços praticados pelo CEME, utilizo por defeito o valor do bi-horário cheio que é de 0,2028 €/kWh que dará 5,07€ para o CEME.
Para o Estado vai a fatia de 0,025€ de IEC + 3,414€ em IVA, isto porque a TAR ainda será 0€ (segundo consta), totalizando para esta entidade 3,439€
Para fazer estes 200 Km vou gastar 18,26€, que dará 9,13€/100 Km
Com o Clio a gasolina gastaria 11,55€ / 100 Km (média 7L com gasolina a 1,65€)
Podemos dizer que os valores ainda são inferiores para VE vs CI, contudo a diferença no preço é enorme!
Se isto não matar a mobilidade electrica, então não sei o que matará...
Exemplo:
Imaginemos que necessito de carregar em Abrante (CEPSA). Chego com 20% e quero carregar até aos 80%. Pela minha experiência demoro 65 minutos e ignorando as perdas de energia, carrego 25kWh (que dará para 200 Km a uma média de 12,5kWh)
Como neste PCR o OPC cobra por tempo, temos 0,15€*65min = 9.75€ para o OPC (UAU!!!)
Depois vem o CEME... como ainda não encontrei nada sobre os preços praticados pelo CEME, utilizo por defeito o valor do bi-horário cheio que é de 0,2028 €/kWh que dará 5,07€ para o CEME.
Para o Estado vai a fatia de 0,025€ de IEC + 3,414€ em IVA, isto porque a TAR ainda será 0€ (segundo consta), totalizando para esta entidade 3,439€
Para fazer estes 200 Km vou gastar 18,26€, que dará 9,13€/100 Km
Com o Clio a gasolina gastaria 11,55€ / 100 Km (média 7L com gasolina a 1,65€)
Podemos dizer que os valores ainda são inferiores para VE vs CI, contudo a diferença no preço é enorme!
Se isto não matar a mobilidade electrica, então não sei o que matará...
Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
A Galp já tem preços como CEME, penso que por enquanto é a única a ter os preços disponíveis no site. O PDF com os preços é o seguinte: https://galpelectric.pt/pdfs/Tarifario% ... ectric.pdfBrunoFonseca Escreveu: ↑16 out 2018, 00:47Ajudem-me lá.... o pdf que está no site da mobi.e apenas contem os custos com os OPC, certo?
Onde conseguimos os custos dos CEME?
Acho que ainda é pior, porque falta a Taxa de acesso às redes, que segundo consta nesta imagem acrescenta €3.47 a esse valor na pior das hipóteses (visto haver um desconto qualquer do estado por enquanto).BrunoFonseca Escreveu: ↑16 out 2018, 01:12Com isto os Zoe sem carregamento rápido ficam proibidos de carregar nas AE, que apenas possuem PCR... e aí sim existe uma grande injustiça.
Exemplo:
Imaginemos que necessito de carregar em Abrante (CEPSA). Chego com 20% e quero carregar até aos 80%. Pela minha experiência demoro 65 minutos e ignorando as perdas de energia, carrego 25kWh (que dará para 200 Km a uma média de 12,5kWh)
Como neste PCR o OPC cobra por tempo, temos 0,15€*65min = 9.75€ para o OPC (UAU!!!)
Depois vem o CEME... como ainda não encontrei nada sobre os preços praticados pelo CEME, utilizo por defeito o valor do bi-horário cheio que é de 0,2028 €/kWh que dará 5,07€ para o CEME.
Para o Estado vai a fatia de 0,025€ de IEC + 3,414€ em IVA, isto porque a TAR ainda será 0€ (segundo consta), totalizando para esta entidade 3,439€
Para fazer estes 200 Km vou gastar 18,26€, que dará 9,13€/100 Km
Com o Clio a gasolina gastaria 11,55€ / 100 Km (média 7L com gasolina a 1,65€)
Podemos dizer que os valores ainda são inferiores para VE vs CI, contudo a diferença no preço é enorme!
Se isto não matar a mobilidade electrica, então não sei o que matará...
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- BrunoFonseca
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Eu refiro a TAR = 0€ por enquanto será assim....
Alterei o valor do kWh para Cheio Bi da Galp que é de 0,2317€ e o resultado fica em 9,57€/100 Km. A diferença para um Clio passa a ser inferior a 2€ por 100 Km
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Eu dei o meu ponto de vista noutro topico identico, vou transcrever para aqui.
Eu estou inclinado para a galp mesmo sem saber o preço dos outros CEMEs. Só aqueles 20% de desconto em casa já me dão uma poupança brutal.
Depois, em viagens fora da minha autonomia evito os PCRs da Galp e pouco ou nada se reflete no preço por km, não estou a ver qual é o drama
Por acaso até estou a ver, quem vivia em cima dos PCRs a pensar na mama já vai pensar 2 vezes.
Agora não estou a ver o que nos impede de contratar vários CEMEs!!! Pelo menos na galp com contrato domestico acresce 20% de desconto nos postos publicos a partir de Abril de 2019 quando acabar a oferta. Parece-me bem
Eu estou inclinado para a galp mesmo sem saber o preço dos outros CEMEs. Só aqueles 20% de desconto em casa já me dão uma poupança brutal.
Depois, em viagens fora da minha autonomia evito os PCRs da Galp e pouco ou nada se reflete no preço por km, não estou a ver qual é o drama

Por acaso até estou a ver, quem vivia em cima dos PCRs a pensar na mama já vai pensar 2 vezes.
Agora não estou a ver o que nos impede de contratar vários CEMEs!!! Pelo menos na galp com contrato domestico acresce 20% de desconto nos postos publicos a partir de Abril de 2019 quando acabar a oferta. Parece-me bem

- BrunoFonseca
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Não está a ver o drama? Bem, citando Fernando Pessoa, "quem me der ser gato", assim também não iria ver qual era o drama.santanamos Escreveu: ↑16 out 2018, 03:04Eu dei o meu ponto de vista noutro topico identico, vou transcrever para aqui.
Eu estou inclinado para a galp mesmo sem saber o preço dos outros CEMEs. Só aqueles 20% de desconto em casa já me dão uma poupança brutal.
Depois, em viagens fora da minha autonomia evito os PCRs da Galp e pouco ou nada se reflete no preço por km, não estou a ver qual é o drama![]()
Por acaso até estou a ver, quem vivia em cima dos PCRs a pensar na mama já vai pensar 2 vezes.
Agora não estou a ver o que nos impede de contratar vários CEMEs!!! Pelo menos na galp com contrato domestico acresce 20% de desconto nos postos publicos a partir de Abril de 2019 quando acabar a oferta. Parece-me bem![]()
Compare estes valores aos praticados noutros países como a França. Aproveite para comparar salarios minimos e médios bem como €/kWh para consumo domestico e ainda os preços da gasolina e gasoleo.
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Se o fizer não só começa a ver o drama como ainda vê a tragédia e a calamidade que isto éBrunoFonseca Escreveu: ↑16 out 2018, 08:02Não está a ver o drama? Bem, citando Fernando Pessoa, "quem me der ser gato", assim também não iria ver qual era o drama.santanamos Escreveu: ↑16 out 2018, 03:04Eu dei o meu ponto de vista noutro topico identico, vou transcrever para aqui.
Eu estou inclinado para a galp mesmo sem saber o preço dos outros CEMEs. Só aqueles 20% de desconto em casa já me dão uma poupança brutal.
Depois, em viagens fora da minha autonomia evito os PCRs da Galp e pouco ou nada se reflete no preço por km, não estou a ver qual é o drama![]()
Por acaso até estou a ver, quem vivia em cima dos PCRs a pensar na mama já vai pensar 2 vezes.
Agora não estou a ver o que nos impede de contratar vários CEMEs!!! Pelo menos na galp com contrato domestico acresce 20% de desconto nos postos publicos a partir de Abril de 2019 quando acabar a oferta. Parece-me bem![]()
Compare estes valores aos praticados noutros países como a França. Aproveite para comparar salarios minimos e médios bem como €/kWh para consumo domestico e ainda os preços da gasolina e gasoleo.

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
2€ não sei se justifica levar o VE. Iria olhar as velocidades. Eu por essas diferenças levava o a gasolina porque conseguia ir mais depressa e não tinha a chatice de estar paradoBrunoFonseca Escreveu: ↑16 out 2018, 01:57Eu refiro a TAR = 0€ por enquanto será assim....
Alterei o valor do kWh para Cheio Bi da Galp que é de 0,2317€ e o resultado fica em 9,57€/100 Km. A diferença para um Clio passa a ser inferior a 2€ por 100 Km
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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Eu só tenho VEjpedromr Escreveu: ↑16 out 2018, 08:122€ não sei se justifica levar o VE. Iria olhar as velocidades. Eu por essas diferenças levava o a gasolina porque conseguia ir mais depressa e não tinha a chatice de estar paradoBrunoFonseca Escreveu: ↑16 out 2018, 01:57Eu refiro a TAR = 0€ por enquanto será assim....
Alterei o valor do kWh para Cheio Bi da Galp que é de 0,2317€ e o resultado fica em 9,57€/100 Km. A diferença para um Clio passa a ser inferior a 2€ por 100 Km

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Re: Carregamentos pagos a partir de dia 1 de novembro
Mais uns cálculos e concluí:
€/kWh (para o caso que reportei)
- Cepsa = 0,77€
- Galp = 0,51€
- EDP = 0,40€
- Mobielectric ~= 0,46€
- KLC ~= 0,56€
- Prio.e = 0,29€
Em casa fica-me por 0,26€ (com tudo e para uma média de 1000 Km /mes)
Outra apreciação... Discutiu-se tanto a CAV, contudo aparece uma TAR, que embora nos dias de hoje possa ser zero, ascenderá aos 3€ num carregamento de 25 kWh. Talvez a CAV saísse mais barata
€/kWh (para o caso que reportei)
- Cepsa = 0,77€
- Galp = 0,51€
- EDP = 0,40€
- Mobielectric ~= 0,46€
- KLC ~= 0,56€
- Prio.e = 0,29€
Em casa fica-me por 0,26€ (com tudo e para uma média de 1000 Km /mes)
Outra apreciação... Discutiu-se tanto a CAV, contudo aparece uma TAR, que embora nos dias de hoje possa ser zero, ascenderá aos 3€ num carregamento de 25 kWh. Talvez a CAV saísse mais barata