BrunoFonseca Escreveu: ↑02 nov 2018, 09:38
ogadiv Escreveu: ↑02 nov 2018, 09:06
acho que todos deviam ter uma pequena parte ao minuto, porque vamos correr o risco de ver novamente carros sem carga rápida a acampar em PCRs.
O problema nao está nos carros sem capacidade de carga rápida mas sim na mentalidade das pessoas.
Se um Zoe que carrega a 22 está num PCR de 50 é porque necessita (e não tem outra opcao) e tem tanta legitimidade de utilizar o posto quanto um Leaf.
Enquanto não colocarem PCN ao lado dos PCR não podem pedir que nao carreguemos nos PCR.
BrunoFonseca Escreveu: ↑02 nov 2018, 10:30
Isso é outra história. O hibrido pode andar a combustiveis fosseis, os full electric nao.
Como disse é um questão de mentalidade e nao do carro.
Também vejo muitos leafs à carga em PCN de 22 quando alguns so conseguem carregar a 3.3 ou até 7.qq coisa, e nao vou la chatear o pessoal a dizer que o meu carro consegue tirar melhor proveito do carregador.
Pois é, não haja duvida que o problema é a falta de postos de uma forma geral e neste caso especifico de um PCN como alternativa a um PCR, mas como não há forma de ter postos em todo o lado, temos de viver com aquilo que temos.
Até podemos estar aqui a dissertar sobre o que deve ou não deve ser feito, sobre carregar mais rápido ou mais lento, não acupar este ou aquele PCN, no entanto o que está definido na legislação não faz esse tipo de distinção, não classificação potência de carregamento dessa forma (3.7, 7.4, etc...).
A Directiva do Parlamento Europeu é clara ao classificar os pontos de carregamento da seguinte forma:
«Ponto de carregamento de potência normal», um ponto de carregamento que permite a transferência de eletricidade
para um veículo elétrico com potência inferior ou igual a 22 kW, excluindo dispositivos com potência inferior ou
igual a 3,7 kW, instalados em casas particulares ou cuja finalidade principal não seja o carregamento de veículos
elétricos, não acessíveis ao público;
«Ponto de carregamento de alta potência», um ponto de carregamento que permite a transferência de eletricidade para
um veículo elétrico com potência superior a 22 kW;
Por alguma razão há VE's com capacidade para suportar cargas rápidas e outros não (no meu caso até era um extra quando comprei o meu), percebo que nem todas a gente se informa devidamente antes de comprar um VE, mas para mim quem comprou um VE sem CR para viagens, não tomou a decisão acertada.
Em bom rigor e tendo em conta a legislação Europeia, um VE sem CR está a usar um recurso para o qual não está preparado.
Só a Renault é que alimenta esta situação, uma vez que tem carros com mennekes, com e sem CR, daí ainda subsistirem postos com os 3 tipos de fichas, no entanto cada vez mais se vêm postos a permitir CR DC (Chademo e CCS),
Num futuro próximo (com os carregadores ultra rápidos) de certeza que só vamos ter fichas chademo e CCS.