frankesousa Escreveu: ↑09 nov 2018, 00:13
Antes de mais desculpem mas vou publicar aqui um post grandito tentando explicar o resultado de uma reclamação que fiz sobre a potência de carregamento nos PCR (principiantes os pagos em €/min). Já tinha dito que ia reclamar, já reclamei, e já tenho resposta para partilhar com o pessoal dos VEs.
Quem tiver algum tempo que leia este "testamento" porque penso conter informação bastante relevante para todos os UVE
Como já em vários carregamentos que fiz no passado nos PCRs tinha reparado que alguns eram lentos (por volta dos 35/37 kW "apenas"), agora com os pagamentos decidi ir fazer o teste no dia 1/10 (testar também o cartão novo) ao PCR MTS-00001 (Matosinhos - Mercado).
Para não haver duvidas, fiz o registo total do teste, bateria a 20º, 55% de carga, Leaf 30kWh, LeafSpy -> Tudo prontinho.
4 Minutos depois, a energia carregada e o LeafSpy confirmavam que só estava a obter não chegava a 37kW (noutros locais tenho registos de quase 47kW). A minha conclusão foi -> O posto está limitado em potência, mas anuncia 50kW no mapa da MobiE, é pago ao minuto, estão a enganar-me!
1ª passo -> Reclamar
Na passada 2ª feira enquanto viajava de avião para a Noruega (sendo a meca dos VE deu-me inspiração extra) escrevi um belo email de reclamação, visando o OPC (que deve ser o dono do posto e visar pela sua qualidade), a MobiE (que devia garantir o cumprimento dos regulamentos técnicos e qualidade de serviço) e a EDP (o meu CEME ao qual disse que não pagaria o valor do OPC sem a correcção devida por estar a ser enganado).
Nota Adicional: talvez tenha exagerado um pouco na reclamação porque estamos ainda no inicio da fase comercial, mas como tiveram
quase 2 anos para preparar a mesma estava à espera de uma cena já mais madura!!!
...
Espero que não venha a ter chatices com esta reclamação mas para já fiquei bastante feliz porque sinto que "fiz alguma coisa" pela ME.
Acham que fiz bem?
Já ontem te tinha dados os parabéns pela iniciativa, sobretudo para mostrar que não somos utilizadores "acomodados" com a actual situação da ME, já o fiz no passado e farei seguramente sempre que possivel.
Infelizmente o que eu acho é que esta resposta revela o quanto este processo é complexo, o quanto uma entidade que era suposto impor regras, controlar e "punir" é apenas uma entidade que parece meia perdida num meio que apesar de ser tão recente já está cheio de vicios e lobbies.
Essas "desculpa" ou o chutar para a frente de posições de força e convicção pela importância da ME é confrangedor ... passou 1 ano desde a primeira data para o inicio da fase comercial (antes disso já se deve ter passado um bemo tempo também... e o resultado é que ainda não estamos preparados, ainda precisamos de mais uma fase de transição para a transição propriamente dita... ilariante.
Ontem no facebook não me quis adiantar mito mais porque não era o local mais adequado, mas embora a legislação não seja taxativa, abre várias possibilidade da mobi.e definir e impor regras que defendam os utilizadores e a ME, mas a realidade é sempre a mesma, fazem o papel dos coitadinhos que não podem fazer nada e quase sempre parece que nunca tinham pensado em determinados assuntos que os utilizadores levantam..
A artgo 16 n1 al) e) do DL 90/2014 refere que uma das obrigações dos operadores é:
"Garantir, a todo o tempo, a conformidade dos equipamentos, sistemas e comunicações dos respetivos
pontos de carregamento com as normas técnicas e de segurança aplicáveis nos termos do presente decreto-lei e respetiva legislação complementar, bem como com as definidas pela entidade gestora da rede de mobilidade elétrica para a ligação e funcionamento dos pontos de carregamento no âmbito da rede de mobilidade elétrica"
Eu diria que a mobi.e ainda não consderou esse aspecto dos postos não debitarem (de forma regular, obviamente, porque situações de excepção pode acontecet) foi porque não quis ou... não teve "arte" para tal.