Após a compra do booster, e até ontem, apenas o tive de utilizar uma vez. Tenho estado a fazer testes, a tentar perceber se é a bateria que tem pouca capacidade, ou se sou eu que estou a drená-la (ou alguém). O certo é que após a viagem ao Algarve do último fim de semana, não voltou a acontecer, até ontem... Mas ontem desenrasquei-me em um ou dois minutos. Foi demasiado fácil.
Então resolvi levar o jogo a um novo nível de dificuldade: deixei o carro trancado. Hoje, a minha mulher ia levá-lo, está de serviço, e não pôde... Não encontrávamos onde meter a chave mecânica. Foi necessário recorrer ao manual.

Faz-se ali um clique com a chave, e roda-se a tampa da fechadura para cima. Tirando a tampa, fica assim:

Depois é abrir, tirar os sapatos, andar pelo carro até à bagageira para ir buscar o booster... abrir o capot, ligar o booster e..... Alarme!... Pôr o carro a trabalhar com as portas trancadas....
Enfim. Após 4 utilizações, a bateria do booster continua nos 100%.
Entretanto, deixei o carro com o motor a trabalhar dentro da garagem para carregar a bateria, mas a minha mulher já teve de ir de CI: prejuízo de 10€+. Agora não sei se volte a pôr a tampinha, até fica giro assim.

Há várias hipóteses para o que se anda a passar com a minha bateria de 12V:
- Pode ser a bateria que está com degradação elevada e já não aguenta nada.
- Pode ser o ELM-327 a drenar a bateria. Porquê agora e antes não? Talvez porque eu, tendo o EVSE do Apr, e ligação WiFi, agora tenho tido um telemóvel velho na garagem, sempre ligado. Ao chegar com o carro, ele lê os dados do carro, o que me permite subir para o 3.º andar sem ter de pensar no carregamento, só depois vejo o SoC e programo o EVSE para carregar a 80%. Além disso, tenho registado todos os carregamentos que tenho feito, para obter dados sobre a eficiência do OBC. Quando termina o carregamento, perde-se a ligação do ELM-327 ao carro, porém, não se perde a ligação do telemóvel ao ELM-327. Pode drenar mais a bateria de 12V do que se o telemóvel não estivesse lá.
- Pode ser a ficha Mennekes ligada ao carro sem que o EVSE esteja a fornecer energia. Antigamente, era apenas o carro que por sua iniciativa terminava o carregamento (estava programado, ou atingiu os 100%). Porém, o EVSE continuava. Agora, é o EVSE do Apr que decide fazê-lo. A ficha inserida no carro, talvez com um ou os dois pilotos ligados podem manter um circuito no OBC a trabalhar e drenar a bateria de 12V.
- Hipótese do Apr, o que lhe acontece no Leaf: nos carros em que os ciclos de condução e carregamento são pequenos, com tanta coisa hoje ligada nos 12V, por vezes não é suficiente para carregar a bateria auxiliar, e dá nisto. O que ele faz é quando isto acontece, tira a bateria, carrega-a a 100%, volta a colocar, e em principio não volta a acontecer senão em 7 ou 8 meses. É possível aqui também ser isso....