Tal como já havia falado no diário de bordo do TB, adquirimos recentemente um Twizy para colmatar as necessidades de deslocação citadinas mais curtas de todo o agregado familiar, e as viagens diárias domicilio > universidade do mais velho.
Já há algum tempo que procurávamos uma scooter elétrica, para substituição de uma scooter de combustão que servia para este tipo de deslocações, porém até à data os modelos existentes (novos) mais económicos (de económico tinham pouco) não satisfaziam e os usados ou não encaixavam nos nossos gostos, ou então quem as vendia queria a scooter e o dinheiro

Assim, começamos a ponderar a compra de um Twizy em 2ª mão com portas, no estrangeiro, no entanto a elevada procura destes VEs nos mercados onde os procurávamos (por questões de preço), nomeadamente Alemanha e Espanha, nunca permitiu que chegássemos a ter sequer tempo de fechar negócio. Confesso que neste ponto fui apanhado desprevenido, nunca pensei que houvesse tanta procura e rotatividade de negócios com estes VEs.
Ora numa pesquisa no mercado nacional apareceu este excelente negócio, uma empresa Açoriana de aluguer destas viaturas faliu e estava a liquidar imobilizado, e rapidamente o fechamos. Fechado o negócio, foi apenas necessário colocar o Twizy num barco em direção ao Porto (desde a Ilha Terceira) local onde chegou aproximadamente uma semana depois

As primeiras reações foram extremamente positivas, quer minhas, quer de todos os possíveis condutores deste brinquedo. O Twizy é extremamente ágil e fácil de se conduzir, por tal motivo tornou-se disputa diária nas deslocações

Nas minhas mãos já sofreu a mudança (preventiva) do óleo da caixa de velocidades, uma pequena revisão ao sistema de travagem, alteração das luzes de matrícula e mínimos para LEDs e faróis de halogéneo "tipo" xenon

Feita a rápida apresentação, é hora de colocar algumas imagens, não são as melhores porque ainda não houve tempo para uma sessão fotográfica, talvez este domingo:

O Twizy junto do Leaf TB

Substituição de mínimos halogéneo por leds e médios "amarelos" por uns mais "branquinhos"

Outra vista da mudança de luzes frontais

O Twizy à carga

O consumo instantâneo da carga
A nível de melhorias está prevista a aquisição (ou criação) de janelas, a mudança da cor recorrendo à cobertura com vinil, a instalação de um sistema de áudio com Bluetooth (já tem colunas pré instaladas de origem) e a abertura das portas por comando, entre outros.
A nível de carregamento, como já com certeza viram na foto, este é feito entre 8 a 10A e leva 3h30 para carregar de 0% a 100%. Em carga, as baterias são arrefecidas por sistema de ventilação e tal também sucede (segundo já li) em andamento, em dias maior calor.
Resta acrescentar que o Twizy chegou às nossas mãos com cerca de 17000 kms e já fez mais de 400 kms (em aproximadamente um mês), incluindo uma viagem mais longa Porto - Póvoa de Varzim - Porto, com uma só carga!
Espero que este DB satisfaça a curiosidade de muitos leitores e ajuda futuramente a esclarecer algumas dúvidas.